Freakeys - Fábio Laguna, Aquiles Priester, Felipe Andreoli e Eduardo Martinez
Voice Music - 10 faixas

    Junte um tecladista competente e experiente ( Fábio Laguna ) que tinha idéia de gravar mais um projeto solo totalmente instrumental ( o primeiro foi All Night At Gallamauaka Land? ), então adicione dois amigos que não precisam de apresentações para falar de suas técnicas na cozinha, leia-se Aquiles Priester ( bateria ) e Felipe Andreoli ( baixo ). Já está quase pronto, mas, para completar de vez coloque um excelente guitarrista como é o caso de Eduardo Martinez, pronto!!!! você chega na receita deste projeto instrumental de quatro feras do heavy metal nacional intitulado Freakeys que a Voice Music está lançando.

    Devido à idéia original de Fábio e suas influências, o resultado não poderia deixar de ser um álbum com fortes influências de rock progressivo, mas por causa dos outros três integrantes do projeto, que tem anos e anos de serviços prestados ao heavy metal, tivemos a perfeita fusão de metal com progressivo - o que convencionou-se chamar de prog-metal. Outro detalhe a ser mencionado antes de comentar o disco é uma dúvida: como que os membros conseguem tempo para gravar este projeto, pois eles tem as agendas de gravações dos discos, turnês do Angra, projetos paralelos ( Karma, Hangar )? enfim, é trabalho para todo lado e essa trupe dá conta do recado. E como a idéia inicial era do Fábio Laguna, ele assina a produção e composição das faixas do disco, mas como os amigos assumiram um destaque importante temos Aquiles Priester na co-produção do cd que foi gravado no Cantareira Art e Son Studio e Via Musique Studios entre dezembro de 2005 a janeiro de 2006. A mixagem final foi realizada pelos dois mais o Heros Trench no famoso Mr. Som Studio e a masterização no também famoso House Of Audio da Alemanha por Jurgen Lusky em julho de 2006. Já a arte da capa é um belo trabalho de Patrícia Tarasconi Priester.

    Freakeys é aberto com a pesada One Cup One Lighter Jack, música onde a bateria de Aquiles está forte e precisa como sempre, os teclados bem pronunciados, a guitarra bem rápida e um bom trabalho no baixo. A velocidade, técnica e o peso conseguido pelos quatro renomados músicos impressiona pela linha mais heavy metal e já mostra a que veio nesta primeira faixa. Interligada, e sem que se perceba a mudança, temos Beelte Dance que começa mais leve e ganha peso com a bateria, depois o trabalho de teclados é ouvido em lindas viagens - é um disco intrigante mesmo.

    Continuando o clima proposto e novamente ligada na anterior temos The Dream Seller, que exibe um tom mais melancólico, e apresenta uma forte pegada como é a marca registrada de Aquiles Priester. Além disso, esta música tem perfeitas intervenções viajantes dos teclados de Fábio Laguna e possuem claríssimas influências de rock progressivo dos anos 70, só encontramos mais peso devido ao trabalho do baixo de Felipe Andreoli e a guitarra de Eduardo Martinez.  A quarta música, Golden Bullet apresenta linhas que lembram música árabe e exibe um excelente trabalho de baixo, várias mudanças no andamento, solos de teclados viajantes e ao mesmo tempo pesados. Muito boa canção com uma gigante alternância de ritmos e sensações, e lembrando que Beto Costa participa no violão.

    Em seguida temos Gallamawhat?!, que apesar da melodia no piano e a pegada da cozinha do Angra, são a guitarra de Eduardo e os teclados de Fábio Laguna que fazem a viagem nesta música, mas com uma roupagem bem pesada, lembrando algumas passagens de Emerson, Lake & Palmer. Note as inversões de ritmos que a música possuí, veja a beleza da construção da melodia e ainda preste atenção no final, que mostra um som extremamente viajante, belo e sinistro que serve de introdução da seguinte - mesmo que sem querer - Zoo Zoe que entre o seu peso mostra um trecho dedilhado muito bonito, teclados novamente viajantes e a guitarra distorcida, quebradas de tempo que a deixam com ares de jazz/fusion com muito peso, um solinho de bateria e ritmos brasileiros.















 Apresentação do Freakeys na Expomusic 2006

    A faixa seguinte é a deu título ao projeto: Freakeys ( junção dos termos freak - excêntrico, estranho e keys  - teclas ) e o que ouvimos é mais uma versátil canção com trechos pesados de guitarra e bateria, teclados que aproveitam da base gerada para desempenhar solos lindos. Destaco-lhe caro leitor(a) o solo de teclado que antecede um trecho pesado para que você sinta a força pura do prog-metal. Depois, Aquiles promove um repique na bateria que vai sendo acompanhado pela guitarra  de Eduardo e temos a rápida oitava música deste maravilhoso e diversificado projeto. Estou falando de On More Coffee, música com exuberantes solos de baixo e teclados feitos de forma muito precisa para soltar a mente e esquecer do mundo. Isso tudo numa linha melódica muito bonita, pesada e gostosa de se ouvir.

    Em Requiem Aeternam temos um início lindo que lembra até um órgão de igreja antes de uma viagem espetacular nos teclados de Fábio Laguna e um ótimo solo de baixo. Fechando com Rucula´N´Rum, música que exibe teclados com andamento mais rock´n´roll em linhas bem divertidas que novamente me lembraram Emerson, Lake & Palmer ( especificamente o álbum Tarkus ).

    Sabe, antes de dizer porque você deve ouvir esse álbum, fico aqui pensando: " como tem gente que reclama dos solos durantes os shows...". Bem, aqui o que temos são lindas melodias construídas de forma que cada músico do projeto sole tanto individual e coletivamente sem que fique chato deixando as canções bem prog. Freakeys é altamente indicado para os fãs de rock progressivo e prog-metal, para fãs de heavy metal e quem quer conhecer um projeto moderno, excelente e que surpreende o ouvinte logo na primeira audição. Claro que é indicado aos fãs do Angra também, mas não os fanáticos, pois estes poderão reclamar que não existem vocais no cd. Então meu amigo (a) não perca tempo e vá conhecer o mais breve possível este lançamento com a qualidade do selo Voice Music.

Gravadora: www.voicemusic.com.br

Por Fernando R. R. Júnior
Fotos: Michely Sobral - www.aquilespolvopriester.zip.net 

Voltar para Resenhas