Elétrika - S.O.B.
12 Faixas - New Records

 A banda mineira Elétrika, de Belo Horizonte, foi para a França em junho de 2004 e durante essa excursão Européia a banda participou de vários festivais, incluindo entre eles, o Fury Fest  ( www.furyfest.com ) que é o maior festival francês e esteve ao lado de bandas como Fear Factory, Testament e Slipknot.

    O álbum que alavancou essa tour foi o S.O.B. com uma vendagem, na França, de 2200 cópias em 6 meses. Este novo trabalho contém 4 músicas em inglês e novas, além de outras músicas com versões em inglês do álbum V.S.F. ( leia review mais abaixo ). A banda conta com o seguinte line-up: Cláudio Munayer na guitarra, Daniel Lima nos vocais e guitarra, Thiago Braga no  baixo e Christian Villaça na bateria.

      Falando especificamente das 12 faixas que estão neste álbum S.O.B. - temos na abertura a canção título do álbum que tem sons do Microsoft Windows ( que coisa hein!!! ); que se transforma em sirenes e em seguida o peso do new metal que é o estilo adotado pela banda. Especialmente no refrão notamos essas influências; destaco também o riff rápido no final e a volta das sirenes. Após o efeito de uma ligação telefônica inicia-se Atehnup, que é a segunda canção, e antes do peso das guitarras, notamos algumas influências indígenas, essa faixa alterna versos em português ( porém, de trás para frente ) sendo bem pesada como podemos notar nos solos de guitarra, baixo e bateria. Seguida de Animal que é cantada em português e com um grande trabalho na percussão; essa faixa mostra a bela voz de Daniel Lima. Na música seguinte, Hey Mister o que ouvimos novamente uma percussão forte e um new metal bem distorcido com riffs pesados. 

    Quer ouvir um new metal na linha das bandas americanas? então pule para a quinta faixa I Gotta e a seguinte Corra - enfim, muita distorção nas guitarras, bateria cadenciada, efeitos e sirenes,  mas em Corra a letra é em português e fala sobre indignação. Give It Back é uma canção que alterna momentos com versos pesados e mais calmos sendo interessante prestar atenção nestas inversões. A música com a maior influência de new metal deste álbum S.O.B. é a oitava chamada Train com seus riffs pesados e pelo trabalho na bateria e no baixo onde o Elétrika mostra competência e diversidade. Dizer Não é uma balada cantada em português com bastante violão e um refrão hard rock, quero que note os vocais de Daniel Lima, ficaram ótimos nesta faixa, não concorda?

    Keep Me ( Alive ) é outra canção com uso de violões de Cláudio Munayer e é onde novamente vemos a versatilidade do Elétrika em produzir canções pesadas e baladas como esta. E depois de três faixas " mais calmas " chega a hora de Cigano que é outra faixa de new metal cantada em português. Com efeitos de percussão, vozes de TV em várias línguas e sirenes bem curiosas chegamos na última música que chama-se Panic que fecha o cd com peso na dose certa; e a curiosidade sobre Panic é que esses efeitos voltam ao final da música fechando num riff pesadaço e encerram-se num " boa noite".

    É amigos e amigas do Rock On Stage, o Elétrika promove uma bela diversificação no seu som que deve agradar a muitos e deve " eletrificar " muitas cabeças que curtem new metal.

Site: www.eletrika.com.br
E-mail:
eletrika@eletrika.com.br

Gravadora
New Records:  www.newrecords.com.br
E-mail: selonewrecords@ig.com.br 

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas