Hangar - Stronger Than Ever
 10 Faixas - Making Of Produções - 2016

    Formada em Porto Alegre/RS em 1997, a banda de Heavy Metal Hangar se consolidou como uma das mais expressivas bandas do cenário nacional ao lançar sete álbuns de estúdio ( contando este ), dois demos e dois DVD´s ( um lançado este ano junto com o novo cd ), além de abrir shows do Dream Theater em São Paulo/SP ( relembre como foi ), Qüeensryche em Belo Horizonte/MG, Andre Matos e Sepultura, todos em 2008. Entre 'indas e vindas', mudanças de integrantes, o Hangar retomou suas atividades neste ano com o baterista, mentor e 'chefe' Aquiles Priester iniciando os trabalhos de seu novo álbum, que foi intitulado como Stronger Than Ever e logo de cara enfrentou a baixa do guitarrista Eduardo Martinez, que decidiu tirar um período 'sabático' para resolver vários assuntos pessoais.

     Entretanto, a química dos demais músicos ( Pedro Campos nos vocais, Cristiano Wortmann na guitarra, Fábio Laguna nos teclados e Nando Mello no baixo ) foi tão forte, que em pouco tempo eles realizaram os processos de composição e gravação deste de Stronger Than Ever, sendo que Adair Daufembach comandou as gravações de bateria no Rush Recording Studio em Bebedouro/SP com a ajuda de Fabiano Ramos, que gravou os vocais.

    A parte de guitarra, baixo e vocais adicionais foram gravados por Fabiano Silva no Phantom Studio Recording Art em Novo Hamburgo/RS. Os teclados forma registrados por Fábio Laguna no seu Laguna Home Studio em Mococa/SP e os ajustes finais foram de Heros Trench no seu Mr. Som Studio em São Paulo/SP. O líder Aquiles Priester cuidou da produção e a mixagem é do renomado Jesse Vainio ( que já trabalhou nos álbuns de nomes como Apocalyptika, Lordi e Thunderstone ) no Mofo Music em Espoo na Finlândia. Já o processo de masterização de Stronger Than Ever ficou por conta do experiente Svante Forsbäck ( que entre outros, já trabalhou com o Rammstein, Michael Monroe, Apocalyptika, Lindemann ) no Chartmakers. A direção de arte, capa e encartes ficaram a cargo de Patrícia Priester e João Duarte baseado no conceito de Aquiles Priester e a capa foi criada por Daniel Toledo da Toledo Tatto.

    A abertura é com Reality Is A Prison, que após alguns breves efeitos entra pesada e melódica com Pedro Campos cantando com firmeza através de um ritmo que destaca os solos de Fábio Laguna em seus teclados ante a várias camadas propostas pelo Hangar, que ficaram excelentes para este princípio de cd. A segunda começa com um exuberante, mas bruto, solo de Aquiles Priester na sua bateria e uma tensa linhagem moderna em seu andamento, que é vocalizado com raiva por Pedro Campos, sendo que The Revenant inspirada no filme O Regresso conta com momentos que pendem para o Prog Metal e notamos muita habilidade em sua condução instrumental te conectando de forma deliciosa à música.

    Para Forest Of Forgotten somos expostos a um Prog Metal dos mais encorpados em um começo envolvente, que pouco depois recebe Pedro Campos cantado de forma mais rasgada, entretanto, as evoluções e as alterações que são aplicadas a cada momento tornam esta música mais fascinante e um convite a ouvi-la mais vezes ( e em alto volume ) para conseguir se absorver tudo que o Hangar desejou nos passar, como por exemplo, os solos de teclados feitos por Fábio Laguna em meio à uma base fortificada e intricada do baixista Nando Mello e do baterista Aquiles Priester.

    De começo mais melancólico, A Letter From 1997 ( MHJ ) exibe uma interpretação de muito 'feeling' do vocalista e sentimos seu ritmo mais animado crescer e nos conquistar em uma letra que fica na memória, tal como suas melodias mais Power Metal, que caem em uma linda atmosfera Progressiva e com uma robusta viagem instrumental, antes de seus versos finais nesta que arrisco dizer que é uma das melhores do cd, pois, harmonizaram todos os elementos perfeitamente.

    Mais calma, com um andamento belíssimo e melodioso, Just Like Heaven é uma balada Heavy cativante, que demonstra toda a versatilidade de Pedro Campos ao cantar seus versos, que são possuidores de uma enorme capacidade de provocar aquela vontade de nos fazer desejar acompanhá-los. Passada a calmaria, o Hangar retoma o seu estilo Prog Metal com The Silence Of Innocent, mas com roupagens modernas, especialmente pelos seus vocais teoricamente 'largados' e todas as complexas modificações que sentimos na bateria, no baixo e nos teclados até caminharem por um saboroso crescente Progressivo e que fica mais acelerado e pesado próximo ao seu final.

    De início, onde reparamos que teremos mais uma composição lotada de alternações sensacionais, a sétima Beauty In Disrepair mergulha em pesadas e atuais linhas melodiosas, cujas vocalizações chamam novamente a nossa participação ( aliás, imagino como funcionará ao vivo ), porém, é na parte instrumental onde estão as viagens mais longas, como por exemplo, nos solos de Fábio Laguna nos teclados, que se juntam aos de Cristiano Wortmann em sua guitarra com Aquiles 'Polvo' Priester justificando o apelido e nos impressionando com seus toques de bateria. Quem aprecia o Dream Theater se sentirá satisfeito com esta canção e exclamará com orgulho: "sim... eles são brasileiros!!!"

    Em seguida, o quinteto deixa os solos de guitarra de Cristiano Wortmann fluírem livremente até serem contrapostos pela envolvente melodia contida em We Keep Running The Course, que é vocalizada com notada dedicação por Pedro Campos e te convoca para cantar com ele.

    Novamente com a impactante bateria de Aquiles Priester dando o grau do que teremos a seguir, The Hangar Of Hannibal é uma canção densa, complexa e evidentemente pesada, tanto os instrumentos quanto os vocais se equilibrando em um Prog 'mais' Metal fabuloso, que cravam o porque deste Stronger Than Ever ser um dos melhores álbuns do Hangar já lançados, senão o melhor.

    Por fim, para respirarmos após a magnífica faixa anterior, eles nos brindam com uma versão acústica da bela Just Like Heaven, que ficou tão deliciosa de se ouvir quanto a sua versão 'plugada', mas nesta acredito que foi inclusa ainda mais emoção, onde destaco a participação de Luiz Fernando Venturelli no cello.

    Stronger Than Ever se mostrou um álbum com tamanha qualidade que não apenas será aclamado com um dos melhores da carreira do Hangar ( conforme mencionei anteriormente e não estou exagerando ), como também um dos mais emblemáticos de 2016, pois, além de não conseguir destacar uma de suas músicas como a melhor, ele é detentor de tantas passagens brilhantes, que recomendo muitas audições para que se consiga assimilar tudo que o quinteto desejou compartilhar com seus fãs. E mesmo podendo ser considerado um álbum Prog Metal, outro ponto importante são os seus claros flertes com o Heavy Metal atual que ele contém. Em suma, parabéns Hangar pela sonzeira de primeira que conferi aqui!!!
Nota: 10,0.

Sites: www.hangar.mus.br

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2016

Voltar para Resenhas