Fanttasma - Another Sleepless Night
7 Faixas - Warlock - 2013

    O ex-guitarrista do Torture Squad, Rafael Augusto Lopes deu vida ao seu projeto solo Fanttasma ao lado de Thiago Andrade ( Deadly Curse ) nos vocais e Rafael Calbes na bateria, sendo que o idealizador do projeto também realizou as linhas de baixo. Inicialmente, Another Sleepless Night estaria disponível apenas para audição na página do Bandcamp do Fanttasma, mas a demanda foi tamanha que não tardou para que sua versão em cd fosse também lançada.

    As gravações e mixagem ocorreram no Casa Negra e o processo de masterização foi realizado no Norcal Studios com Brendam Duffey e Another Sleepless Night conta com uma capa que nos mostra uma excelente pintura expressionista de Carlos Cananea.

     Como era de se esperar Another Sleepless Night começa sombrio com uma musicalidade muito grande com a faixa Corona, que exibe um andamento mais lento e desesperador, praticamente Doom, com vocais urrados e muitos solos distorcidos de guitarras. A segunda é The Passing Of Nibirus, que traz junto ao trio, os convidados Daniel Wergan ( ex-Dying Embrace, Antiqua ) cantando os versos limpos e Áscaris ( Imperium Infernale e Eternal Malediction ) nos guturais junto a Thiago Andrade em um ritmo instrumental totalmente macabro. Em Metropolis, o Fanttasma aumentou levemente o andamento da música, mas sempre no seu estilo Doom arrastado de muita técnica com pitadas de Black Metal, e nesta, mais uma convidada especial se fez presente: Fernanda Lira ( do Nervosa ) nos vocais limpos, mas assustadores - sendo que é bem diferente ouvir ela cantando assim - e Áscaris urrando com precisão mais uma vez. Entretanto, a forma que os vocais foram gravados nesta música deixou a canção totalmente fantasmagórica.

     Com encantadores e obscuros dedilhados feitos por Rafael Augusto Lopes, que ambientam o espaço para que o convidado Alexandre Herrera possa aparecer solando seu saxofone, temos The Night Fever, cujo inicio te surpreende positivamente, pois destoa da enorme pancadaria que o Fanttasma preparou posteriormente quando os vocais de Thiago Andrade e Áscaris tomam conta da música, porém, a banda caminha para o final da mesma forma que começou: apavorantemente envolvente.

    Em Life Is War, Fernanda Lira marca sua segunda participação em uma música pesada, mas com pitadas psicodélicas meio que ao estilo de Janis Joplin, que se fundiram muito bem aos guturais proferidos por Thiago Andrade e tudo em linhas de guitarras, baixo e bateria devidamente prontos para te cativar, ainda mais com o outro solo feito no saxofone por Alexandre Herrera, que denota influências de Jazz.

     De um começo instrumental feito com muita categoria, Faith In Vegeance é a sexta canção de Another Sleepless Night e aqui podemos ouvir as ótimas evoluções de guitarra, que estão mais pesadas e mais arrastadas, mas sem esquecer de sua aura horripilante para que os vocalistas Áscaris e Thiago Andrade possam urrar cada verso com a devida agressividade. Algo interessante de se mencionar também é como o Fanttasma encaixou o saxofone de Alexandre Herrera em suas composições, como é o caso mais uma vez. Para encerrar o cd temos Seven Valleys, que transita entre um Doom Metal e um Black Metal totalmente denso e sombrio de forma que os vocais limpos de Daniel Wergam apareçam em um clima propício à escuridão.

     Rafael Augusto Lopes criou o Fanttasma, que deu vida a este projeto resultando em um som muito diferente de tudo que já gravou com o Torture Squad e com o Eternal Malediction, mas o que é mais interessante em Another Sleepless Night são os longos solos de guitarra, o andamento sempre tenebroso, o peso constante, porém sem velocidade e as certeiras incursões de saxofone. Ponto para ele e a todos que o ajudaram neste trabalho que não deve nada para nomes estrangeiros como Opeth, The Ocean, Katatonia, que recomendo você deve conhecer.
Nota: 9,0.

Site: www.fattasma.bandcamp.com; www.facebook.com/fanttasmamusic
e www.youtube.com/user/fanttasmamusic.

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2013

Voltar para Resenhas