Godhound - Refueled
8 Faixas - Independente - 2022

    O Godhound teve a sua origem em 2010 na cidade de Natal/RN e hoje tem sua base em Mossoró/RN com o seguinte line up: Kael Freire nos vocais e baixo, Vitor Assmann na guitarra, Lázaro Fabrício na bateria e Vitor Freire na guitarra. Ao longo de sua primeira década de existência, o Godhound disponibilizou dois EP's ( o autointitulado Godhound de 2012 e o God Above... Hound On The Road de 2013 ), que mostraram ao público o estilo proposto pela banda, que era a mistura explosiva de Rock Clássico com Stoner Rock e Heavy Metal.

    A banda já esteve presente no Festival Do Sol e na Virada Cultural de Natal/RN e em 2022 disponibilizaram de forma independente o seu primeiro full lenght nomeado como Refueled, que foi gravado no Lumbersound Studio em Mossoró/RN entre junho a outubro de 2021 por Kael Freire, que também foi responsável pela mixagem do trabalho.

    Já a masterização é de Fernando Delgado e foi realizada no La Otra Studio em Madrid na Espanha e as suas oito faixas foram compostas entre 2014 e 2018 em um período um pouco afastado dos palcos e algumas outras foram criadas durante quando tudo parou na fase mais grave da pandemia de Coronavírus segundo o baterista Lázaro Fabrício. Na arte da capa, que foi criada por Wildner Lima ( KISS, Mötley Crüe, Ministry, Clutch, etc. ) vemos a carcaça de um boi, gaviões carcarás e adereços que rementem a cultura e ao clima seco do semi árido nordestino.

    Sobre esta arte, Victor Freire disse: "A arte é realmente fantástica e nos impactou muito. Buscamos dar toda liberdade artística ao Wildner. A carcaça do boi, imagem central na capa, conversa muito com a capa do nosso segundo EP. Já a ideia dos carcarás e as joias usadas pelos cangaceiros, são elementos presentes no imaginário coletivo e retratam, de alguma forma, a cultura nordestina. Não obstante, no contexto do álbum, sugerem ressignificação, força, reabastecimento, de fato, seja em relação às ideias e concepções relacionadas à banda, seja quanto aos aspectos musicais em si".

    É importante mencionar também que Refueled está embalado em digipack, que o seu encarte é de Israel Sousa e contém as suas letras e as informações que tanto gostamos quando pegamos um álbum físico nas mãos para apreciar.

    Desta forma começo a explanar mais das músicas de Refueled com Gravestone, iniciada aos sons de uma tempestade, que pouco depois trazem seus encorpados riffs de guitarras e seus longos solos em um clima empolgado e cadenciado para Kael Freire liberar seu vozeirão grave ao cantar seus versos. No trecho final em que eles deixam a música fluir livremente é onde sentimos o poder de fogo do Godhound e ficamos curiosos(as) com o que mais teremos no disco. A eletrizante Diesel Burner entra em cena com o seu Rock'n'Roll pesado, pulsante e devidamente contagiante acertando em cheio os ouvintes, especialmente aqueles que gostam de Muscle Cars ( meu caso e para saber o que estou falando.... acompanhe a sua letra ).

    Essa linha cheia de voltagem do Godhound continua firme e esbravejando adrenalina com Warrior, o terceiro e vibrante Rock'n'Roll de Refueled, que é possuidor de solos de guitarras que transbordam animação. Para Jack The Lumber, o quarteto ataca com um longo e eficaz solo de guitarra que deixa a música inflamar cada vez mais e nesta percebemos um refrão que deverá ficar em sua memória bem como a sua melodia, que é puramente centrada no Rock'n'Roll pesado e direto. 

    A seguinte é a envolvente Deathmask Trucker, que apresenta um excelente início no baixo e nas guitarras para que depois o convidado Jimmy London do Matanza Inc. divida os vocais com Kael Freire neste "Hardão" inflamável que gostaremos imediatamente após sua audição, para confirmar sinta a garra de seus solos de guitarras e toda a liberdade que eles nos trazem em sua audição. O título da sexta canção de Refueled já diz tudo o que ela representa para nós fãs de boa música: Rockin' Spirit e temos uma verdadeira sonzeira de primeira altamente infectante nos riffs de guitarras de Victor Freire e Vitor Assmann, que fazem deste marcante Rock'n'Roll se tornar uma das melhores do disco.

    A veloz Open Letter vem para cima trazendo sua euforia unida ao seus potentes vocais e ao seu ritmo frenético deixando o Rock'n'Roll invadir nossas células e reter assim nossa atenção de forma que só posso exclamar: "que baita sonzeira!!!". Refueled encerra com a rápida pedrada Takeover, que espelha a força e a pegada das demais possuindo a intenção de ser aquelas canções que nos acertam em cheio logo já na sua primeira audição. E isso acontece seja em seus vocais acalorados, nos seus riffs incansáveis ou durante os seus solos melodiosos de guitarras, que posteriormente retomam o seu agitado ritmo.

    Como sempre acontece no Brasil e, neste caso específico, o nordeste nos surpreende com a categoria de suas bandas que nos exibem nomes que merecem estarem entre as grandes do cenário e sobre o Godhound afirmo seguramente que eles podem solicitar o seu posto dentre os que sabem realizar com primor o Rock'n'Roll encorpado e intenso nos padrões do AC/DC e do Motörhead como está assumidamente claro neste Refueld. Em resumo... trate de ouvir ( e adquirir ) este álbum imediatamente.
Nota: 10,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2023

Facebook: https://www.facebook.com/godhound.     
Youtube: https://www.youtube.com/@Godhound.     
Twitter: https://twitter.com/godhound
Instagram: https://www.instagram.com/godhound_/

 

Voltar para Resenhas