Exorddium - Leviatã
8 Faixas - Independente - 2016

    Leviatã é o conhecido nome de um dos monstros marinhos do Antigo Testamento e também retratado como um dos sete príncipes infernais, cujas formas - segundo a mitologia - seriam de um dragão marinho, serpente ou polvo ( no estilo do Kraken ) e também é o título do primeiro cd dos mineiros de Contagem, que desde 2004 formam a banda de Heavy Metal conhecida como Exorddium, que possui influências de Grave Digger, Iron Maiden e Judas Priest. O monstro Leviatã está explícito na capa do cd e pronto para destruir mais um barco foi desenhado por Marcel Briani.

    Gravado e mixado no Estúdio Engenho entre 2015 e 2016, Leviatã - o sucessor de Sangue e Glória de 2013 - contou com o importante apoio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, da Fundação Cultural de Contagem e da Prefeitura Municipal de Contagem, que acreditaram na ideia de Eduardo Bisnik nos vocais, Paulo César e Fernando Amaral nas guitarras, Nicolas Cortelete no baixo e Jaílson Doulgas na bateria nos trazendo neste disco oito canções em português e provam que o dinheiro dos nossos impostos pode, se utilizado corretamente, render bons frutos.

    A temática marinha já fica evidente na primeira faixa com seus dedilhados, seus barulhos de ondas e gaivotas, que fazem da instrumental Oceano das Almas conter uma carga de emoção bastante grande, além de nos preparar para o que vem a seguir com o Heavy Metal do quinteto eclodindo na cadenciada Leviatã, que é calcada na pegada clássica do estilo, ou seja, solos firmes nas guitarras e cozinha ( baixo e bateria ) bem postada em uma letra com vocais consistentes e um ritmo para fixar na memória, que destaca também os convidados Fil Ferrer nos vocais e André Cabelo nos teclados. Depois, o Exorddium faz um tributo ao estilo de vida que o Heavy Metal é para seus seguidores com a rápida Hail, que empolga nos seus versos e em seus solos cavalgantes, que produzem uma eletricidade musical muito grande, além de evidenciar o coro formado por Tiago Alves, Rively Sanches e Roberto Reiter ( Dunkell Reiter ), Rafael Amaral e Tom Leandro e um estilo para fãs de nomes como Harppia, Salário Mínimo e Centúrias curtirem logo de cara.

    Esta citada turma acima participa também da emblemática Irmãos no Metal ( sendo que Tom Leandro participa também solando sua guitarra ), que é daquelas faixas que basta uma audição para se gostar dela, pois, é pura adrenalina seja em sua letra, andamento ou refrão. Em suma, um hino do Exorddium de linhagem oitentista em que eles abusam dos solos de guitarras e aumentam o prazer em ouvir a canção. Para Coração de Aço, temos uma motocicleta em funcionamento e em seguida o quinteto exibe solos crescentes de guitarras, que trazem uma empolgante canção, que conta com Fil Ferrer nos vocais junto a Eduardo Bisnik e seu ritmo pesado, cadenciado e tradicional... é tudo que se deseja ouvir em um disco assim. Aliás, não se assuste se sair cantarolando seu refrão.

    A festiva e animada Brinde à Vida apresenta ótimos solos fortificados da dupla Paulo César e Fernando Amaral, que juntos produzem um andamento cativante e inspirado no Iron Maiden dos anos 80 em mais uma letra de fácil assimilação, que pela simplicidade, se torna mais saborosa de se curtir e atenção em sua letra também.

    De riffs mais elaborados, Filhos do Amanhecer é a sétima e penúltima de Leviatã, sendo que o quinteto nos mostra um Heavy Metal mais cadenciado e que enaltece os vocais de Eduardo Bisnik ( que provou ser uma excelente escolha para o posto ) e marca também mais uma participação de Fil Ferrer contracenando com ele. Finalizando, o Exorddium chega com a encorpada, rápida e inflamável sonzeira presente em Dama das Sombras, canção que Eduardo Bisnik recebe Marcelo Loss para dividir os vocais ante a modificações de ritmo que tornam a música ainda melhor, como por exemplo, a linha sinistra mais lenta e os solos de guitarras que percebemos em seus instantes finais.

    Como é bom ouvir um álbum que é calcado no Heavy Metal Tradicional, que é cantado em português e que contou com belas melodias e letras vibrantes, fatos que somados tornam a audição de Leviatã um delicioso prazer. Em tempos que fazem misturas diversas e as chamam de Heavy Metal, nada como um nome do porte do Exorddium para fundir suas influências do poderoso Heavy Metal da década de 80 com o jeito brasileiro de apresentar o estilo.
Nota: 9,0.

Site Oficial: http://exorddium.blogspot.com.br.
Facebook: https://www.facebook.com/PerfilExorddium/.
Youtube: https://www.youtube.com/user/Exorddium.

Por Fernando R. R. Júnior
Novembro/2017

Voltar para Resenhas