Edi Roque - Truth
12 Faixas - Independente - 2013

    Prosseguindo a trilogia instrumental iniciada no álbum Caminho ( leia resenha ), Edi Roque, músico, compositor e produtor musical premiado internacionalmente, que hoje mora em Los Angeles, Califórnia/EUA, membro da LARAS ( Academia Latina das Artes e Ciências da Gravação - Latin Grammy ), chega agora na segunda parte de seu projeto com o novo cd, cujo título é Truth e tem como intenção direcionar seu trabalho para o mercado europeu com participações de músicos internacionais.

    Dentre eles temos Ivan Manoloff, búlgaro de sólida carreira instrumental, que já se apresentou ao lado de  Gianluca Palmieri e Greg Howe; Javi Arpa, espanhol que é produtor e guitarrista, que gravou vários artistas europeus e acompanha a cantora Chenoa; Dani Moreno, baixista experiente que também acompanha a cantora Chenoa; Alex Fornari, guitarrista que já tocou ao lado de RPM, Eduardo Araújo, entre outros; Teo Dornellas, brasileiro, guitarrista que atua na banda de PG ( ex-Oficina G3 ) e Cleber Shimu, guitarrista e já trabalhou com vários artistas brasileiros. E com tantos músicos de qualidade juntos, claro que a virtuose do guitarrista está presente, mas, o direcionamento foi bastante voltado ao Rock e Heavy Metal.

    Assim como o cd Caminhos, a produção, mixagem e masterização ficaram a cargo de Edi Roque e a criativa capa é assinada por Getulio Faria ( da Vision Arts www.visionarts.net.br ). Intro abre o cd em uma ótima linha festiva de circo, que prossegue em poucos instantes para dar lugar aos solos de muita habilidade e técnica em Pseudo Prophetae, que possuem elementos de Heavy Metal no estilo de um Steve Vai, que vão te soltando a mente e promovendo uma ótima viagem. Em Jonas, Edi Roque continua a nos mostrar um andamento pesado com melodias que passam uma energia vibrante e muito feeling ao decorrer da música, que será apreciada facilmente e sem moderação com seu estilo mais Prog Metal.

    Para Epilogus, o guitarrista traz uma canção onde os convidados Ivan Lopes na bateria e Adriano Sambatti no baixo promovem arranjos pesados que caminham por lados mais voltados ao Jazz/Fusion, sempre com muita harmonia, porém, com todos os três desfilando muita técnica em um som de se fechar os olhos e imaginar paisagens surreais. A faixa título - a Truth - é em seu princípio comandada pelos 'slaps' no baixo, que depois recebem solos de guitarras mais vigorosos e devidamente viajantes, com direito ao uso de alavanca por Edi Roque, além de muito peso e viradas surpreendentes para linhas mais calmas. Esta é disparada um dos pontos altos do cd.

    Depois hora de riffs mais pesados juntos a uma ótima pegada na bateria para a Hypnosis, cujo crescente envolve bastante e até provoca uma vontade de 'banguear' no ouvinte, exceção feita apenas aos trechos calmos e progressivamente melodiosos da canção. Com sons de trovões e solos cheios de potência, Storm marca a sétima de Truth, e aí, Edi Roque aplicou uma exuberante linha cadenciada, que enaltece ainda mais a sua soberba capacidade nas seis cordas nesta que é a mais pesada das composições do cd. Entretanto, ele soube colocar dedilhados calmos e viajantes na composição, porém, eles voltam rapidinho ao seu andamento avassalador.

    Com o nome de Interlude, temos uma curta música acústica bastante emocionante e reflexiva só no violão. Com um estilo bastante atual Fake Shophie traz solos bastante cativantes que evoluem em melodias que são ótimas de se ouvir por possuírem um jeitão cinematográfico. Em Worship, Edi Roque exibe solos mais longos e melodiosos em sua guitarra, que produzem linhas calmas e passam muita positividade à maneira que vamos sentindo eles em nossa mente. Enfim, temos aqui outra música para viajar.

    Deixando a distorção crescer Prologus denota novamente o lado mais Fusion deste álbum Truth através de uma harmonia gostosa de se ouvir destacando também o solo discreto de Dennis Silva em seu baixo. Para encerrar este virtuoso trabalho de Edi Roque temos o Blues lento de BFG, que passa altas doses de ótimos de guitarra e todo aquele feeling único do estilo.

    Mais uma vez Edi Roque nos brinda com um 'discão' cheio de tudo que os fãs com ouvidos mais apurados esperam em um álbum de um guitarrista como ele. Se você é apreciador de um álbum instrumental que contenha Jazz, Fusion, Heavy Metal, Blues saiba que não são apenas os gigantes como Joe Satriani e Steve Vai que são capazes de criarem excelentes trabalhos.
Nota: 9,5.

Sites: http://www.ediroque.com.br/
e https://www.facebook.com/ediroqueguitar.

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2015

Voltar para Resenhas