Fire Hunter - No Fear No Lies
10 Faixas - Shinigami Records - 2014

    A origem do Fire Hunter remonta a meados de 2000 na cidade de Ponta Grossa/PR, quando seus integrantes queriam compor músicas que fossem influenciadas por bandas de Heavy Metal e Metal Melódico. De lá para cá, nestes anos todos eles já abriram shows do Angra, Eterna, um workshop de Edu Falaschi e em setembro de 2008, para o Scorpions, um importante feito na carreira do Fire Hunter. O primeiro cd intitulado como Arising From Fire foi lançado em 2012 e distribuído pela Hellion Records, que teve uma boa recepção por parte da mídia e dos fãs.

    E em 2014, Ronaldo Costa nos vocais, Eduardo Moraes e Adriano Burey nas guitarras, Natanael Gomes no baixo e Cleberson Neumann na bateria, com apoio da Shinigami Records lançaram o segundo cd, cujo título é No Fear No Lies. As gravações aconteceram no IMF ( Instituto Musical Falaschi ) em São Caetano do Sul/SP sob os cuidados do aclamado Tito Falaschi, que junto a Hilton Torres ( guitarrista do Zaltana ) fizeram a mixagem e masterização. A capa é baseada em uma ideia dos membros da banda, que foi criada por Jean Michel da Designations Artwork.

    Fear No Lies é aberto com You´ll Feel It Now com riffs rápidos de guitarras típicos de um Power Metal, com o baixo de Natanael Gomesl e a bateria de Cleberson Neumann se postando como rege o estilo em vocalizações que denotam a potência dos vocais de Ronaldo Costa. Depois, o quinteto nos envia Amaze Myself, que mostra um lado mais melodioso com uma pegada na linha do Almah, que é vocalizada com muita empolgação e conta com os rápidos solos de guitarras de Eduardo Moraes e Adriano em alguns trechos e que ficam cadenciados em outros, mas sempre com uma bela harmonia. Com uma introdução instrumental vigorosa, A Better Time marca a participação de Mischa do Zaltana nos vocais ( fazendo os guturais ) junto a Ronaldo Costa em uma música que começa mais cadenciada, mas que enaltece suas linhas melódicas de guitarras, além de uma base de baixo e bateria que mostram que a banda caminha a passos largos para entrar entre as melhores do estilo no Brasil.

    Para Time To Believe, o Fire Hunter preparou um início mais pesado, que assim que Ronaldo Costa canta seus versos fica mais cadenciado e melódico do jeito que os fãs gostam. Nesta quarta música de No Fear No Lies, o baixo de Natanael Gomes e a bateria de Cleberson Neumann se destacam antes da dupla de guitarristas aplicarem solos mais longos que exibiram uma grande qualidade, e vale dizer também que o refrão será facilmente memorizado. Com toques de viola caipira, Simple But Proud exibe uma linha mais progressiva, usada muito pelo Angra, que sempre cai perfeitamente em uma música, ainda mais quando nota-se que a banda soube encaixar corretamente suas melodias como o Fire Hunter fez nesta canção que conta com vocalizações emocionantes de Ronaldo Costa e do produtor Tito Falaschi.

    E sem delongas, eles continuam com No Fear No Lies, a ótima faixa que empresta seu título ao cd, com linhas melódicas tradicionais seja na parte instrumental ou na vocal, que são adicionados com alguns versos mais agressivos e também um crescente muito competente nos solos de guitarras da entrosada dupla, bem no gosto dos fãs de Power Metal.

    Falando nisso, o solo inicial de guitarras, bateria e baixo presentes em When Tears Dry conduzem a canção a vocais mais raivosos, que são contrastados com outros mais calmos, exibindo uma dualidade ( e uma versatilidade ), que ficam ainda melhores quando são ambientados a tanta técnica instrumental dos demais integrantes. Com ares de uma balada Heavy, a cadenciada In Your Eyes nos passa vocalizações cheias de emoção de Ronaldo Costa junto a um andamento bastante harmonioso, que culmina em um refrão que te convida a cantar com a banda pela sua simplicidade. Aliás, te convido a reparar nos brilhantes solos de guitarras que foram realizados nesta oitava faixa de No Fear No Lies.

    Com um cativante ritmo de guitarras Walk Together marca a penúltima canção do cd, e o Fire Hunter nos colocou ante a uma música de vocais agradáveis, linhas tradicionais, mas sempre com a força da bateria de Natanael Gomes e do baixo de Cleberson Neumann, que são guiados pelas notas melódicas extraídas dos guitarristas. Neste clima animador, You Live In Me começa mais lenta em uma excelente base instrumental que deixam Ronaldo Costa a vontade para cantar e nos passar muita emoção a cada verso, e mais uma vez, temos solos de guitarras com muita categoria.

     Por mais que falem que o Power Metal está saturado, que os discos são iguais, a verdade é que quando pego um álbum tocado com sentimento a cada música, que é vocalizado com carisma e entrega, que conta com uma produção de qualidade como está registrado neste No Fear No Lies do Fire Hunter tenho apenas uma certeza: vou curtir na primeira audição.
Nota: 9,0.

Sites: http://www.firehunter.com.br/, https://www.facebook.com/firehunterofficial
e http://www.youtube.com/user/firehuntermedia.

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2015

Voltar para Resenhas