Father´s Face - Soundtrack For A Closing Light
10 Faixas - Independente - 2010
  

  Em 2009 o Father´s Face surgiu para valer na cena Heavy Metal nacional quando lançou o EP autointitulado ( leia resenha ) que era naturalmente o prelúdio de algo maior. De acordo com a previsão da banda, um ano depois em 2010, eles dão vida ao seu primeiro cd Soundtrack For A Closing Light ( com letras inspiradas no conto de Frankstein de Mary Shelley em comparando com os dias de hoje ), gravado entre janeiro e março de 2010 no Victor´Labs em Três Coroas/RS ( cidade natal dos gaúchos ) pelo guitarrista fundador Alessandro Marques e a produção final ficou por conta da própria banda. A formação que é responsável por este lançamento é a mesma do EP: Lucas Guimarães nos vocais, Alessandro Marques e Cristóvão A. Vieiro nas guitarras, Luciano Oliveira no baixo e Daniel Seimetz na bateria.

       Evil´s War abre o cd com solos de guitarras mais melodiosos que são a base para o Heavy Metal dos gaúchos, que também incursionam com alguns vocais um tanto quanto urrados, e a segunda, Thy Touch essa linha melódica é evidenciada com uma ótima e empolgada atuação do vocalista Lucas Guimarães, que canta com muita personalidade e passa muito sentimento em sua interpretação, que é amplificada pelos ótimos solos dos guitarristas Alessandro Marques e Cristóvão A. Vieiro. Com andamento mais pesado e cadenciado, porém dotado de melodias, One In The Many entra com a divisão dos vocais limpos Lucas Guimarães com os guturais de Alessandro Marques que passam a ideia da dualidade da criatura, ou seja, o Frankenstein com o mundo que o abriga, pois ele é um ser do bem ou do mal? Ouça One In The Many e tire suas conclusões.

  ...Or A Lonely Soul, que deu às caras no EP, é praticamente interligada com a anterior e seu longo caminho melódico mais viajante que é extraído das guitarras mergulham mais nesta indecisão do personagem quanto ao caminho a ser seguido e o Father´s Face exibe muita qualidade ao transitar com precisão em trechos melódicos para mais pesados, tanto que a virada de ritmo mais ao meio da música soa como se atravessássemos um portal, e aí dominam os solos de guitarras mais pesados e os vocais mais agressivos de Alessandro Marques. Essa divisão de vocais semi-guturais com vocais limpos em uma ótima base instrumental dão ao som do Father´s Face uma característica diferenciada, que é devidamente explorada em Eden, que envolve o ouvinte sem que este perceba. Aliás, em Eden temos momentos que se aproximam bastante do Thrash Metal.

      Shivering In Grey começa com o vocalista Lucas Guimarães usando o potencial de sua voz com firmeza em meio aos solos de guitarras que o acompanham de perto em cada verso. Os vocais guturais aparecem em Shivering In Grey de relance e trazem ares um pouco obscuros à canção. My Reflection, assim como no EP, mostra um andamento mais cadenciado e pesado cheio de repiques da bateria de Daneil Seimetz, que evoluem para um sólido momento com grande atuação do vocalista Lucas Guimarães.

    Os dedilhados e as orquestrações de Quieten My Anguish são mais tétricos e são suplantados pela força das guitarras que eletrificam o início acústico desta oitava canção que seguem em longos solos até pararem por completo em um instante, o que dá um grau de imprevisibilidade muito bom ao álbum. Both The Worst Sides aparece com os vocais agressivos de Alessandro marcando o espaço para os agudos de Lucas Guimarães em uma competente base instrumental dotada de muitos solos de guitarras. A faixa título Soundtrack For A Closing Light encerra a visão da banda para o conto de Mary Shelley e também o cd, com o peso e velocidade, vocais limpos e guturais, melodia, refrão contagiante e solos de guitarras melódicos, tudo dosado da forma que um bom Heavy Metal deve ter.

    Realmente chama a atenção como o Father´s Face evoluiu positivamente em um ano após o lançamento do seu EP e apresentou este debut com tamanha competência. Te convido caro leitor(a) a conhecer sem medo de errar Soundtrack For A Closing Light.
Nota: 9,0.

Site: http://www.fathersface.com.br e www.myspace.com/fathersface
E-mail: fathersface@gmail.com

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2011

Voltar para Resenhas