Empürios - Cyclings
10 Faixas - Musark Produções/MS Metal Records - 2012

    Na ativa desde antes de abril de 2006, quando lançou seu demo Drowned Earth, os cariocas do Empürios lutaram bravamente e finalmente no dia 28 de fevereiro de 2013, o tão sonhado debut cd veio à tona com o título de Cyclings. As gravações foram realizadas com todo o cuidado possível e duraram de julho de 2008 a fevereiro de 2011 no Musika Studios, AM Studios, Floresta Studio, Na Cara Studios e no Musark Studios, todos localizados no Rio de Janeiro/RJ, cidade de origem da banda. A produção e a mixagem é de Renata Decnop e Luiz Freitag enquanto a masterização de Brendan Duffey no renomado Norcal Studios em São Paulo/SP.

    O time responsável pelo álbum é composto dos citados Renata Decnop ( guitarra ) e Luiz Freitag ( baixo, guitarras acústicas, sintetizadores adicionais, efeitos, programação ) juntos a Fernanda Decnop ( vocais ), Iury Alonso ( guitarra ), Marcos Ceia ( teclados, sintetizadores adicionais, programação ) e Thiago Alves ( bateria ). Para a capa podemos ver um belo desenho de Daniel Dobboin e Marcos Ceia que envolve o digipack onde está o cd. Vale dizer também que o encarte vira um pôster muito bonito, ou seja, o Empürios não poupou qualidade para disponibilizar seu primeiro cd, que transita muito bem pelo Progressive Metal.

     Com sons oriundos de batimentos cardíacos em um hospital Cyclings é iniciado com Silence, que mostra a boa voz de Fernanda Decnop se destacando em um Heavy Metal muito interessante que possui seus segmentos mais progressivos cheios de ótimos solos de guitarras e uma base de muita melodia. O sexteto soube como criar uma música com muita categoria e como promover boas viagens logo de cara. Depois, com efeitos de teclados que unem-se ao andamento feito nas guitarras de Renata Decnop e Iury Alonso muito bem aliados aos envolventes vocais de Fernanda Decnop, temos Kiss Of The Blade, que conta com Daniel Dobbin do Asthar na bateria. O interessante é que o sexteto nos mostrar uma canção com uma energia fantasmagórica dotada de belas harmonias dos teclados de Marcos Ceia, especialmente quando percebemos os momentos mais acelerados.

    Em Over The Fire ouvimos uma linha rápida e viajante feita pelo tecladista Marcos Ceia que junto ao competente trabalho de bateria, baixo e guitarras temos de volta a vocalista Fernanda Decnop dividindo seus versos com o mestre Andre Matos em uma grandiosa sincronia. Logo em seguida, somos conduzidos para uma viagem instrumental cheia de categoria para depois os dois vocalistas retornarem com toda técnica que possuem, mas que é ainda mais interessante são os trechos introspectivos onde Fernanda Decnop e Andre Matos soltam a potência de suas cordas vocais e os momentos quando cantam em coro.

    A seguinte é Deluge exibindo uma linha mais pesada deste inicio de Cyclings, pois além da adocicada voz de Fernanda Decnop temos os vocais mais agressivos fazendo o contraste. Detalhe: note os momentos progressivos que o Empürios realizou e sinta o capricho. Para Invisible Man a banda nos fascina com ótimas evoluções feitas nos teclados de Marcos Ceia, que ajudam na condução da música, na forma que eles conquistam o ouvinte destacando-se suas belas melodias e a atuação individual de cada um dos demais integrantes. Surpreendente também é o seu 'final falso', que retorna com uma sucessão de excelentes e viajantes solos instrumentais, além do refrão que crava na cabeça.

    Com uma pegada mais Heavy Metal, a longa Empty continua com Cyclings e depois ganha uma andamento mais cadenciado dotado de muito feeling dos vocais de Fernanda Decnop. Posso dizer que o Empürios gosta de variar positivamente suas canções e nesta específica Renata Decnop e Iury Alonso aplicam longo solos de guitarras que fixam o convite para uma profunda viagem, isso muito embasado em uma melodia excelente, que deixa o espaço para recebermos também as ótimas vocalizações caminhando posteriormente para um crescente instrumental de primeira.

   Com mais um mergulho mais intimista nos teclados, que criam uma linha instrumental viajante a banda nos apresenta Metastasis, com alguns discursos ao fundo, simplesmente perfeitos para se fechar os olhos e sentir em outro ponto. Entretanto, o objetivo desta canção é te levar para a rápida e pesada Chaos, que segue assim até que o Empürios decide aplicar sua progressividade para mais uma vez garantir mais qualidade a sua música. Tenho que destacar também as inversões das partes aceleradas para as calmas que eles fazem com muita habilidade e bem como os lindos vocais de Fernanda Decnop. Nesta oitava canção eles dão um show de elegância instrumental.

    Sem que se perceba, chega a vez de In The Middle Of Everything ganhar nossa atenção com suas belas e pesadas melodias que aumentam e diminuem de força de acordo com o desejo da banda, e verdade seja dita, que o Empürios sabe como fazer muito bem. A instrumental The Butterfly Effect começa no piano e caminha por linhas de guitarras, baixo e bateria mais voltadas para o Heavy Metal causando um a oposição comparada com as outras que são mais viajantes. Mas nem por isso eles deixaram sua veia progressiva afastada, então feche os olhos e a sinta o mergulho que a banda te convida participar.

    A longa Mãyã começa com Renata Decnop e Luiz Freitag nos violões trazendo um clima mais suave para no decorrer os vocais de Fernanda Decnop nos envolvam com facilidade. Depois eles trazem mais vibração à música e nos levam para a maior viagem do álbum, que só é rompida nos riffs de guitarras do convidado Gabriel Victorino junto a Renata Decnop e Iury Alonso que elevam consideravelmente o peso da música, que segue em um crescente positivo e sabiamente próximo ao final eles retornam com a bela timbragem, que destacou em seu começo para então terminar nos dedilhados. Para encerrar Cyclings, o Empürios nos exibe [Procedure] com efeitos viajantes que buscaram sua origem certamente no álbum Middle do Pink Floyd passando uma linha mais introspectiva, que de certa forma termina o ciclo iniciado com a primeira música do cd ou pode-se dizer que o recomeça, caso você o ouça novamente, ou seja, o conceito de girar e girar é muito bem exibido.

    Cyclings é um grande disco de Prog Metal lançado pela MS Metal Press, que possui todos os elementos que tornaram grandes bandas como Dream Theater e Symphony X e está muito bem gravado, além disso, possui também significativas atuações com muita emoção de cada um dos membros da banda e algo que não é tão comum: vocalizado - e com perfeição - por uma mulher. Se aprecia o estilo, gosta de novidades vindas do Brasil que não devem em nada para os gringos ( que aliás em muitos casos são melhores que muitos discos deles ), trate de conhecer o Empürios.
Nota: 9,5.

Site:  http://www.empurios.com, http://www.facebook.com/empurios, http://empurios.bandcamp.com
e http://www.myspace.com/empuriosonline.

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2013

Voltar para Resenhas