Holiness - Beneath The Surface
10 Faixas - Independente - 2010

    O Holiness formou-se na cidade de Erechim/RS em agosto de 2008 com a vocalista Stéfanie Schirmbek e o baterista Cristiano Reis. Sua proposta sonora está voltada para um Gothic Metal com influências claras do Heavy Metal mais tradicional. Além dos dois membros iniciais a banda é atualmente formada por Fabrício Reis e Luciano Dorneles nas guitarras, além de Hércules Moreira no baixo. Quem deu 'aquela força'  para o crescimento do Holiness no inicio foi o mentor do Hangar, Aquiles Priester, que preparou a pré-produção do primeiro cd, o álbum Beneath The Surface.

    As gravações ocorreram nos estúdios Daufembach, em Criciúma/SC, sob o comando de Adai Daufembach e a mixagem e masterização foram realizadas no estúdio Area 51 Recording Studio em Hannover, na  Alemanha, com o renomado produtor Tommy Newton. Outro importante aliado neste inicio de carreira do Holiness é o tecladista Fábio Laguna ( Hangar ) que participou em todas as músicas.  

    A faixa de introdução Rise tem uma cara mais sombria bem progressiva e quando o poderio extraído das guitarras de Fabrício Reis e Luciano Dorneles aparecem, estamos na segunda faixa Truth, onde notamos os robustos vocais Stéfanie Schirmbek em uma bela melodia instrumental, com destaque para os solos de guitarras e teclados. As influências do Gothic Metal existem e são um ponto positivo, mas o diferencial do Holiness está mesmo no Heavy Metal mais tradicional. Depois, What I Want apresenta um clima mais denso com uma forte pegada na bateria de Cristiano Reis e a vocalista canta com mais suavidade flertando um pouco com o Pop, mas com o peso do Metal lado-a-lado, especialmente nos riffs de guitarras, tanto que quem aprecia bandas como Evanescence e Lacuna Coil ( em seus últimos trabalhos ) irá se identificar.

    Um músico do gabarito de Fábio Laguna fica em evidência facilmente, e a harmonia que ele obtém de seus teclados produzem um clima melancólico que alterna bastante peso de guitarra e bateria, momento em que Stéfanie Schirmbek dispara sua voz com muita força, mas, o que encanta mesmo nesta canção é a leveza singular de sua voz quando a canção fica mais calma. Em Waiting For A Change, o ritmo é mais introspectivo e é cantado com muito feeling pela beldade, mas, ganham uma bela dose de peso nas guitarras de Fabrício Reis e Luciano Dorneles com longos solos. Outros dois destaques estão nas viradas de andamento ( que garantem a mescla do som gótico com heavy metal aplicadas na quantidade certa ) e nos agudos que a vocalista alcança.

    Claro que a linha gótica não é esquecida pela banda e Take Me Closer retoma os ares obscurecidos com solos de guitarras mais 'sujos', além de estranhos efeitos de teclados com uma competente ação do baterista Cristiano Reis. Mesmo em uma canção diferenciada do que normalmente esperaríamos, a vocalista emprega sua voz com muita firmeza e o Holiness mais uma vez consegue deixar ótimas melodias no ar.   

    Mine é bem mais calma, um tanto viajante no seu inicio, especialmente pela atuação virtuoso do tecladista Fabio Laguna e a sedutora voz de Stéfanie Schirmbek, entretanto, isso dura até que as guitarras, o baixo e a bateria teçam a estrutura para necessária para a vocalista tornar a música muito mais vibrante e a garanti-la como uma das melhores do cd.

    Piano, dedilhados, repiques de bateria e vocais suaves: essa ótima harmonia presente no começo de Into The Light, com refrão que vai facilmente para a memória, só tem seu ritmo rompido no momento em que Fabrício Reis e Luciano Dorneles solam suas guitarras, e assim, tragam o peso necessário para tornar a oitava faixa de Beneath The Surface ainda mais cativante ( confira o clip: http://www.youtube.com/watch?v=Jcp9EuNmuOg&feature=player_embedded ). O inicio de Breath In Time quase nos engana parecendo que será mais melancólico, mas, a variação vista aqui nos teclados e na atuação do baterista Cristiano Reis, e por que não dizer, do Holiness como um todo, criam um andamento bem mais metal para a música que surpreendem o ouvinte com alguns vocais masculinos mais agressivos, e isso, é muito positivo. Uninvited é um cover que foi um grande sucesso na voz de Alanis Morissete e que ficou muito bom na versão mais Heavy Metal do Holiness.

    Para um disco de estreia de uma banda que possui pouco mais de dois anos de formação, o Holiness conseguiu seu objetivo: chamar a atenção e exibir qualidade. Como seu principal ponto forte está na harmonia de suas composições ( com letras sobre temas do dia a dia, questões existenciais e reflexões interiores ), o Holiness certamente irá conquistar mais fãs e pode ser considerado como uma boa promessa no cenário nacional, tanto que Fabio Laguna não participaria do cd apenas pelo contrato e eles não seriam convidados para abrir o show do Rafael Bittencourt Project no Manifesto Bar em São Paulo/SP, como foram em setembro de 2010.
Nota: 8,0.

Site: www.myspace.com/officialholiness

Por Fernando R. R. Júnior
Novembro/2010

Voltar para Resenhas