Eternal Malediction - Endeavour Through Thorns
2006 - 10 faixas - Force Marjeure Records

   Estreando em cd no ano de 2003, com o mcd Funeral In Normandia, o Eternal Malediction trouxe à tona uma sonoridade calcada no metal extremo, porém inovadora e surpreendente. Isso, claro rendeu ótimas críticas e os vários shows este paulistas de Osasco/SP, que foram convidados para abrir um show do Behemoth no LedSlay ( em 2004 ). Desde então a banda atualmente formada por Rafael Souza e Augusto Lopes ( guitarras elétricas e acústicas ), Heverton Souza ( vocais ) Ricardo Trassato ( bateria, substituindo André Ataíde ) e Kenny Kleinschmidt ( baixo ) prepararam o seu primeiro full lenght, intitulado Endeavour Through Thorns ( lançado em março de 2006 pela Force Marjeure Records ), gravado no Ancient Valley´s Tower e mixado por Augusto Lopes na Casa Negra

      Endeavour Through Thorns é aberto com a pesada Flames Of Humanity  onde o destaque já fica para as guitarras de Rafael e Augusto e também para a implacável bateria de Ricardo. Essa massa sonora somada aos vocais de Heverton dão uma cara toda única ao Eternal Malediction, porém extrema e diversificada, complicando a vida de todos aqueles que adoram rotular o som das bandas. A segunda é Burning Inside The Purity, onde nota-se as qualitativas linhas de guitarras em meios a urros furiosos extraídos dos pulmões de Heverton criando uma tonalidade violenta e única a esta música. Burning Inside The Purity conta ainda com a participação de Alex ( do Oligarquia ) e o que chama a atenção mesmo é a mudança para do sinistro trecho dedilhado mais leve que exibe uma bela evolução progressiva para uma forma mais melódica destacando, indiscutivelmente, esta faixa como uma das melhores do álbum.

    Sim meus amigos, eles passam por influências de rock progressivo, mas a força está no metal extremo, tanto que os amantes de um black metal direto, encontrarão na terceira faixa Satan 'Bless" You toca a raiva vocálica inerente ao estilo, porém Heverton eleva sua voz em níveis fora do normal. Em seguida a banda mostra influências mais melódicas com Ashes, faixa que a dupla de guitarristas da banda promove um andamento mais cadenciado e os guturais de Heverton passam de momentos extremíssimos a partes mais calmas. Isso com certeza demonstra uma característica que diferencia o Eternal Malediction das demais bandas, e ainda com direito a uma nova participação de Alex ( Oligarquia ). Uma das coisas mais interessantes de Exist, a quinta faixa, é a citação de trechos de um poema de Álvaro de Azevedo recitado por Heverton, durante os dedilhados de Rafael e Augusto antes que o peso avassalador tome conta da música. Sem dúvidas estamos diante de outro grande momento de Endeavour Through Thorns. Depois as guitarras aceleram-se clamando por peso e violência, deixando a longa e obscura Exist com uma variedade rítmica digna, novamente, a mais um espetacular momento do álbum.

    Depois é a vez de Ascencion Of The Fire Reign, faixa puramente black metal, e que já de início tenho o dever de destacar a pesada bateria de Ricardo em toques mais cadenciados. A voz de Heverton aparece de forma como se o vocalista estivesse sendo torturado para cantar os berros funestos que ele aplica na música, e além disso, temos ainda o rápido e coeso baixo de Kenny Kleinschmidt. Killing The Masks é cadenciada e o ponto forte vai para o repique na bateria em meio a solos distorcidos de guitarra. E a banda investe em som extremo com passagens mais acústicas, e isso deixa as suas músicas bem obscuras, mas muito soberbas. Extraindo a mais profunda brutalidade de sua garganta, Heverton manda a a oitava paulada deste álbum do Eternal Malediction, estou falando de Ancient Black Thorne, faixa que mais uma vez, me rendo ao ótimo e furioso trabalho destes paulistas de Osasco.

    Como é bom ouvir uma banda que renova-se a cada faixa de seu álbum, e esta As Faith Dissolves, que possui ares de folk pagão ( especialmente pelas linhas instrumentais ) não é diferente. Nada melhor que uma avassaladora, rápida e eficiente sessão extrema como é o caso de Shadows Of A Past para encerrar este primoroso primeiro trabalho do Eternal Malediction.

    Motivos para incluir este álbum em sua coleção você tem de sobra, porque além da capa em slipcase feito por Robson Piccin e o brilhante encarte que transforma-se em um mini poster ( costesia do trabalho de  Beto Martins ), ainda temos o peso, a fúria vocálica, a agressividade das guitarras, a coesão de baixo e bateria totalmente bem dosados. E pensar que ainda tem gente que fala que o metal extremo está saturado...ouça Endeavour Through Thorns e veja como estas pessoas estão enganadas, afinal para o Eternal Malediction ter sido convidado para abrir o show do Behemoth ( como citei no começo ) e já ter dividido o palco do Deicide, eles tem de estar em um nível acima da média, e conforme este álbum deixa bem claro, eles com certeza estão.

Site: www.eternal-malediction.com - contact@eternal-malediction.com
www.forcemajeure.com.br - rodrigowarlock@yahoo.com.br
 

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas