Finitude - Dissensio Homines Part I
11 Faixas - Eternal Hatred Records - 2013

    A cada dia que passa vejo que a região Nordeste do Brasil nos brinda com ótimos projetos dos mais diversificados estilos, que ao gravarem seu primeiro cd, após enfrentarem todas as batalhas que as bandas trilham pelo underground, o resultado é um álbum acima da média e sem dever nada para as bandas europeias ou americanas. E este é o caso do Finitude, banda de Power/Prog Metal cidade de Aracaju/SE, que formou-se entre julho e agosto de 2005, lançou seu primeiro demo em 2006, o Way Of Wisdom de forma independente. Nos anos seguintes lançaram mais dois singles, o Inside A Human´s Head ( de 2007 ) e o Never See My Fall ( de 2008 ), além de apresentações ao lado de nomes como Angra, Hangar, André Matos, Blaze Bayley, Burning In Hell, e também participações em festivais como o Palco do Rock na Bahia ( 2008 ), o Projeto Verão de Sergipe ( 2007 e 2009 ) e a Virada Cultural do Aracaju ( 2010 ).

    Colhendo os bons resultados de todo este trabalho, Marcelo Minotauro Menezes nos vocais, Djalma Moreira no baixo e vocais guturais, Ícaro Reis na guitarra e backing vocals, Luis Gustavo Gusth na guitarra e sintetizadores e Armando Silva na bateria e vocais passaram de 2010 a 2012 realizando os processos de composição, pré-produção e gravação do debut cd, cujo título é Dissensio Homines Part. I, que teve seu lançamento pela MS Metal Records. A produção é de Luis Gustavo Gusth, enquanto que a mixagem e a masterização são assinadas por Alex Souza, porém, todos os processos receberam a participação dos demais dos integrantes do Finitude. A capa de Dissensio Homines Part I é uma bela criação do baixista Djalma Moreira e de Esdras Batista de Jesus.

    Prelude To Agonsia começa a criar o clima sombrio de Dissensio Homines Part I com sons de chuva e trovões, além de alguns dedilhados, que abrem o campo para os solos de guitarras e teclados, que estão muito bem combinados e assim sejam trazidas as primeiras vocalizações de Marcelo Minotauro Menezes em uma linhagem Power Metal bastante pesada e nesta primeira faixa já temos os vocais suaves da convidada Shirley Melo contrastando com o vocalista. O estilo com personagens, caracterizam o ambiente épico do álbum, que recebe uma ligação bem progressiva até que Choices And Wills comece e aí, nota-se em instantes depois, o peso oriundo do baixo de Djalma Moreira e das guitarras de Ícaro Reis e Luis Gustavo Gusth, além das envolventes linhas vocais de Marcelo Minotauro Menezes, que passam versos e notas sempre de forma acelerada e com um ótimo refrão dotado de reluzentes melodias. A faixa que empresta seu título para o cd, Dissensio Homines, exibe logo de cara longos solos de guitarras e teclados, com muita melodia, que vão crescendo à maneira que o vocalista compartilha seus versos com o ouvinte ( que lembram o excelente Matt Barlow, ex-Iced Earth ) e peço para reparar no ritmo realizado pelo demais integrantes do Finitude e perceber como temos aqui uma canção Power Metal que conquistará os fãs.

    Em seguida, eles nos proporcionam um ambiente viajante logo no início de Harder To Live, que possui claras linhas mais cadenciadas e vocalizações firmes, até que seu ótimo refrão fique mais melodioso e acelerado. Muito interessante são as mudanças de ritmo que eles realizam na música e o feeling que sentimos ao prestar atenção na atuação do vocalista. E nesta quarta faixa, eles incluíram alguns guturais proferidos pelo baixista Djalma Moreira em trechos mais pesados, que depois retornam a ficarem mais melodiosos, enfim, é muita sonzeira. Depois, o Finitude nos exibe uma harmoniosa linha de solos de guitarras que nos levam até a emocionante Tears Of The Nigth, composição que te fará cantar o refrão facilmente dado a dedicação e entrega do vocalista, e afirmo: estamos diante de uma balada Heavy extraordinariamente bem feita. E a cada mudança de música o quinteto colocou uma curta viagem e na próxima, que é a The Shadows In Your Face, temos dedilhados que são vocalizados com muito carisma por Marcelo Minotauro Menezes e em seu solo, Ícaro Reis e Luis Gustavo Gusth o fazem com uso de violões em um lindo momento acústico, que também possui o uso de teclados ao fundo, que ajudam o crescente positivo desta sexta música, além de trechos cuja a percussão e os violões ganham um admirável destaque.

    Depois do exuberante momento mais calmo, hora de trazer o Metal de volta e o Finitude o faz com primor em Days And Nigths, um Power Metal rápido com muito empenho de cada um dos músicos, seja nos vocais, nos coros, no baixo, na pesada bateria ( cujo início é para deixar os fãs de Dream Theater muito contentes ) ou nos solos de guitarras. Sacred World começa após alguns efeitos ( daqueles que parecem que são industriais ) naquele andamento típico dos Powers, que recebe viradas melodiosas do jeito que aprecio e com aquele crescente inerente ao estilo, que sempre cai bem quando é executado corretamente.

    Com uma pegada cheia de harmonia e uma bela dosagem de peso, No Time Standing é vocalizada com muita habilidade a cada verso, com variações instrumentais no seu andamento que instigam o ouvinte, pois são todas muito admiráveis, dado a consistência musical do quinteto, e some-se à isso, um refrão mais Power que te faz novamente querer cantar com a banda ( ah e detalhe: você vai ficar com a melodia e o refrão na cabeça facilmente ).

    Com o convidado Dudu Percussa atuando novamente ( ele participou de No Time Standing e The Shadows In Your Face ) temos Finitude, faixa que dá nome à banda e que é bastante diversificada, de forma a se aproximar mais a um Prog Metal vocalizado com muita destreza por Marcelo Minotauro Menezes, que divide os holofotes no coro e na fortificada parte instrumental, que estão 'de primeira', seja nos melódicos solos de guitarras, na eficiente bateria ou na combinação perfeita de teclados e percussão. A última de Dissensio Homines Part I é a longa e épica Another Direction, que traz o baixista Djalma Moreira nos enviando notas pesadas e depois ele prossegue sua atuação fazendo a base com os guitarristas, que tomam conta desta magnífica música com seus solos, que mais uma vez foi vocalizada com muito feeling e potência por Marcelo Minotauro Menezes, e assim como na primeira, recebe os exuberantes vocais da convidada Shirley Melo, que traz mais leveza e produz um belo momento viajante e a banda aplicou dedilhados de violão nesta sensacional canção Power Metal.

    Quem gosta de Helloween, Gamma Ray, Avantasia e nomes nesta linha deverá conhecer este Dissensio Homines Part I o quanto antes, pois creio que este quinteto sergipano lançou o melhor álbum brasileiro de Power Metal deste primeiro semestre de 2014. E o melhor, pelo verso final do cd que diz "This Tale Is About To Begin", então, em breve o Finitude deverá nos trazer outros excelentes trabalhos que darão continuidade a esta primeira parte.
Nota: 10,0.

Sites: http://finitudeonline.blogspot.com.br/, http://www.finitude.com.br/,
https://myspace.com/finitudeonline e https://www.facebook.com/finitudeonline.

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2014

Voltar para Resenhas