Fenrir's Scar
10 Faixas - Independente - 2017

    Com parte do nome extraída da mitologia nórdica, pois Fernir é o lobo monstro que foi acorrentado pelos Devsos, se livrou e devorou Odin. Com esta inspiração surgiu em 2015 na cidade de Campinas/SP, o Fenrir's Scar, um septeto formado por Desiree Rezende e Andre Baida nos vocais, Vinicius Prado e Paulo "Khronny" Victor nas guitarras, Gabriel Rezende no baixo, Graziely Maria nos teclados e Ildélcio Santos na bateria, que em pouco tempo deu vida a um demo ainda em 2016 e a este álbum auto intitulado.

    As gravações foram realizadas em Campinas/SP no Minster Studio com produção de Fabiano Negri e com os processos de mixagem e masterização aos cuidados de Ricardo Palma. A bela capa, que mostra um lobo ( Fenrir ) deitado em uma densa floresta próximo a árvores, sendo que em uma delas está incrustado o logotipo da banda é assinada por Wesley Souza e ficou um ótimo trabalho.

    Sobre os temas do álbum, a vocalista Desireé Rezende comenta: "Não existe um conceito especifico por trás do álbum, cada uma das músicas tem uma inspiração diferente. Cada uma conta uma história diferente. Mas gosto de pensar que mesmo nas letras que são inspiradas em histórias literárias e fantasiosas, trago uma mensagem que pode ser interpretada por um prisma pessoal."

    Assim, a abertura ocorre com Fearless Heart com os vocais de Desireé Rezende em tons líricos entremeados com alguns agressivos de Andre Baida causando uma certa dose de angústia em algumas partes e melancolia em outras, ante a um ritmo cadenciado e um tanto que carregado, que trazem um ótimo grau de envolvência ao ouvinte por estar muito bem registrado pela banda. Depois em um andamento que é um misto de Gótico com flertes Eletrônicos em meio a um estilo pesado, a dupla de vocalistas se alterna nos versos em um ótimo contraste, que ora são mais suaves ora são mais raivosos em uma ótima condução instrumental realizada pelos demais evidenciando - especialmente - a voz de Desireé Rezende, que é mais suave e ganha mais brilho por se tratar de vocais operísticos.

   Em Stolen Innocence, o Fenrir's Scar apresenta uma canção com toques de modernidade, particularmente, nos versáteis vocais de Andre Baida ante a um ritmo por vezes robusto e só mais sereno nos vocais de Desireé Rezende, que traçam uma proximidade Progressiva com direito a consistentes solos de guitarras realizados por Vinicius Prado e Paulo "Khronny" Victor levando ao final majestoso que recebemos aos toques do piano de Graziely Maria.

   Após um início mais épico em Asleep, Desireé Rezende canta tranquilamente com muita sensibilidade e Andre Baida a 'desafia' em vocais mais operísticos embalados por uma deliciosa melodia, cujo final nos produz uma viagem bastante interessante, seja nos teclados ou nos encorpados solos de guitarras. De ares consideravelmente dramáticos, sobretudo pelos toques vindos dos teclados de Graziely Maria e pelo jeito que Desireé Rezende canta sozinha a letra desta quinta composição dos campineiros, pois, Keep You Close To My Heart passa muita emoção a cada trecho deixando um clima marcante e sincero em sua audição. 

    Na próxima, eles aplicam mais peso e sempre com a mescla trazida pelo Gothic Metal, que fazem de From Porcelain To Ivory se tornar saborosa de se ouvir, ainda mais porque Andre Baida a canta de forma natural e no refrão faz um coro junto a Desireé Rezende, que nos convida para que fazermos o mesmo, pois, a positividade desta música ocupa um espaço em nossa mente facilmente.

    De estilo mais rápido e um tanto que tenso, Caliban mostra o vocalista Andre Baida mostrando vocais limpos dividindo as atenções com Desireé Rezende em uma canção que será apreciada mais e mais a cada audição, como podemos comprovar em seus solos de guitarras e na base dos teclados, bateria e baixo, porém, se isso não for suficiente, o Fenrir's Scar produziu um encerramento deveras fortificado e impactante, que contém também vocais urrados e que te capturam de vez caro leitor(a).

 

   Com uma bela melodia nos teclados feita pela Graziely Maria, Dark Eyes se torna mais encorpada e exibe Desireé Rezende cantando mais ao fundo em uma atmosfera Gótica até que dê lugar para Andre Baida, que dispara seus vocais limpos e firmes em uma construção instrumental cativante, que tornam esta música deveras empolgante.

     A nona do cd é Downfall, onde o baixo tocado por Gabriel Rezende e as guitarras da dupla Vinicius Prado e Paulo "Khronny" Victor garantem juntos um ambiente criativo para a canção fluir nas vocalizações de Andre Baida e Desireé Rezende, que nos seduzem nos seus versos e que nas partes guturais nos lembram dos italianos do Lacuna Coil. A última é Fenrir's Last How e conta com Fabiano Negri no piano junto a Andre Baida sozinho nos vocais em um estilo Gótico cheio de lamentações, onde ele explora sua voz sabiamente.

     Esse disco de estreia do Fenrir's Scar é indicado para os fãs de Moonspell, Lacuna Coil e Within Temptation e o mais importante, não irá desapontá-los, pois, suas músicas são instigantes, por vezes melancólicas, recebem o peso de acordo com a necessidade, enfim, é um álbum que será apreciado a cada audição.
Nota: 8,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2018

Site: http://www.fenrirsscar.com/ 
Facebook: https://www.facebook.com/fenriscar 
Instagram: https://www.instagram.com/fenrirsscar/  
Twitter: http://twitter.com/fenrirsscar
Youtube: https://www.youtube.com/FenrirsScar
 

 

Voltar para Resenhas