Dynahead - Antigen
2008 - 10 faixas - Independente

    A banda brasiliense Dynahead formou-se em 2004, atualmente é composta por Caio Duarte ( vocais ), Diogo Mafra e Pablo Vilela ( guitarras ), Diego Teixeira ( baixo ) e Rafael Dantas ( bateria ) responsáveis pelo primeiro full lenght Antigenlançado de forma independente e distribuído pela Free Mind Records ). O álbum, sucessor do demo Unknown ( 2005 ), foi  gravado e produzido pela banda no Broadband Studio em Brasília/DF e teve sua masterização por conta de James Murphy ( que gravou trabalhos de Testament, Death e Orbituary ) que garantiu ainda mais qualidade ao thrash metal com grandes influências progressivas. Mais uma vez o ótimo ilustrador Gustavo Sazes assina a capa e os encartes do cd, dito isto, vamos à resenha em si.

    Clockwork I já entra abalando com as estruturas com um prog metal bastante agressivo, caótico e muito emocionante. Os vocais guturais quase death de Caio Duarte somados à atuação competente do baterista Rafael Dantas dão a tônica desta primeira música do Dynahead. Sem diminuir a investida em linhas altamente pesadas a banda apresenta Layers Of Days, que mantém a fúria em estado de ebulição, porém, o quinteto já exibe os primeiros momentos mais viajantes. O Dynahead não está para brincadeiras e mesmo com influências progressivas vistas em Virtual Twin, eles querem provar que o negócio deles é o metal e dos mais pesados possíveis, mas com muita técnica dos músicos que envolvem o ouvinte sem que este perceba.

    A seguinte é Tactile Haven e nesta temos um prog metal rápido dotado de uma roupagem agressiva embasada nos virtuosos solos de guitarras de Pablo Vilela e Diogo Mafra, bem como nas evoluções criativas do baterista Rafael Dantas que culminam no momento mais progressivo de Antigen até aqui. A pancadaria de Join And Surrender continua a sequencia do tracklist do cd, que agora alterna trechos mais calmos com momentos de puro caos sonoro chegando aos limites do death - com ira usada pelas bandas de metal extremo. Atente seus ouvidos para os pesados riffs realizados pela dupla de guitarristas da banda. Bloodish Eyes só não é um thrash metal puro por conta das levadas progressivas, pois os vocais e as guitarras exibem uma violência ouvida apenas em bandas deste estilo.

      A sétima é Depart Now e tem seu inicio mais calmo, com o vocalista Caio Duarte passando muita tranquilidade e muito feeling, mas, o lado heavy metal não foi esquecido: o Dynahead aplica o peso com muita força, superando aquilo que o ouvinte estaria esperando e acaba por surpreendê-lo. Do You Feel Cleansed? é mais outra sessão de peso convertido em implacáveis atuações de baixo, guitarra e bateria que firmam os alicerces para que Caio Duarte exprima toda a brutalidade que sua voz lhe permite. Em Vorsicht! as linhas vocálicas furiosas são trazidos pela força das guitarras que esbanjam técnica durante o andamento mais cadenciado desta música. The Starry Messenger é a faixa que marca o encerramento de Antigen com riffs rápidos e pesados agregados com uma vigorosa atuação do baterista  Rafael Dantas e do baixista Diego Texeira que fazem o clima relativamente mais calmo e viajante para Caio Duarte cantar aplicando outra dose brutal de sua voz.

    Mesmo flertando bastante com o Progressivo, deu para notar que a proposta do Dynahead é soar o mais Heavy Metal possível, e detalhe, dos brutais. Essa linha de Prog com Thrash e passagens pelo metal extremo adotada pelo Dynahead garantiu à banda uma originalidade ímpar e também a certeza de novos caminhos para o Metal.
Nota: 8,0.

Site: www.dynahead.com.br e www.myspace.com/dynahead

Por Fernando R. R. Júnior
Maio/2010

Voltar para Resenhas