Hibria - Silent Revenge
9 faixas - Voice Music - 2013

    O Hibria nasceu em Porto Alegre/RS em 1996, mas despontou mesmo quando lançou seu debut Defying The Rules em 2001, que exibia um Heavy Metal rápido inspirado no Judas Priest. De lá para cá lançaram mais dois cd´s e um DVD ao vivo, sendo este Silent Revenge o quarto disco da carreira da banda, que é atualmente formada por Iuri Sanson nos vocais, Renato Osório e Abel Camargo nas guitarras, Benhur Lima no baixo e Eduardo Baldo na bateria. O guitarrista Renato Osório assina a produção e Benhur Lima a mixagem de Silent Revenge, que foi realizada no Hibria  Studios em Caxias do Sul/RS e a masterização é de Mike Couzzi ( vencedor do Grammy de Engenheiro de Masterização de Áudio ).

    A qualidade que o Hibria alcançou com sua música cruzou os mares e rendeu um enorme sucesso do outro lado do mundo, precisamente no Japão onde a banda possui uma grande aceitação, gravou um DVD e já rendeu shows ao lado do Loudness ( aqui no Brasil inclusive, Iuri foi o vocalista da banda no Live´n´Louder - confira ), além da presença no Rock In Rio junto com o Almah e uma abertura em Porto Alegre/RS para nada menos que o Black Sabbath. Anteriormente, em 2011 eles abriram os shows de Ozzy Osbourne no Rio de Janeiro/RJ e em Belo Horizonte/MG e em 2010, para o Metallica em Porto Alegre/RS.

     A faixa título Silent Revenge inicia o cd com o baterista Eduardo Balbo montando o ritmo rápido que é acompanhado de muito perto pelos guitarristas Renato Osorio e Abel Camargo, que desferem solos velozes para as vocalizações certeiras de  Iuri Sanson e do convidado André Meyer do Distraught, este vocalizando de forma mais agressiva. Depois de entrar com a devida garra, o Hibria mantém a feroz pegada do seu Heavy Metal com Lonely Fight sem tanta velocidade, porém, com muita técnica na parte instrumental e com o vocalista fazendo o que quer em sua versátil e cativante atuação. Aliás, nesta segunda faixa de Silent Revenge quero que atente seus ouvidos para as evoluções contidas nos solos feitos pela dupla de guitarristas e também para a pegada do baixista Benhur Lima. Com o baixo, bateria e as guitarras entrando a toda potência, Deadly Vengeance marca a terceira canção de Silent Revenge, que mostra que o Heavy Metal do Hibria não soa datado e é capaz de te empolgar de imediato. Inclusive, esta é vocalizada com muita energia por Iuri Sanson, que faz notas altas e mais calmas de acordo com a necessidade do ritmo imposto pela parte instrumental, onde se destaca a participação de Maurício Pezzi no piano/teclado.

      O entrosamento do quinteto é outro ponto a se ressaltar, pois assim como nas anteriores, o grau de envolvimento que as músicas passam é muito forte, fato que não é diferente na ótima Walking To Death, Heavy Metal rápido, melodioso e com solos de guitarras com a aura do que tem de melhor no estilo e que adoramos ouvir, tanto que não se assuste se resolver sair cantando o refrão ou este ficar em sua memória. Em Silent Will Make You Suffer encontramos um vibrante fortificado set instrumental para que Iuri Sanson cante passando muita emoção, porém, em seguida, os demais membros da banda elevam da canção para que se crie a vontade de acompanhar a letra e cantar com ele em especial os versos do refrão, que recebem mais uma participação de André Meyer.

    Tocar pesado, passar muita harmonia e não soar técnico em demasia é uma habilidade que poucos possuem e este quinteto gaúcho, além destas características, possui também a capacidade de te surpreender ainda mais, pois a seguinte é nos violões, mas depois ganha gradativamente mais vigor e torna-se uma excelente balada Heavy Metal daquelas que recebem solos que são a essência do estilo e levam esta sexta composição, Shall I Keep On Burning se classificar entre as melhores do cd. 

    Com o uso de slide e dedilhados na guitarra, o Hibria nos envia com muita competência outra de suas grandiosas canções com The Place That You Belong, cujos pontos fortes estão na melodia, na força dos vocais e na evolução das linhas de guitarras. Uma banda não soaria tão boa se sua cozinha ( baixo e bateria ) não fluísse tão bem como Benhur Lima e Eduardo Baldo, que garantem o alicerce seguro para a dupla de guitarristas e o vocalista possam "voar à vontade", como é percebido em The Scream Of Angel, pois sentimos exatamente isso ao ouvi-la e o mais bacana, pelo jeito que é tocada, o Hibria te convida a participar do refrão indiretamente ( ao vivo esta oitava faixa deve ficar ainda melhor ). Não parece, mas quando chega a última música do cd, a longa The Way It´s, a sensação que temos é algo como "mas já???", pois temos riffs de guitarras cavalgantes na medida, bateria com muitos bumbos duplos, baixo com muitos solos, enfim não faltou técnica, além de uma vigorosa interpretação nos vocais. Aliás, o Hibria inseriu ótimas viradas de momentos mais rápidos para mais lentos, muito peso, harmonia e tudo isto elevam ainda mais sua qualidade e fazem em minha opinião, a melhor do cd.

    Silent Revenge é certamente um dos melhores lançamentos brasileiros de 2013 de uma banda que realiza um Heavy Metal que poderia até dizer que oitentista, mas como o estilo jamais parou no tempo, afirmo seguramente: é uma sonzeira moderna e que faz bem aos headbangers de todas as idades. Quem viu o Hibria apenas no Rock In Rio, seja presente na cidade maravilhosa ou pela Internet, trate de se aprofundar mais neste grande nome do Heavy Metal brasileiro que é idolatrado no Japão.
Nota: 9,5.

Site: www.hibria.com.

Por Fernando R. R. Júnior
Novembro/2013

Voltar para Resenhas