HellLight - Funeral Doom
7 Faixas - Ancient Dreams Records - 2008

    O HellLight já tem seis anos de estrada e foi influenciado por bandas como Dantzig, Bathory, Black Sabbath e Candlemass. Assim Alexandre ( baixo ), Fábio ( guitarra e vocais ), Silvano ( teclados ) e Phill ( bateria ) entram no In Hell Inc. Studio entre novembro de 2007 e fevereiro de 2008 e saem de lá com as sete músicas presentes no debut Funeral Doom que foi lançado pelo Ancient Dreams Records que foi produzido por Fábio e Robson e mixado por Fábio e Carolina e o belo resultado é o assunto que vamos tratar nesta resenha.

    Uma suíte melancólica, obscura e cheia de teclados é o que vamos encontrar nesta primeira faixa de Funeral Doom, e Deep Siderial Silence nos convida para esta sinistra e macabra viagem de doom metal que a banda HellLight pratica. Mas não pense que Deep Siderial Silence possua apenas a presença de teclados, pois a guitarra e os vocais mais densos de Fábio somados à competente percussão do baterista Phill se sobressaem bastante juntos. Em seguida temos a faixa título Funeral Doom que mantém a linha mais lenta da banda, porém, com a guitarra sendo tocada mais lenta e distorcida que a deixa em bastante evidência, e novamente a banda nos leva para caminhos mais sombrios, especialmente na forma de cantar mais extrema de Fábio e na linda melodia nos teclados mais ao final da música.

    Nexus Alma aparece com um andamento bem depressivo até que a guitarra de Fábio entre em cena e momento a momento vai trazendo mais peso nesta longa faixa de Funeral Doom. Os fãs com certeza irão apreciar os vocais urrados e a harmonia docemente triste que vão culminar em uma seqüência instrumental única encaixando perfeitamente na proposta musical do quarteto. A curta ( ao menos nos padrões das longas deste CD ) e instrumental The Diary mostra entre toques mais tristes no piano e também ótimos repiques na bateria de Phill, além de longos solos de guitarra e o resultado como se imagina, é uma ótima canção.

    A nebulosa Life In Darkness é a seguinte e traz novamente os urros de Fábio mas desta vez, ele ataca também com momentos mais limpos num ambiente soturno e cadenciado que nos levam a um longo e, praticamente, progressivo solo de guitarra. After Life traz os ares sombrios do HellLight, porém, de uma maneira suave, com o vocalista Fábio sussurrando os primeiros versos que nos convidam para um mergulho profundo na escuridão do som, para comprovar essa sensação sinta o trabalho na bateria e nos teclados.  Funeral Doom é encerrado com In Memory Of the Old Spirits  que logo no início já mostra um longo e viajante solo nos teclados de Silvano acompanhados pela distorção cadenciada da guitarra juntos com os urros lentos do vocalista. Os instantes finais do cd não poderiam deixar o clima mais "doom" e terminar da forma que termina no piano. Confira.

    Ouvindo Funeral Doom e sentindo a qualidade que o trabalho possui, você entenderá porque este cd despertou o interesse da gravadora alemã Ancient Dreams Records que lançou o debut do HellLight. Portanto, meu caro leitor(a) se curte de um som lúgubre, com pitadas mais progressivas, repleto de solos de guitarras distorcidos, vocais urrados, exiba um flerte com o metal extremo e ainda por cima traga melodias que vão da melancolia à trevas totais. Então, já chegou a hora de você conhecer o Funeral Doom do HellLight.

Site: www.helllight.com e www.myspace.com/helllight
Gravadora: www.ancientdreams.de

Por Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos a Lu Wolff
Setembro/2009

Voltar para Resenhas