Fishead - Greenhope
8 Faixas - Independente - 2012

    Pode-se considerar que o Fishead começou suas atividades em 2009, época em que os músicos Danilo Martins ( na guitarra e vocal ) e Rodrigo Kusayama ( bateria ) estavam cursando o último ano da faculdade ( e adivinha o curso? música ) e tiveram que compor uma canção como exame final, que foi a Dog´n´Bone, depois disso, a banda de São José dos Campos/SP nasceu oficialmente e começou a trabalhar em seu primeiro cd, que foi lançado de forma independente em 2012 e recebeu o título de Greenhope. Completando o line-up temos Alexandre Avila no baixo.

    Suas gravações foram realizadas por André Sato e a mixagem foi comandada por André Sato e Ivo Barreto no A Voz do Brasil Studio em São Paulo/SP. O processo de masterização foi realizado no Sterling Sound por Ue Nastasi em Nova Iorque/EUA ( que já trabalhou com AC/DC, Anthrax, Led Zeppelin, Dream Theater, Yngwie Malmsteen, Slipknot e Eric Clapton ). E o resultado obtido foi um álbum de Hard Rock com letras voltadas à nossa complicada questão ambiental mundial, especialmente da Amazônia e também com mensagens positivas, como percebe-se ao olhar mais atentamente a capa desenhada por Marcel Marra.

    A faixa título Greenhope abre o cd em um Hard Rock versado em ótimos riffs de guitarras, um ritmo envolvente de bateria e baixo aliados a vocais de linhagem setentista em uma letra que chama à atenção para a degradação que a humanidade faz com o planeta e o timbre de voz de Danilo Martins lembra o de Andria Busic do Dr. Sin. Breathing For Help exibe seu estilo mais voltado para KISS e Def Leppard, em uma que letra enaltece a importância de se preservar a Amazônia, e isso, com solos de guitarra cativante, ou seja, um 'Hardão' dotado de uma pegada instrumental que curte-se imediatamente, aliás, Danilo Martins canta muito bem e realiza solos melhores ainda. Para a faixa que intitula a banda, Fishead, temos um solo de baixo bem empolgante que é realizado por Alexandre Avila e também um solo de guitarra notadamente inspirado por Joe Satriani, para que depois, possamos ouvir um andamento cadenciado de muita técnica e melodia em ótimas harmonias vocais, que despertam facilmente a vontade de cantar junto sua letra.

    The Cure recebe o produtor André Sato para que junto a Danilo Martins dividam os solos de guitarras nesta faixa, que estão mais viajantes e sentimos a forma emocionante que o vocalista canta seus versos, nos relembrando de grandes nomes dos anos 70, quando as bandas deixavam as guitarras reinar em longos solos. Na instrumental Dog´n´Bone, o Power Trio decidiu mostrar uma verdadeira sonzeira sustentada pelos vibrantes solos de guitarra de Danilo Martins, porém, com uma base de baixo e bateria de muita habilidade que agradam na hora.

    Greenhope segue com Fighting For Freedom, cuja inspiradora letra é cantada com muito 'feeling' e seu andamento de baixo e bateria favorecem aos solos de guitarras, que novamente contam com o convidado André Sato, mas o trio te surpreende mais ao meio da música com a virada instrumental que é realizada e também pela beleza dos solos de guitarras que temos em seguida. Hora para se fechar os olhos e viajar.

    Red Harpoons começa com o trio esbanjando capacidade, que toca deixando sobrar energia e faz desta música um Hard Rock que exibe muita garra a cada minuto de sua letra, que critica a caça desrespeitosa às baleias. Mais uma vez Danilo Martins chama os holofotes para si quando sola com destreza a sua guitarra. A última deste formidável cd é a Walking The Light, que após um início instrumental de muita virtuose realizado pelo trio, suas partes vocais passam muito carisma e uma mensagem quase que espiritual com sua letra. Inclusive caro leitor(a) chamo sua atenção para as viradas na bateria e o andamento subsequente de baixo e guitarra, que são uma sonzeira de primeira.

    Greenhope nos coloca cara a cara com um excelente Power Trio brasileiro como ficou claro nestas oito composições. Ainda bem que o Brasil revelou uma banda de tão alto nível como o Fishead, que possui as mesmas qualidades de um Dr. Sin, The Winery Dogs ou Rush para você ter uma ideia, enfim, essa é uma banda que tem tudo para criar uma carreira muito produtiva.
Nota: 10,0.

Sites: http://www.fisheadmusic.com, http://www.facebook.com/fisheadmusic
e http://www.myspace.com/fishead-music.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2015

Voltar para Resenhas