Eduardo Lira - The First Concept Project
 10 Faixas - Alternative Music - 2016

    O guitarrista Eduardo Lira já participou de nomes importantes do Underground carioca tais como Explano!, se apresentou em lugares importantes como o Circo Voador no Rio de Janeiro/RJ, além de viajar por várias cidades brasileiras dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e do interior do Rio de Janeiro e isso, conferiu mais experiência para ele.

    Ele já gravou músicas com Eduardo Ardanuy, Andria Busic, Big Joe Manfra ( guitarrista solo ), João Fera ( tecladista dos Paralamas do Sucesso ), Felipe Andreoli ( baixista do Angra ) e Deia Cassali ( cantora da qual faz parte da banda de apoio na turnê do EP Sujeira Visceral ). Sua estreia como guitarrista solo se deu em 2015 quando lançou o single Prelude e complementada posteriormente com este The First Concept Project, que foi disponibilizado em 2016 pela Alternative Music.

    A produção de The First Concept Project é de David Cid, Alexandre Oliveira e Eduardo Lira e suas gravações foram realizadas no El Studio no Rio de Janeiro/RJ em 2015 com processos de mixagem e masterização realizados pelo citado David Cid. Para a capa da viagem sonora que seremos expostos, Eduardo Lira procurou o renomado Gustavo Sazes da Abstrata e este criou um desenho com belas paisagens espaciais surreais com pontos distantes se entrelaçando onde no cosmo se encontra o guitarrista. Além de Eduardo Lira, que comanda os solos de guitarra temos as participações de Andria Busic, Vinicius dos Anjos, Felipe Andreoli e David Cid nos toques de baixo, Samuel Costa e Rodrigo Boechat nos teclados.

    No piano tocado por Samuel Costa apresentando uma linda melodia mais Progressiva que vai ganhando mais vibração, The First Concept Project nos exibe Eduardo Lira com a sua faixa The Edge Part I - Introitus, que se liga no Heavy Metal Melódico de The Edge Part II - A Path To Enlightenment, que é mais acelerada e denota os elaborados solos do guitarrista e toda a sua enorme habilidade, que transita por vários estilos. Na terceira, a Sunrise, temos um ritmo mais Heavy nos solos de guitarra com passagens repletas de melodia com linhas de baixo capitaneadas pelo renomado Andria Busic.

    Novamente com uma aura mais Progressiva e com uma pegada Heavy Metal chegamos em Catharsis, onde além dos solos de guitarras de Eduardo Lira tenho que destacar o convidado Felipe Andreoli no baixo, que juntos produzem eficazes evoluções. A balada de guitarra Enjoyment é a quinta canção de The First Concept Project e nesta o guitarrista coloca todo o seu 'feeling' a cada sequencia de notas e nos convida para ouví-la de olhos fechados para sentir desta maneira todas as suas sensações ao sons de crianças brincando discretamente ao fundo. Depois temos Requiem For A Dream, que é mais na linha dos grandes nomes da guitarra, como por exemplo Steve Vai e como é o costume... são gostosas de se ouvir e apreciar sua técnica através de várias ótimas camadas, onde ele faz sua guitarra literalmente falar.

    Em um novo flerte mais Prog Metal, como observa-se na veloz Kaleidoscope, Eduardo Lira realiza uma 'infinidade' de toques em sua guitarra, que nos expõem a diversos sabores sensoriais. Para Imaginarium nota-se uma percussão envolvente, que habilita os solos melodiosos do guitarrista caminhando por trilhas de imensa capacidade e que passam um astral muito positivo.

     Possivelmente, a mais Heavy Metal de The First Concept Project seja a nona faixa, a Intention Divine, onde tanto seu ritmo quanto seus solos de guitarra nos mostram um lado mais denso, quase nos convidando para 'banguear'. Ao som de trovões e um riff longo, que está deveras melodioso ante a uma dramática harmonia no piano ( que foi tocado pelo convidado Rodrigo Boechat ), o cd é encerrado com Raining Day e propondo assim uma reflexão em suas notas.

    Para os aficionados em trabalhos instrumentais, onde percebe-se claramente que o guitarrista depositou todo o seu sentimento e cada composição e que neste caso curtam linhagens mais Prog Metal, este The First Concept Project será uma ótima escolha para quase trinta relaxantes minutos.
Nota: 8,5.

Sites: www.eduardoliraoficial.com e https://www.facebook.com/eduardoliraoficial/.

Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2017

Voltar para Resenhas