Fallen Idol - Seasons Of Grief
7
Faixas - Damned King Productions - 2016

    O Fallen Idol é um Power Trio de Doom Metal que teve origem na cidade de Arujá/SP no ano de 2012 e que é formado por Rodrigo Sitta nos vocais e guitarra, Márcio Silva no baixo e Ulisses Campos na bateria. Em três anos de atividades, eles disponibilizaram o primeiro disco autointitulado em 2015 e precedendo este segundo álbum - que é o assunto desta resenha - tivemos o single The Boy And The Sea em 2016.

    O nome escolhido foi Seasons Of Grief e o cd foi gravado no Overdrive Estúdio em São Paulo/SP entre dezembro de 2015 a fevereiro de 2016 com a produção de André Marques. A capa toda vermelha exibe a silhueta de um corvo é assinada por Tales de Oliveira e o álbum foi disponibilizado em digipack de muita qualidade valorizando a sua aquisição física.

    Coube a faixa título Seasons Of Grief a abertura do disco através de um ambiente denso, lento e pesado com vocais lamuriantes em uma linhagem que nos remete imediatamente ao Paradise Lost e que é altamente envolvente com destaque aos solos precisos de Rodrigo Sitta. E Seasons Of Grief vai atravessando camadas com excelentes melodias que te mantém ligado a cada nota propiciada por eles criando aquela expressão de exclamação positiva com a banda que estamos ouvindo. 

    Depois temos Nobody's Life, que chega bastante robusta e deveras arrastada em um clima entristecido totalmente adequado à sua letra e o Fallen Idol conduz a música com habilidade, onde além dos solos de guitarra saliento também os seus dedilhados sinistramente calmos com ênfase nos toques melancólicos e pesados do baixista Márcio Silva. Para Unceasing Guilt, o trio se mostra ainda mais pesado e mantém o andamento tétrico de seu Doom Metal em alta e o vocalista Rodrigo Sitta canta com garra cada verso alternando muito bem os trechos em que sua voz está normal, bem como nas partes agressivas ante a eficazes solos tocados na sua guitarra, que nos mantém atentos em cada um de seus minutos.

    A quarta é Heading For Extinction e nesta, o Fallen Idol preparou uma canção mais rápida e Heavy Metal se compara-la com as anteriores e com ótimas vocalizações, ora normais, ora raivosas, que se mostraram totalmente cativantes em um estilo que me lembrou do Candlemass, sendo que pouco depois, a música sofre uma desaceleração e se torna fúnebre e retoma o ritmo do início garantido à esta música o posto de melhor até aqui do cd.

    The Boy And The Sea é encorpada, ressalta os toques do baixista Márcio Silva, bem como os riffs 'sabbaticos' de Rodrigo Sitta na guitarra e te captura instantaneamente pela sonzeira criativa e obscura executada pelo trio como percebe-se ao seu decorrer. Entretanto, eles trazem o ritmo inicial de volta para terminar em grande estilo esta empolgante composição em que a banda soou simplesmente perfeita harmonizando plenamente os instrumentos, o peso e os vocais.

        De ares viajantes em uma jornada à escuridão, Worsheep Me é a sexta de Seasons Of Grief e a sincronia dos instrumentos com os vocais agudos em seu ritmo lento garantem um brilho extra à faixa, onde novamente se fizeram presentes influências do Candlemass. A última deste ótimo disco Seasons Of Grief é a Satan's Crucifixion, que após um começo lento e cadenciado ganha uma eletricidade a la Black Sabbath feita com muita dedicação pelo Power Trio tanto na parte instrumental quanto nos vocais, que trazem uma letra repleta de críticas à humanidade, que em sua condução despertará a vontade de socar o ar e sacudir o pescoço.

    Excelente álbum do Fallen Idol que sabiamente mesclou Candlemass, Paradise Lost, My Dying Bride e agregou também sonoridades típicas do Black Sabbath em seu Doom Metal e com isso tornaram este Seasons Of Grief um disco para satisfazer não só os fãs das bandas citadas e do estilo como também os apreciadores de um ótimo cd Heavy Metal em geral. Atuantes, o Power Trio disponibilizou três singles em 2018, que são Witches Of Lucifer, Shattered Mirror e Mourn The Earth, que antecederam o terceiro da banda, que foi intitulado como Mourn The Earth, mas, isso é outra história, assim como os últimos lançamentos da banda, que são o Fallen Idol Salutes Cirith Ungol - A Tribute To The Servants of Chaos ( agosto de 2019 ) e o Disciples Of Evil - Black Sabbath Tribute ( janeiro de 2020 ). Em suma, trate de conhecer esta verdadeira preciosidade brasileira de Doom Metal imensamente criativa.
Nota: 9,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Março/2020

Facebook: https://www.facebook.com/fallenidoldoom       
Bandcamp: https://fallenidol.bandcamp.com/releases 
Foto do Fallen Idol:
Tamira Ferreira

Voltar para Resenhas