Dr. Kong - Protagonista
13
Faixas - Independente - 2016

    Flávio de Carvalho nos vocais, Eliel Carvalho e Gustavo de Carvalho nas guitarras, Gustavo "Cachopps" Silva no baixo e Wagner "Capucho" Arruda na bateria formaram em Goiânia/GO o Dr. Kong em 2015 com a ideia de produzirem composições próprias na linha do Blues e do Rock'n'Roll mais clássico, porém, incorporando as novidades dos dias atuais. Influenciados por nomes como AC/DC, Anthrax, Iron Maiden, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Capital Inicial e Titãs, o Dr. Korg lançou em 2016 o seu primeiro disco intitulado como Protagonista, que é composto por treze faixas e todas cantadas em português, cuja mixagem e masterização foram realizados por Eliel Carvalho e Guilherme Bicalho.

    Na capa temos um ser com um tipo de máscara que tem seu título explicado pelo vocalista Flávio de Carvalho da seguinte forma: "Protagonista, lança um olhar contestador sobre a passividade do eu. A vida passa rápido e, no entanto, o sujeito é inerte, apático, indiferente. Um verdadeiro corpo sem alma, que tenta se animar. Eis que o cidadão revoga todo esse desinteresse e assume o papel de protagonista. Ele agora quer ser o personagem principal do teatro da vida."

    A canção título Protagonista abre o Hard Rock do quinteto da capital de Goiás em um ritmo mais lento e de letra empolgada em português com ênfase nos solos de guitarras em uma pegada bem Rock Brasil dos anos 80, com inclusive um certo sarcasmo na voz de Flávio de Carvalho. Para Fale Tudo sentimos uma orientação dos solos de guitarras de Eliel Carvalho e Gustavo de Carvalho para que Flavio de Carvalho possa cantar com garra seus versos que são sobre a importância da amizade e de se pensar antes de falar. Com as guitarras e a bateria produzindo um andamento interessante, Honoráveis Primatas mostra uma ironia correta ao comparar à raça humana aos nossos descendentes na escala evolutória, que mesmo no grau de inteligência atual mantemos nossos instintos primordiais e errados ( haja visto a violência praticada pela humanidade até hoje em situações bestiais ). E assim como na anterior, o seu refrão desta terceira faixa será facilmente assimilado pelo ouvinte.

    Olho do Furacão é a quarta do cd e possui um estilo voltado ao Blues Rock em que os vocais da forma que aparecem favorecem os solos de guitarras, que são executados passando bastante energia e provocam uma vontade de dançar em seu decorrer pela linhagem utilizada. Ainda nesta pegada Blues Rock, Consciência chega enviando suas melodias através de uma letra com profundas críticas para aqueles que ficam parados em casa e não tomam uma atitude, mas, recomendo uma atenção aos solos de guitarras. De estilo mais sujo, um tanto que pesado e de ritmo bastante envolvente Superficial marca a sexta de Protagonista e aqui o Dr. Kong novamente apresenta uma letra contestadora e realista, cujo refrão é um das críticas presentes e fixa na cabeça e as parte faladas são um verdadeiro tapa na cara e um mantra para não votarmos errado. Dotada de um andamento animado, Indignação é uma canção de formato puramente Rock'n'Roll, cuja letra é uma ácida crítica aos políticos e aos seus eleitores em geral, que acreditam em todas as bobeiras que eles falam e também na manipuladora imprensa, onde a ideia é nos chamar a atenção e modificar nossa linha de pensamento para não arrependermos depois.

    A balada Não Perca o Humor é a oitava de Protagonista e exibe um crescimento cativante em suas alternações mais tranquilas com outras de longos solos de guitarras em que percebemos as boas e encorpadas vocalizações de Flávio de Carvalho. Mergulhando mais forte no Blues, Rarefeito mescla seu ritmo muito bem com o Rock capturando facilmente o ouvinte nesta que é uma das melhores de Protagonista por conta do estilo dançante que eles habilmente souberam aplicar na música.

    De linhas sentimentais, Passos é outra balada do cd e  contém uma base Rock'n'Roll devagar que é gostosa de se ouvir tanto no seu andamento quanto nos vocais. Para Não Me Chame Essa Noite temos em evidência o lado apaixonado do Dr. Kong em uma letra bastante melosa, onde os demais capricharam na parte instrumental concedendo a sustância necessária para a música te emocionar, onde saliento os dedilhados no violão e os repiques feitos pelo baterista  Wagner "Capucho" Arruda.

    De letra bastante positiva, Por Sorte caminha pelas músicas românticas deste Protagonista e aqui temos sua canção de Rock'n'Roll em que o vocalista se mostra bastante apaixonado ao cantá-la. Para encerrar, o Dr. Kong retorna ao Blues Rock, porém, agora mais acústico com Metanoia, cuja letra e andamento são de fácil absorção, sendo que no momento em que os solos de guitarras aparecem junto aos teclados sentimos a sua melodia nos envolver definitivamente.

    Neste disco de estreia do Dr. Kong, o quinteto goiano nos colocou diante de treze composições que oscilam entre o Blues Rock e o Rock'n'Roll com algumas vibrações mais adocicadas de forma que classifico Protagonista como um divertido trabalho, que deve ser ouvido sem pretensões maiores e que devemos relaxar em seus quase 50 minutos.
Nota: 8,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2019

Facebook: https://www.facebook.com/drkongbanda/
Twiiter: https://twitter.com/drkongbanda

 

Voltar para Resenhas