Hevilan - The End Of Time
10 faixas - Independente - 2013

     Pouco antes de 2005, o Hevilan era apenas a ideia de uma banda que o guitarrista Johnny Moraes tinha em sua cabeça, em 2005 ele decidiu montar de vez a banda e a procura por músicos com as afinidades de estilos resultam nas pessoas de Biek Yohaitus no baixo e Alex Pasqualle nos vocais. Já em 2006 disponibilizaram Blinded Faith, o primeiro EP de três faixas, que foi muito bem recebido pelo público e crítica.

    Com isso, a banda mostrou a qualidade de seu Heavy Metal com aberturas para o Angra, Dr. Sin e Primal Fear e foi preparando o seu debut intitulado The End Of Time, que foi finalmente disponibilizado somente em 2013, quando o trio principal do Hevilan, após testar vários bateristas, decidiu convidar um dos mestres das baquetas do Brasil: o renomado Aquiles Priester ( Hangar e Noturnal ) para as gravações do cd.

    The End Of Time teve suas partes de baixo, bateria e guitarra gravadas por Adair Daufembach em quatro estúdios: Norcal, Spark, El Rocha e o Johnny's Lair, já as partes de corais, voz por Brendam Duffey e Adriano Daga no Norcal Studios, sendo esta dupla responsável pela mixagem e masterização do cd e juntos conferiram um excelente trabalho. The End Of Time está embalado em um luxuoso 'digipack', que se abre em três partes com os desenhos de Robson Piccin - que seja no capa, encarte, na contracapa ou quando você abre o cd - deram mais beleza às letras cuja temática é sobre o final dos tempos - abordados por várias religiões e mitologias -  e também a insistência da vida no caos reinante e a esperança de uma recriação futura.

    E isso começa com Re-Genesis com um estrondoso solo de guitarra, comum ao Power Metal, mas que sempre agrada e também muita melodia, baixo na medida e bateria forte, ambos com a devida velocidade, que trazem os bons vocais ( e até pesados ) de Alex Pasqualle. O Hevilan aplica as variações instrumentais inerentes ao estilo com muita técnica no seu decorrer. Em Shades Of War, a agressiva linha melódica da banda recebe Vitor Rodrigues nos vocais junto a Alex Pasqualle e além dois, o coro The End Of Time´s Choir formado por Adriana Navarro e Susie Boettger ( sopranos ), Priscila Olegário ( contralto ), Marcos Fujimoto e Douglas Lima ( tenores ), Claus Xavier e Gustavo Lassen ( baixo ) dão juntos caracteres épicos, orquestrais e apocalípticos ao som desta banda de São Paulo/SP.

    Com o baixo de Biek Yohaitus trazendo a linha mais cadenciada, Minus Is Call exibe uma melodia cativante que te faz querer sair cantando junto a Alex Pasqualle e mais uma vez temos participações dos membros do The End Of Time´s Choir, que enriquecem a música ainda mais a música. Atente seus ouvidos para o exuberante riff de guitarra de Johnny Moraes e o ritmo que se segue instantes depois e me diga se a banda cravou ou não uma baita música.

    Com a melodia de um relógio antigo ao soar de uma hora cheia The End Of Time entra com a guitarra de Johnny Moraes produzindo um ataque sonoro criativo e dos bons junto ao The End Of Time´s Choir, que deixam Alex Pasqualle cantar com destreza sobre a fortificada e habilidosa linha de baixo e bateria, aliás, nesta dá para dizer que o guitarrista junto a Biek Yohaitus e Aquiles Priester marcaram e mostraram porque este álbum pode ser considerado um dos melhores que ouvi em 2013.

     Sem pausar para respirar Desire Of Destruction traz o vocalista berrando alguns versos iniciais com plenos pulmões e depois prossegue sua atuação em um ritmo pesado que deixa Johnny Moraes brilhar em seus solos de guitarra. Vitor Rodrigues do Voodoopriest volta a participar dos vocais nesta e também na seguinte que é a acelerada Sanctum Imperium, com mais uma vez o The End Of Time´s Choir embelezando ainda mais a pesada e virtuosa canção, que conta com trechos em latim.

    Para The Dark Throne Of Babylon recebemos uma linha de bateria inicial de Aquiles Priester que é um chamado para que se note melhor está sétima música de The End Of Time, afinal, eles caminharam com primor pelo Heavy Metal Melódico, porém, com muito mais peso ( será que é culpa da forte e conhecida pegada do baterista? ). Na seguinte, o Hevilan entra a toda velocidade e instantes depois recua o ritmo para Alex Pasqualle cantar os versos de Son Of Messiah, que ao decorrer percebemos todo o nível técnico da banda que - assim como no resto do disco - impressiona quem ouve, afinal, eles realizam uma sucessão de solos de baixo, guitarras e bateria que estão uns melhores que os outros e isso sempre com a vocalização de presença de Alex Pasquale. Outro destaque desta música vai para mais outra participação do The End Of Time´s Choir, que traz ares mais épicos em trechos da agressiva composição.

     A última de The End Of Time ( sendo a seguinte um bônus exclusivo para os brasileiros ) é Loneliness, com a presença de mais ilustres convidados, que são: Renan Barbosa e Renato Pereira nos violinos, Mauro Shimada na viola e Douglas Pereira no cello, que juntos tornam esta nona canção ainda mais emocionante com a roupagem acústica criada por essa galera junto aos músicos do Hevilan. E tenho que destacar a forma marcante dos vocais de Alex Pasqualle e os solos de guitarra de Johnny Moraes, cujo crescente culmina em um vibrante solo.

    Fechando The End Of Time temos a rápida Blinded Faith, que ganhou sua nova versão de 2013 no legítimo Power Metal Melódico rápido, que deu fama a muita gente boa, mas para chegar a essa fama, a banda tem que provar sua capacidade e o Hevilan o fez com louvor.

    The End Of Time marca o primeiro cd de uma banda que possui muita capacidade de ir além e galgar muito mais no concorrido cenário Heavy Metal brasileiro. Parabéns pelo seu excelente lançamento, que cairá nas graças de que quem aprecia nomes com Angra, Helloween, Primal Fear, Gamma Ray e tantos outros, e quero que saiba caro leitor(a): esse disco você deverá incluir em sua coleção. Em tempo, o álbum do Hevilan é tão bom que supera os lançamentos de muitos nomes mais conhecidos que eles em todos os aspectos: gravação, coros, riffs de guitarra, vocais, baixo, bateria ( essa então nem se fala ), enfim a banda consegui mesmo. E como Aquiles Priester apenas gravou o cd, a missão para o novo baterista será significativamente difícil.
Nota: 10,0.

Sites: http://hevilan.com/; https://www.facebook.com/Hevilan
e http://www.myspace.com/hevilanmetal.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2014

Voltar para Resenhas