Föxx Salema - Rebel Hearts
8 Faixas - Independente - 2019

        A vocalista e ativista dos direitos LGBT da cidade de Bragança Paulista/SP, que é conhecida como Föxx Salema lançou o seu primeiro álbum de estúdio nomeado como Rebel Hearts em 2019 concentrando o seu som no Heavy Metal Tradicional, como podemos verificar nestas oito canções, mas sua carreira como vocalista independente começou em 1996, quando fez seus primeiros shows.

    O single Manking ( Raw Version ) foi precursor deste primeiro álbum e saiu em 2018 na época do Halloween. Neste Rebel Hearts, a vocalista Föxx Salema teve ao seu lado Karine Campanille ( guitarra, baixo e teclados ) e Alessandro Kelvin ( bateria ), que juntos deram vida para as oito composições, cujas produção e gravações foram realizadas em Na Casa Studio & Produtora.

    Os processos de engenharia, produção, mixagem e masterização são assinados por Paulo Garcia e a coprodução é da vocalista Föxx Salema, que também é responsável pelo conceito da capa do cd, que mostra um coração sendo quase seguro por suas mãos e sua arte foi criada por Thalles Lorencini e Luringa. Antes de mergulhar nas músicas de Rebel Hearts, vale salientar que o álbum veio embalado em um excelente digipack, que como sempre enfatizo, valoriza a sua aquisição física e além disso, contém também um encarte com as letras das músicas.

    Os breves batimentos cardíacos da instrumental Vulpine Beat trazem o Heavy Metal inflamável dotado de uma ótima base oitentista, relativamente rápida e que se liga aos ótimos vocais de Föxx Salema na canção título do cd, a Rebel Hearts, que é possuidora de solos contagiantes de guitarra, além de um andamento de muitos repiques na atuação de Alessandro Kelvin na bateria e por fim, um ótimo refrão. Depois é a vez da encorpada Vengeance Will Come, que exibe uma letra bastante feroz, onde a guitarra promove um ritmo cadenciado e que também é abastecido de longos solos, que deixam a vocalista Föxx Salema cantar com uma marcante firmeza.

    Já a quarta canção de Rebel Hearts é a acelerada I, que está centrada no Heavy Metal oitentista e que também vai facilmente agradar aos fãs do estilo por seus solos melódicos e seu vocais incandescentes. Emocional Rain inicia aos dedilhados juntos a toda emoção proporcionada pela voz de Föxx Salema, que fazem esta balada Heavy ganhar força em seu decorrer passando toda sua empolgação direto aos nossos ouvidos, onde saliento os seus vibrantes solos de guitarra, além da ótima base contida no baixo e na bateria.

    Em Subconscious, Föxx Salema exibe uma faixa deveras impactante, seja pela forma dedicada que canta seus versos ou pelas incansáveis linhas de baixo, bateria e guitarras combinadas, que deixam esta faixa totalmente intensa exibindo uma linhagem mais Power Metal, cujo refrão é de fácil assimilação. A penúltima é a pesada e totalmente fervorosa Mankind com um andamento de vocais robustos, que a tornam um Heavy Metal de muita energia, que é bastante cativante e produz aquela vontade de socar o ar em sua audição.

    No encerramento deste cd temos a faixa Constant Fight ( 2018 Version ) evidenciando as linhas de baixo de Karine Campanille e os seus riffs de guitarra ( também feitos por ela ) enquanto que Föxx Salema aproveita este ritmo e canta os versos com o esperado ímpeto que a música solicita nos levando à fazer os backing vocals no refrão com a vocalista.

    Muitos preconceituosos(as) 'de plantão' não ouvirão este formidável disco de Heavy Metal pelo fato de Föxx Salema ser uma vocalista trans e que é defensora dos direitos dos LGBT, mas, a verdade que prevalece neste disco é que com muito empenho, ela nos proporcionou oito boas canções, cuja minha única reclamação é que os seus poucos mais de 25 minutos de duração passam muito rápido, porém, esta questão se resolve com facilidade, basta rodar novamente o cd.

    Bela estreia em disco da cantora Föxx Salema com este Rebel Hearts, que alcançou o sétimo lugar na lista dos Melhores Álbuns Nacionais de 2019 da revista Roadie Crew na votação popular dos leitores ( vencendo os 117 concorrentes e os 20 finalistas ) e que além de todas as dificuldades enfrentadas por qualquer nome do Underground Brasileiro, tem um adicional extra: a aceitação em um país repleto de preconceitos, entretanto, afirmo com segurança: ela venceu todas as barreiras neste álbum... então... siga firme e mostre que o Heavy Metal é um espaço democrático para todos.
Nota: 8,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Maio/2022

Site: https://www.foxxsalema.com.br/.
Facebook: https://www.facebook.com/FoxxSalema.   
Youtube: https://www.youtube.com/FoxxSalema.    
Instagram: https://www.instagram.com/FoxxSalema.
Twitter: https://twitter.com/FoxxSalema
Vimeo: https://vimeo.com/FoxxSalema

 

Voltar para Resenhas