Dune Hill - Song Of Seikilos
13 Faixas - Independente - 2020
 

    Completando uma década de atividades, o quinteto de Hard'n'Heavy recifense Dune Hill lançou de forma independente em 2020 a versão física do álbum Song Of Seikilos, que já ocupava as plataformas digitais desde julho de 2019. O sucessor do ótimo White Sand de 2014 ( leia resenha ) e do EP Road To Addiction de 2016 foi gravado por Leonardo Trevas nos vocais, Felipe "TDB" Calado e Andre "Lego" Pontes nas guitarras, Pedro Maia no baixo e Otto Notaro na bateria juntos a Nenel Lucena no Mr. Prog Studios no Recife/PE entre janeiro a junho de 2018 ( onde também foi realizada a mixagem ) e a masterização é de Leonardo Domingues ( Mundo Livre S/A ). As gravações adicionais são de Marcelo Pompeu no Mr. Som Studio em São Paulo/SP em junho de 2018 e de Lucas Reis neste mesmo mês.

    A capa que se liga na história de Song Of Seikilos é de Rodrigo Bastos Didier, artista que ilustrou o Secret Garden do Angra e as outras capas do Dune Hill, onde notamos as imagens de Bella e Alex, duas mulheres que desejam viver o amor mesmo com as adversidades e preconceitos, que são explicados por Leonardo Trevas: "Nós queremos falar de uma história de amor que atravessa os séculos, mas ressoa no momento atual. É um tema universal: as personagens Bella e Alex poderiam ser brasileiras, russas, indígenas ou da Grécia Antiga. Isso é algo que a capa do disco procura representar. E contar essa história no gênero fantasia, envolvendo mitologia e reencarnação, não a torna menos política."

     Nas 13 faixas do cd, o Dune Hill convidou algumas personalidades do Heavy Metal Nacional, tais como Antônio Araújo ( do Korzus e One Arm Away ), Nenel Lucena ( Evocati e Bride ), Deborah Alencar, Felipe Wolfenson ( Papaninfa e Little Wolf ) e o saudoso maestro Andre Matos, que nos deixou no dia 08 de junho de 2019, coincidentemente um ano após registrar sua participação neste disco, que a partir de agora comentarei os detalhes de suas músicas. Aliás, antes vale mencionar a frase de Leonardo Trevas sobre a participação de Andre Matos no disco: "foi uma tarde e noite em que pude presenciar um mestre realizando o seu ofício. André cantava de uma maneira como poucos conseguem, e tinha um talento incrível de criar harmonias e arranjos. Sua morte tocou a todos nós, mas, entendo que a obra é grandiosa e viverá nas gerações futuras".

   Aos dedilhados no violão com a presença de Nenel Lucena e com vocais suaves destacando a outra convidada, a vocalista Deborah Alencar junto a Leonardo Trevas temos com letras em grego de Song Of Seikilos fazendo a abertura do cd e antecedendo o Heavy Metal consistente de Dune Hill através de solos e vocais empolgantes conduzidos por uma linha instrumental pesada, envolvente e bastante criativa. Em seguida, Set You Free chega deveras contagiante em seu ritmo Heavy, que recebemos solos de guitarras feitos por Nenel Lucena junto à dupla Felipe "TDB" Calado e Andre "Lego" Pontes, onde é percebido a energia que eles passam em suas notas bem como também as suas formosas vocalizações.

    Só o início de Addiction em sua parte instrumental que flerta com o Blues já é deveras cativante, mas, o Dune Hill foi além e nos colocou diante dos vocais sempre animados de Leonardo Trevas, que te convidam para gritar seu refrão e agitar bastante com ele. Vale mencionar ainda a beleza existente nos solos de guitarras esbanjando toda a habilidade de Felipe "TDB" Calado e Andre "Lego" Pontes, que estão puramente Heavy Metal e também os toques precisos e encorpados do baterista Otto Notaro.

    Para God Delivering notamos os toques feitos pelo baixista Pedro Maia nos trazer os vocais e os seus solos de guitarras criando ótimas viagens pesadas ao passar de seus minutos que aumentam o peso da música e capturam o ouvinte levando-o a desejar repetir a audição desta faixa, o que só não o fiz imediatamente porque a curiosidade em conhecer a continuação da história de Song Of Seikilos era maior.

    A sexta é o admirável Blues acústico Absalon's Blues e conta com Felipe Wolfenson no violão para que Leonardo Trevas cante com aquele estilo sarcástico até conectarem esta composição na pesadaça e bastante atraente South, um Hard'n'Heavy excelente em que a banda se supera e que já é uma das minhas favoritas, para confirmar sinta as alternações de andamento e os seus longos riffs de guitarras, que liberam o vocalista para cantar com muito 'feeling' seus versos. The Mirror possui um começo em sua parte instrumental exuberante em que Leonardo Trevas fazendo as vozes de Seikilos e pouco depois o mestre Andre Matos assume os holofotes ao emprestar sua potente e praticamente inigualável voz a Absalom e, de certa forma, roubar a cena, que é embasada em uma linhagem Prog Metal com Groove em que Pedro Maia garante uma atuação marcante em seus toques de baixo.

    A nona do cd é Eldorado e o seu estilo Hard'n'Heavy fica latente crava sua melodia na memória fazendo você caro leitor(a) do Rock On Stage apreciá-la logo em sua primeira audição, graças à exibição primorosa do quinteto, que por alguns momentos apresenta solos e linhas de vocais que trazem à imagem do do estilo largamente praticado pelo Iron Maiden.

    Novamente com harmonias impactantes, o Dune Hill nos mostra agora The Last Night, que conta com Antônio Araújo nos solos de guitarra desta serena composição, cujo refrão fica ecoando na cabeça. Para a próxima notamos melodias viajantes, que estão presentes em Hypnos And Thanathos ( Overdose ), que é um tanto introspectiva em sua Part I: Hypnos em que percebe-se um crescimento que se amplifica nos toques opacos feitos pelo baixista Pedro Maia conduzindo a Part II: Thanathos, cujos trechos de sua letra em grego culminam em solos notáveis nas guitarras, que terminam de forma intimista com respirações e dedilhados tornando esta décima primeira composição outro ponto alto de Song Of Seikilos.

    A penúltima é a Ending Down ( Seikilos Reprise ) e é mais calma, daquelas que são para se ouvir de olhos fechados facilitando uma imersão maior em seu andamento, que termina com um tom de lamento com versos em grego novamente. Finalizando este grandioso álbum, o Dune Hill executa a Queen's Road, canção que harmoniza seus trechos Prog com os Heavy Metal com um ritmo que me lembrou do Queensrÿche enquanto que sua letra termina de nos contar a história de Bella e Alex e a banda nos concede linhas instrumentais sensacionais, que são uma delícia de se ouvir no épico encerramento de Song Of Seikilos.

    Dedicado à Andre Matos, Song Of Seikilos superou o já qualitativo álbum White Sand e deixou totalmente claro porque o Dune Hill é uma das incontestáveis e mais conhecidas bandas do Heavy Metal do Recifense, porque levou a banda no Abril Pro Rock e no Fig, além de angariar aberturas para nomes como Angra, Andre Matos, Dr. Sin e Sonata Arctica. Que na segunda década de trabalhos, eles continuem a nos impressionar com obras tão magníficas como esta que tenho em mãos, que recomendo sua versão física para que você possa ouvir o álbum com o encarte nas mãos e assim realizar um mergulho completo em sua conceitual e atual história.
Nota: 10,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Março/2020

Instagram: https://www.instagram.com/dunehilloficial.
Spotify: https://open.spotify.com/artist/4TsPCSpEOGDTDwkJBpnK1Q.
Youtube: https://www.youtube.com/user/Dunehillofficial.
Facebook: https://www.facebook.com/dunehill.

Voltar para Resenhas