Hatefulmurder - No Peace
9 Faixas - Cogumelo Records / Greyhaze Records - 2014

    O Heavy Metal do Rio de Janeiro/RJ tem revelado nos últimos anos muitas bandas que trilham os caminhos mais extremos do estilo, um deles é o Hatefulmurder, que surgiu no começo de 2008, quando os amigos Renan Campos, Ernani Henrique e Diego Azevedo reuniram-se com o produtor Felipe Lameira. Assim, um ano depois lançaram o single Extreme Level Of Hate, que recebeu uma boa aceitação e em junho 2010, lançaram a primeira demo intitulada When The Slaughter Begins. Em 2011, saiu o EP The Wartrail e também foram vencedores do Wacken Metal Battle em terras cariocas.

    Sobrevivendo a perda do amigo Ernani Henrique ( que se retirou da banda para o tratamento de um câncer, que infelizmente perdeu a luta em setembro de 2012 ) o Hatefulmurder continuou seus trabalhos em memória ao amigo e em 2013, disponibilizou o EP Gates Of Despair com o seguinte line-up: Felipe Lameira nos vocais, Renan Campos na guitarra e backing vocals, Felipe Modesto no baixo e Thomas Martin na bateria. Neste embalo, não tardou para que eles registrassem o debut cd intitulado como No Peace e gravado no AM Studio e Pyroz Studio no Rio de Janeiro/RJ, que teve a mixagem de Fabiano Penna ( que trabalhou com o Unearthly, Andralls e The Order ) e masterização no Absolute Master por Neto Gous, ambas realizadas em São Paulo/SP.

    Com a popularidade no cenário em alta, a abertura dos shows do Kataklysm e Voivod no Brasil, a banda chamou a atenção da Cogumelo Records/Greyhaze Records, que lançou o No Peace em 2014 e ainda neste ano foram convidados para abrirem o show do Killswitch Engage no Chile, além de também destruírem tudo na abertura do Exodus no Rio de Janeiro/RJ.

    Com um breve e sombrio início, que dá lugar à uma roupagem de guitarras mais pesada No Peace For The Wicked, abre o cd com vocais agressivos, muitos 'triggers' feitos pelo baterista Thomas Martin, além de um ritmo frenético no baixo de Felipe Modesto em uma música mais cadenciada. Depois eles prosseguem a destruição com Gates Of Despair, que mantém as caóticas linhas observadas na anterior, só que agora mais cruas e violentas, haja visto a forma de cantar de Felipe Lameira, que é centrada nos guturais revoltados. Com um vigor extremo de bateria e baixo feitos com muita habilidade por Thomas Martin e Felipe Modesto, respectivamente, a cadenciada Under The Sway Of Plagues, traz agonizantes linhas de guitarra de Renan Campos e os vocais de Felipe Lameira em níveis de fúria vistos em poucos nomes no mundo, que levarão os fãs a bater muito a cabeça, além de sentirem uma grande vontade de abrir rodas.

     Com um andamento mais acelerado, que logo traz os brutais vocais de Felipe Lameira, Worshipers Of Hatred mostra uma linha apocalíptica para fã de Krisiun nenhum colocar defeito, ou seja, temos uma esmagadora composição tanto na sua parte instrumental quanto na vocal. Começada no piano de forma melancólica e muito bonita, mas, devidamente obscura e destacando a participação de Jean Presser, Ways Of The Lust serve como introdução para a aniquiladora Burned To Ashes, faixa que o Hatefulmurder eleva sua cólera aos mais extremos índices. Repare como Felipe Lameira canta seus impuros versos e a raiva que temos a cada toque no baixo, bateria ou guitarra.

    E o quarteto continua seu ódio em Fear My Wrath, mas agora em um ritmo mais acelerado, que é totalmente extremo e significativamente furioso, e isso, seja na forma de cantar de Felipe Lameira ou na que os demais músicos conduzem a parte instrumental. A impressão é que um rolo compressor sonoro foi solto e vem para cima de nós à toda velocidade.

    A oitava de No Peace é Shackles Of Ignorance, que após um murro e uma pegada instrumental de muita técnica, apresenta aquele andamento matador de bateria e versos berrados com todo ódio possível. E eles fizeram como notei novamente agora: algumas paradas ao longo do cd para mudar o ritmo da música e fornecerem um espaço para um brilhante solo de guitarra de Renam Campos ( que neste música aqui, aproveita a oportunidade para demonstrar sua capacidade ). Encerrando este cataclísmico álbum, temos a veloz Scars To God, que ao exalar toda sua revolta instrumental e vocal nos expõe toda a blasfêmica crueza sonora desejada pelo Hatefulmurder, que contam com a participação de Clara Lima nos vocais junto aos sinistros dedilhados finais da canção.

    Para os fãs de Krisiun, Arch Enemy, Slayer e que são seguidores de um Technical Death Metal assassino e violento, que denota linhas cruas, tocadas para abalar os pilares extremos No Peace será uma boa pedida. Que o 'Hatefulmetal' ( na definição do vocalista ) continue nesse ritmo e nos brinde com mais álbuns neste nível.
Nota: 9,0.

Sites: http://www.hatefulmurder.com/, https://soundcloud.com/hatefulmurder,
 e https://www.facebook.com/hatefulbook.

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2015

Voltar para Resenhas