Heryn Dae
 8 Faixas - Independente - 2016

    Da cidade catarinense de São Francisco do Sul surgiu em 2013 a banda Heryn Dae ( ou Damas das Sombras, da linguagem Élfica do universo criado pelo mestre J. R. R. Tolkien ) inicialmente com três amigos, sendo eles: Victor Moura nos vocais ( ex-integrante do Crazy Crow, Sétimo Santuário, Sinker, Royal Death e Babiton ), Juliano Bianchi na guitarra ( ex-integrante Crazy Crow, Evil Warning, Sinker e Royal Death ) e Cristiano Pereira na bateria ( ex-integrante das bandas Evil Warning, Thrash Avenger e Fratura Exposta ), que uniram forças com a intenção de tocarem canções autorais influenciadas pelo Heavy Metal Clássico, Hard Rock e Thrash Metal.

    Trabalharam por um ano sem um baixista e em 2014 recrutaram Marcelo Miranda para o posto ( que foi substituído por Ricardo Bach, conforme está escrito no encarte do cd ) e começaram os trabalhos que resultaram neste primeiro álbum do Heryn Dae, que é autointitulado e possuidor de oito músicas gravadas e produzidas por Kelwin Groehowicz no 2k Studio em São Francisco do Sul/SC entre maio a outubro de 2015, sendo que o produtor cuidou também dos teclados e dos efeitos.

    March To Die apresenta as narrativas que te convocam para mergulhar na história do cd através de ótimos solos de guitarras, que estão devidamente acompanhados pela bateria de Cristiano Pereira e pelo baixo de Ricardo Bach produzindo uma linhagem mais épica, que se liga em Final Fantasy, que coloca mais orquestrações, falas que produzem o conceito almejado neste cd e logo depois tornam-se um ótimo Heavy Metal com pegada mais tradicional, além de exibir as competentes vocalizações de Victor Moura e no seu decorrer notamos a música ficar mais robusta denotando também alguns vocais mais furiosos em meio a riffs de guitarra de Juliano Bianchi exalando muito vigor. Ao som de uma tempestade, dedilhados e logo depois um ritmo Heavy bastante gostoso de ouvir, hora de conhecer a faixa que intitula o cd e a banda... Heryn Dae, que percorre ótimos crescentes em solos de guitarra encorpados, e isso, aliado à uma excelente presença do baixista Ricardo Bach e do baterista Cristiano Pereira, que juntos transformam esta canção em um eficaz Heavy Metal onde Victor Moura canta de forma envolvente e que naturalmente você será conquistado pelo seu refrão.

    Com toques mais sombrios no baixo, o quarteto envia a canção Death, que mostra influências de Grave Digger no timbre da voz mais revolta de Victor Moura e na forma que a música é conduzida pelos demais em um andamento consideravelmente pesado, nesta que posso considerar como a melhor do cd.

    A cadenciada Shadow's Prologue é dotada de alguns versos mais agressivos e sofre modificações que a transformam em um Heavy Metal repleto de solos de guitarra devidamente empolgantes. Aliás, a orientação do Heryn Dae é justamente essa e para a sexta, cujo título é Lucy podemos perceber essa característica aliada aos vocais fortificados de Victor Moura, que novamente remetem a Cris Bothenhal do Grave Digger.

    De um começo sombrio nos dedilhados de guitarra feitos por Juliano Bianchi em um ritmo que apresenta um cativante crescente, Kings Of Anarchy exibe vocais que captaram o ouvinte com facilidade e no decorrer o Heryn Dae exibe ótimas variações na canção, seja nos solos de guitarra, na combinação da bateria e do baixo ou nos vocais, que elevam sua categoria e o seu potencial. Terminando o álbum temos a obscuridade de Evil Fortress, que começa mais lenta e vai ganhando mais potência ao passar de seus minutos em vocais simplesmente lamuriantes. Porém, isso vai até a eclosão dos solos de guitarra de Juliano Bianchi, porque, então o Heryn Dae nos expõe a um raivoso Heavy com até alguns vocais agressivos e o interessante é que alterna trechos melódicos acelerados denotando a dualidade explícita em sua letra. Quem também se destaca é o baixista Ricardo Bach em alguns pontos com ótimos solos nesta composição onde seu refrão também ficará cravado na memória.

    O Heryn Dae realiza uma boa estreia em seu primeiro registro e resgata aquele Heavy Metal Tradicional formatado pelos alemães do Grave Digger com ótimas canções, que ao serem apreciadas com as devidas e atenciosas audições creio que vamos gostar ainda mais. Que os catarinenses continuem neste firmes em sua trilha.
Nota: 8,0.

Sites:  https://www.facebook.com/HerynDae, https://soundcloud.com/heryn-dae
e https://www.youtube.com/channel/UCAaimOzI1ILcUJJGQNQ7o9Q.

Por Fernando R. R. Júnior
Maio/2017

Voltar para Resenhas