Hellish War - Defender Of Metal
 11 Faixas - Independente - 2001
( relançamento
Pure Steel Records 2017 )

    Aproximadamente na mesma época que este emblemático álbum Defender Of Metal foi lançado, eu assisti ao meu primeiro show do Hellish War em Itapira/SP e tive a oportunidade de conferir o poder de fogo de seus músicos. Naquele show em 2002 na Festa Rock, me tornei fã do Hellish War, porém, só agora tenho a versão em cd de Defender Of Metal, pois, naquele tempo era mais difícil encontrar os álbuns para venda e a solução para ouvir frequentemente as biográficas canções era através das antigas fitas k-7.

    Naquele início de século 21, o Hellish War já contava com seis anos de banda ( que se iniciaram em 1995 ) e o primeiro demo tape em k-7 ( olha aí...) intitulado The Sign saiu em 1996 e alcançou um destaque na imprensa especializada e com os fãs, que abriram as portas para que Roger Hammer ( vocais ), Vulcano e Daniel Job ( guitarras ), Gabriel Gostautas ( baixo ) e Jayr Costa ( bateria ) pudessem gravar no Top Noise Studios em São Paulo/SP entre janeiro e março de 2001, este verdadeiro clássico do Heavy Metal Nacional e para Volkeer Raabe - produtor de shows e empresário alemão, que realiza o Sword Brothers Festival na Alemanha - exclamar anos depois: "Defender Of Metal é um dos melhores álbuns de Metal Tradicional de toda América do Sul!!!" Exagero? Não... muito pelo contrário, pois, o álbum é acima... bem acima da média. 

    Da formação original restam apenas a dupla de guitarristas, que ao lado de Bil Martins ( vocais ), JR ( baixo ) e Daniel Person ( bateria ) - sendo que estes dois últimos estão na banda de 2001 - realizam shows comemorativos pelos 15 anos do Defender Of Metal após o relançamento do álbum na Europa pela gravadora alemã Pure Steel Records. Na capa temos um guerreiro bárbaro com sua arma em mãos em um cenário repleto de fogo devidamente pronto para o combate. Sabendo disso, vamos aos detalhes das onze faixas do cd.

    A instrumental Into The Battle com seus solos de guitarras e seus solos de bateria já convidam e produzem aquela emoção épica que teremos a seguir com a música que dá nome à banda, a sensacional Hellish War, onde a espada, que estava guardada, agora está em punho aos velozes solos de Vulcano e Daniel Job, que trazem as vocalizações de Roger Hammer de forma contagiante em um Heavy Metal puro sangue em cada trecho, que é difícil ficar sem cantar seu refrão, socar o ar e 'banguear'. Para mim a melhor música deste cd e do Hellish War é a We're Living For The Metal, que chega ateando fogo em tudo com seu ritmo frenético, vocais impactantes, cozinha ( baixo e bateria ) postada com firmeza e solos de guitarras pulsantes, capturando a essência do estilo em sua veia oitentista, sendo que te desafio a ouvi-la e não cantar seu refrão logo de cara.

    Depois hora do hino... digo da faixa título, Defender Of Metal, que começa mais cavalgante transbordando voltagem por todos os lados em mais uma atuação de gala do Hellish War. Defender Of Metal é dotada de um refrão altamente infectante e poderoso, enquanto que seus solos de guitarras são belíssimos e sua letra sintetiza, de certa forma, o nosso modo de vida, afinal, somos diariamente defensores do Metal com nossas atitudes e pensamentos.

    Na sequencia outro petardo caloroso com The Sigh, que chega com um andamento galopante destacando o baixista Gabriel Gostautas e o baterista Jayr Costa ( infelizmente, falecido e para quem o disco é dedicado ). Agora a 'paradinha' que abre o campo para uma sequencia mais viajante é de uma nobreza enorme, tanto que os europeus ficaram impressionados com suas melodias e 'riffleramas' únicas, além dos vocais sempre repletos de 'feeling' de Roger Hammer. Gladiator aparece rápida e apresenta linhas harmoniosas de guitarras para que Roger Hammer cante seus versos com o poderio de sempre, porém, quem dita o ritmo nesta música são Vulcano e Daniel Job nas seis cordas, que despejam solos que parecem que não terão fim, para que então a avalanche e os versos iniciais retornem e encerrem a música, com direito a alguns agudos extras.

    De andamento mais cadenciado, daqueles que são puramente de batalha e solos longos nas guitarras, a instrumental Into The Valhalla deve ser ouvida de olhos fechados para refletir as lutas diárias que enfrentamos e serve como um respiro para as pedradas seguintes, como o caso da próxima, a Sacred Sword, que é dotada de ares de hino e segue por linhas cadenciadas, que estão dispostas a cravarem as lâminas contidas em suas notas de guitarras em nossa alma, onde novamente temos sua letra vocalizada com precisão por Roger Hammer e recomendo se atentar novamente para a exuberância dos solos de guitarras de Vulcano e Daniel Job e sinta se não se equiparam aos de Adrian Smith e Dave Murray nesta canção sensacional, que termina aos dedilhados mais calmos.

    Outro clássico é a Memories Of A Metal, cujo andamento é de média velocidade, possui bastante solos de guitarras no padrão Hellish War e também uma inserção de dedilhados e teclados, que tornam a música mais cativante, aliás, atenção a cada solo para que você perceba a riqueza concedida por eles durante seus quase dez minutos. A penúltima de Defender Of Metal é a melodiosa Feeling Warriors, onde somos expostos a outra sessão de reluzentes solos de guitarras em uma base marcante de baixo e bateria na terceira instrumental do cd. No encerramento temos The Law Of Blade de ritmo inicial mais leve e inspirador em seus solos até que o Hellish War adicione mais velocidade e traga o empolgado Roger Hammer para cantar sua letra em outra soberba composição, que eles não solam suas guitarras, mas, as fazem 'cantar' com tão belas melodias.

    Notaram que nesta resenha eu não economizei elogios ao álbum Defender Of Metal? Pois bem, conforme mencionado anteriormente é disparado um dos maiores clássicos do Heavy Metal Brasileiro e que infelizmente não é conhecido por uma gama de fãs tão grande quanto merece. Isso acontece por conta das dificuldades que o Heavy Metal enfrenta no Brasil, até mesmo entre seus seguidores, porém, se o Hellish War fosse uma banda gringa... seria idolatrado. Se por um acaso você nunca ouviu este disco dos campineiros do Hellish War aproveite este relançamento e o inclua em sua coleção urgentemente, pois, é certeza de mais de 70 minutos do mais cristalino Heavy Metal.
Nota: 10,0.

Sites: www.hellishwar.com.br, www.facebook.com/hellishwar,
www.youtube.com/hellishwar e www.myspace.com/warhellishwar.

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2017

Voltar para Resenhas