Glowing Tree - Bucolic
10
Faixas - Independente - 2018

    O guitarrista paulistano Jean Felipe, que é produtor de Música Alternativa e Rock Progressivo, procurava integrantes que pudessem montar uma banda focada nas ideias de suas letras. Neste princípio, o que veio a se tornar o Glowing Tree ( nome inspirado pelas criações de J. R. R. Tolkien ) sofreu muita instabilidade, mesmo lançando um EP em 2012 sob outro nome e posteriormente, um cd com dez músicas, mas, com nome definitivo, o projeto só tomou forma anos depois.

    Em 2017 com o line up estabilizado, o Glowing Tree chegou ao seu primeiro registro de estúdio intitulado como Bucolic, e que saiu em formato físico no ano seguinte, onde exibiu fortes traços do Rock Progressivo e também passagens que flertam com outros estilos, porém, muito bem harmonizado por Jean Felipe nos vocais e guitarra, Fábio Fiore nos teclados e backing vocals, Scott Denis no baixo e backing vocals e Ryan Marcel na bateria.

    A produção de Bucolic foi realizada em São Paulo/SP por Marcelo Costa e Jean Felipe em um processo lento, por conta do orçamento baixo para realizar os trabalhos de gravações, mixagem e masterização, porém, mesmo assim acabou ficando boa e garantindo uma boa sonoridade às canções. Na capa temos uma cama voando em uma paisagem surrealista com o corpo de uma mulher levitando em um desenho de Jolene Casko e em suas letras, Bucolic contém uma carga emocional grande que refletem problemas que enfrentamos na vida e outros de ordem superior, como as relações entre os indivíduos e a essência do ser.

    E é com serenidade que Animals ( This Sound Black! ) abre Bucolic para que após alguns dedilhados serenos, a música ganhe força e um ritmo Progressivo envolvente, que é vocalizado com muito carisma e competência por Jean Felipe garantindo uma satisfação e uma energia positiva a esta composição, que atravessa suas várias e saborosas camadas instrumentais. Em Johnny Parker, o princípio mais tranquilo nos releva depois suas dosagens pesadas nos solos de guitarra com distorção feitas por Jean Felipe e em seus vocais robustos percebemos uma pegada a la Grunge, que recomendo que recomendo que se repare também nas evoluções realizadas pelo baterista Ryan Marcel e pelo baixista Scott Denis, além da forma contagiante que a canção é conduzida pela banda. Retornando diretamente a sua linhagem Progressiva com inclusões de Heavy Metal por um crescente deveras marcante, Reasons To Cry é a terceira de Bucolic, onde chama a atenção a velocidade aplicada em alguns trechos e também a mudança que existe em alguns outros cadenciados, sendo que tudo está muito bem balanceado pelo Glowing Tree, até que por fim, se acabem em longos e viajantes solos de guitarras executados com competência por Jean Felipe.

    De volta aos dedilhados suaves temos Psycho Paper, que em poucos instantes tem o seu peso adicionado à sua ótima melodia e conta com uma atuação cheia de empolgação do vocalista Jean Felipe, ante a todas modificações aplicadas pelo demais nesta faixa. Após algumas falas, Jean Felipe canta a quinta de Bucolic, a Slacker Generation e  passa muita emoção diante de um ritmo calmo, viajante e devidamente prazeroso de se ouvir até ser finalizar em esbeltas climatizações em que destaco os solos de guitarra e a beleza da melodia extraída nos teclados de Fábio Fiore, digna de se fechar os olhos e relaxar longe do mundo real.

    Os solos encorpados de guitarra tocados por Jean Felipe trazem Half Dead Boy, cujos versos são cantados com uma grande leveza por ele entre uma significativa viagem, que percorre trilhas que a mergulham na mais Progressiva das músicas de Bucolic em que deve-se ouví-la de olhos fechados para uma maior absorção de seus elementos. E esta viagem se torna maior nas primeiras notas de Unfinished Subjects, que ao adquirir suas linhas mais pesadas, seus vocais exalam um ambiente totalmente animador e consideravelmente infectante.

       Acalmando novamente nossa audição, o Glowing Tree exibe a Pictures Of Life com um andamento pacífico, que sustenta as vocalizações de Jean Felipe em uma mescla de Prog Metal, que o lado Progressivo se evidencia mais e captura os fãs do estilo com sua habilidade. Com toques distanciados que ficam bastante encorpados e que seguem por reluzentes melodias, Seeing Red marca a penúltima do cd, que é uma composição mais Heavy Metal de solos de guitarras fortificados e com vocais por vezes poderosos, mas o Glowing Tree nos surpreende ao quebrar o ritmo e deixar a música agradável novamente. Isso acontece mais de uma vez levando esta penúltima musica de Bucolic ser outra que merece figurar entre as melhores do cd, justamente por conta dessa dualidade. Com toques no violão e com vocais repletos de sentimento que Goodbye termina o álbum produzindo uma canção onde a paz é exponenciada a níveis elevados e em que vamos abrir um sorriso de satisfação em sua audição.

    Excelente estreia do Glowing Tree com este álbum Bucolic, que fundiu seu Prog Metal a outros estilos sempre com muita categoria em composições deliciosas de se ouvir, que certamente abrirão portas futuras para a banda.
Nota: 9,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2019
 

Site: 
Facebook: www.facebook.com/glowingtreeofficial       
Instagram:  www.instagram.com/glowingtreeofficial
Deezer: https://www.deezer.com/br/album/52564432
SoundCloud: https://soundcloud.com/glowingtreeband/sets/bucolic-2017

 

Voltar para Resenhas