Fatal Scream - From Silence To Chaos
 9 Faixas - MS Metal Records - 2016/2017

    Com integrantes das cidades de Sertãozinho/SP e Ribeirão Preto/SP, o Fatal Scream teve sua fundação no ano de 2012 na cidade de Ribeirão Preto/SP com a ideia de caminhar por várias vertentes dentro do Heavy Metal, tais como Thrash Metal, Power Metal, Groove Metal e Prog Metal. Esta fusão de estilos resultou em 2016 no álbum From Silence To Chaos, que foi gravado, mixado e masterizado no Under Studio por Romulo Ramazani Felicio em Ribeirão Preto/SP e disponibilizado pela MS Metal Records. A capa que mostra o clima de destruição do mundo atual por conta de guerras, religiões e política com um enfoque no Brasil.

     O line up responsável por From Silence To Chaos é o seguinte: Carolina F. Miranda nos vocais, Diego Alexander Aricó e José Roberto Cardoso nas guitarras, Rodrigo Hurtiga Trujillo no baixo e Carlos Lourenço na bateria. E mesmo com pouco tempo de estrada, o Fatal Scream já dividiu o palco com o Soulfly e o Torture Squad, tocou no festival Rock In Rio Pardo de 2016 em Santa Cruz do Rio Pardo/SP, onde também se apresentaram Sepultura e Titãs para um público de 20 mil pessoas, além de terem sido escalados como uma das atrações do III Absolute Metal Festival realizado em Espírito Santo do Pinhal/SP ( relembre aqui como foi ).

    Ao som de trovões e chuva que trazem os fraseados mais calmos nas guitarras, a faixa instrumental e título From Silence To Chaos abre o cd de forma mais serena para que o Heavy Metal do Fatal Scream ecloda para valer em Killer Wolf, onde somos expostos aos poderosos vocais de Carolina F. Miranda ante a um andamento bastante pesado e que é dotado de uma roupagem atual, onde são destacados também os solos de guitarras feitos pela dupla Diego Alexander Aricó e José Roberto Cardoso, além do seu eficaz refrão. Depois com um estilo vigoroso em que os solos de guitarras contam com intervenções interessantes do baterista Carlos Lourenço temos a raivosa Trapped em um andamento encorpado que é vociferado com muita raiva por Carolina F. Miranda, que sola até alguns guturais em sua execução. Entretanto, o Fatal Scream surpreende quando envia um ritmo mais calmo e cheio de percussão na bateria que vão se encontrar com as linhas mais pesadas criadas pela banda nesta longa composição, variada e possuidora de várias reviravoltas, que a deixam mais gostosa de se ouvir.

    Após tamanha agressividade na anterior, o quinteto nos mostra solos mais viajantes e dedilhados na quarta de From Silence To Chaos, que é a Before The Judgement, que começa mais lenta e exibe outra face da versátil vocalista ao cantar de forma mais suave até que no decorrer de seus minutos eles transformem a canção em um emblemático Heavy Metal orientado pela potência dos solos de guitarras na que considero como a melhor música até aqui. Para Betrayer ( Shake ), o Fatal Scream ataca com uma fortificada canção de andamento quase cadenciado e também com linhas de vocais mais agressivas, que somados exalam um estilo moderno evidenciando o peso aplicado pelos guitarristas Diego Alexander Aricó e José Roberto Cardoso, além dos encorpados toques feitos pelo baixista Rodrigo Hurtiga Trujillo, que conferiram à esta música uma aura de Adrenaline Mob.

    Em Mental Prison notamos a bateria ganhar um destaque junto a muita distorção e peso nas guitarras e bateria, que levam para um ritmo cadenciado vocalizado com muito ímpeto por Carolina F. Miranda, pois, ela canta com muita agressividade chegando até disparar mais alguns vocais guturais. Entretanto, o diferencial nesta sexta faixa do cd são os flertes com a música oriental antes dos solos de guitarras, que caminham por várias empolgantes camadas.

    Em uma nova incursão em dedilhados que servem para respirar após a pedrada anterior, que se modifica para um o Heavy robusto temos a faixa Utopia, que também é dotada de um andamento cadenciado altamente convidativo para 'banguear' durante suas audições, que são adequadas também para apreciar sua consistente melodia.

    Novamente com a carga instrumental produzindo envolventes linhas pesadas e vocalizações que atendem este chamado, o Fatal Scream nos coloca diante de outra ótima música deste From Silence To Chaos, onde novamente a bela Carolina F. Miranda praticamente solta alguns guturais antes das consistentes e esbeltas 'riffleramas'. No término do cd eles exibiram a diversidade de solos, peso e fúria contidas em Machine Head, canção que é conduzida pelo quinteto de forma densa e cativante em que se reparar atentamente... perceberá a riqueza dos toques de bateria capitaneados por Carlos Lourenço e também no baixo, ao cargo de Rodrigo Hurtiga Trujillo, que estão unidos e variados em meio aos impiedosos solos de guitarras e claro, todo o poder de fogo dos vocais disparados pela bela vocalista.

    Superando as expectativas ao se colocar From Silence To Chaos para rodar, posso dizer que a estreia do Fatal Scream em cd não poderia ser melhor, pois, registraram nove faixas centradas em um Heavy Metal consistente, vigoroso e moderno que coloca a banda entre as revelações do estilo no Brasil. Que eles continuem assim e nos tragam mais álbuns deste nível.
Nota: 9,5.

Sites: https://www.facebook.com/fatalscreamofficial/.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2017

Voltar para Resenhas