Exxótica  -  III e IV
2006  - Independente

    As origens do Exxótica datam do final do ano de 2000, época quando Marcelo Rossi ( que toca no Dr. Love, o Kiss cover com maior atividade ) e Daniel Iasbeck que veio cursar faculdade de música em São Paulo. Das conversas desta dupla resultou-se na banda que alia um ótimo hard rock com um visual bastante chamativo ( muito inspirado no Kiss ). De início eles enfrentaram muita instabilidade na formação, especialmente nos vocais que acabou por levar banda decidir por Daniel e Marcelo alternando-se nos vocais.

    Passando o tempo, já em 2001, eles contavam com cinco canções próprias e um elaborado cenário de palco para dar vida as idéias teatrais da banda e iniciam a gravação do cd Estranhos no Ninho ( que saiu no ano seguinte ). Nesse tempo surge o integrante que comanda as baquetas do Exxótica até hoje: Espectro.

    Assim o power-trio passou o ano divulgando este primeiro trabalho e em 2003 lança "O CD mais barato do mundo"  ( por R$1,99 - basicamente um EP com 4 faixas do primeiro trabalho ).

    Em 2004 com a presença de Boris "O Louco" na segunda guitarra, o Exxótica lança o segundo full-lenght intitulado de Capítulo II que vendeu bem mais que o primeiro exibindo um belo crescimento da banda ( ganhando disco de ouro com 54.000 cópias vendidas ao sair encartado na revista MP3 Magazine ). Mostrando uma grande ousadia o Exxótica lança em 2005 um DVD ( Ao Vivo Morto e a Cores! ) com clips de todas as músicas de Capítulo II. Ainda em 2005 o Exxótica assina trilha sonora super rock´n´roll do jogo Roko Loko no Castelo do Ratozinger - criação do Márcio Baraldi ( leia mais aqui ).

    Em 2006, o Exxótica está de volta com mais um feito pioneiro de lançar dois plays distintos ao mesmo tempo, com capa de vinil ( lembra de como eram os singles e ep´s de vinil antigamente? então é desse jeito ) e ainda por cima  desenhada pelo 'Mestre' das HQ's Mozart Couto. É bixo, não é pra  qualquer um não. "Reverendo" Marcelo Rossi ( baixo/vocais ), Daniel Iasbeck ( guitarra/vocais ), Espectro ( bateria ) e agora o mais recém chegado Fábio Hoffmann ( guitarra, ex-1853 ) nos presenteiam com estas duas aulas de hard rock à lá KISS e cantadas em português, encharcada de teatralizações que sempre lhes foi peculiar. Marcelo e Daniel dividem a composição de todas as músicas dos dois álbuns e o ótimo trabalho de produção ficou por conta de Daniel Iasbeck.

Exxótica III

    O disco III abre com Eu mesmo com uma letra intimista, aliás algo que permeia todos os discos da banda, não falam de fantasias e sim de experiências próprias com toques de devaneios, mas nada alienante. A música é um dos destaques desse disco com certeza pela voz de Iasbeck e o instrumental e clima festa pura. A Mínima Liberdade segue a mesma linha que é quebrada em Por Você que traz Marcelo cantando e tocando um baixo estupendo nessa que é uma das mais maneiras do disco. Não há Nada Lá traz um clima estradeiro talvez pelo violão que segura a base da música toda que conta com uma letra realista até demais.

    O Outro Lado traz também o outro lado da banda com Marcelo cantando esse som pesadíssimo com sua voz à lá Gene Simmons da fase Revenge do KISS. A letra também e pesada e o refrão gruda na hora. Asas do tempo caberia em qualquer FM, caso esse país fosse um país sério que tivesse uma faixa de FM inteligente nos dials e não essa latrina sonora que se tornou o rádio no Brasil. Sob Pressão é instrumental e traz de novo todo o peso e fúria do Exxótica, com uma guitarra absurda que sola o tempo todo sem ser maçante e uma base de baixo/bateria que faz a terra tremer!

    Mostrando a Cara Feia é toda Marcelo Rossi ( não o padreco e sim o nosso "Reverendo" ), porrada na orelha com Marcelo gritando a letra e dando a cara à tapa ( sem trocadilhos ) literalmente!

Faixas de: "Exxótica III"

01) Eu Mesmo
02) A Mínima Liberdade
03) Por Você
04) Não há Nada Lá
05) Bem Longe Daqui
06) O Outro Lado
07) Um Dia Especial
08) Asas do Tempo
09) Sob Pressão
10) Mostrando a Cara Feia
11) Quando Você Sair


Exxótica IV

    Já o disco IV e mais fraquinho, mas mesmo assim deflagra pérolas que nos deixam orgulhosos de ter adquirido este trabalho. A primeira faixa já abre o disco com aquela emergência peculiar do Rock and Roll, A Verdade, fala sobre uma verdade oculta que todo mundo conhece mas ninguém assume.

    Em Boca do Lixo ( Rua Aurora,72 ), Marcelo canta com aquela voz que lhe cabe sobre esse ponto 'não turístico' de Sampa, pesadona, vale a pena. Perversa, Safada, Gostosa e Vulgar já diz tudo no nome, mas, se você que ter um parâmetro siga meu raciocínio: Seria a música Todas as Mulheres do Mundo de Rita Lee cantada pelo Exxótica e com uma letra bem, mas bem mais ácida e depravada! HAHAHAHAHAHA...

    O último destaque deste disco seria Os Fantasmas que Habitam o Prédio, um épico de mais de 7 minutos com peso e 'soturnismo' suficiente onde Marcelo põe medo na gente narrando essa história de terror que acaba se materializando na sua cabeça enquanto a música discorre apoiada sobre a guitarra-pesadelo de Iasbeck, um clássico!

    Pois bem, se conselho é bom, eu te digo, compre os dois discos do Exxótica em www.exxotica.com.br e vá pra casa feliz com a certeza de que você está levando duas obras de arte de primeira e com o puro rock´n´roll ! Exxótica Rules na mesmice que vários setores do Brasil enfrentam!

Por Alexandre Wildshark

Faixas de: "Exxótica IV"
01) A Verdade
02) Nós Dois
03) Boca do Lixo (Rua Aurora, 72)
04) Nunca Mais
05) Perversa, Safada, Gostosa e Vulgar
06) Vazio
07) Às Vezes
08) Os Fantasmas que Habitam o Prédio
09) Vida
10) Jogo de Azar

Site: www.exxotica.com.br

Voltar para Resenhas