Dolores Dolores - Id Superpower
 13 Faixas - Independente - 2014

    O quarteto mineiro Dolores Dolores de Belo Horizonte formado por Wille Muirel nos vocais, Alessandro Bagni na bateria, Humberto Maldonado na guitarra e Rodrigo Cordeiro no baixo é um praticante do Hard Rock dos bons tempos, lançou seu primeiro disco em 2012 ( cujo nome é Songs Of Experience ) e continuou firme até disponibilizar este segundo álbum da carreira foi nomeado como Id Superpower e forjado na linhagem setentista do estilo contendo um alto poder de infectar ( e agradar ) ao ouvinte logo em sua primeira audição.

    Seus processos de gravação, mixagem e masterização foram realizados no Studios Solo pelo baixista Rodrigo Airess Grilo em Belo Horizonte/MG com produção do guitarrista Humberto Maldonado e dos demais integrantes da banda. Leonardo e André Martins cuidaram da capa que mostra várias imagens entrelaçadas.

    E logo na primeira música, a Infant Sorrow ( Prelude ) o Dolores Dolores já emociona com dedilhados mais acústicos e um pouco viajantes, que trazem claras linhas de Blues e vocais cheios de 'feeling' chamando a atenção e criando a expectativa para a música seguinte, onde após o som de uma colisão de automóvel recebemos o ótimo Hard Rock dotado de altas doses de melodias presentes em Confused, cujo ritmo é altamente contagiante e possuidor de versos para se cantar com o quarteto. Atenção também nesta segunda música aos solos de Humberto Maldonado na guitarra, que contém vários crescentes saborosos de sentir. Em Behind The Hills vemos o Dolores Dolores disparar uma faixa mais calma, bastante gostosa de se ouvir, onde Wille Muriel canta colocando muito carisma a cada verso e seu andamento quase viajante é daqueles que devemos fechar os olhos ao perceber os solos de guitarra, que criam uma esbelta melodia, que recebe a adição de teclados no momento exato para engrandecer a canção junto aos vocais.

    De começo mais introspectivo, Crystal Ball é a quarta do cd e ganha mais energia em seu decorrer até que os riffs de guitarra feitos por Humberto Maldonado coloquem mais Rock'n'Roll ao som, que mostrou algumas influências de Grunge na forma que seus versos são cantados. Entretanto, a elétrica Perfect Man chega pouco depois e exibe solos de guitarra que te conquistam rapidamente, assim como seus vocais e seus toques no baixo, que somados com as evoluções vistas na bateria de Alessandro Bagni resultam em um divertido Hard Rock descompromissado com refrão que fatalmente você acabará cantando junto com a banda. Para Nothing To Loose ouvimos dedilhados mais calmos, o barulho de partida de um motor e Wille Muriel cantando com muita empolgação a parte inicial de sua letra até que os demais apliquem um cativante andamento instrumental, que tornam esta música ainda melhor, confirme ouvindo atentamente os seus solos de guitarra. Com um estilo mais sarcástico, especialmente no seu ritmo, Waiting For A Train é outro contundente Hard Rock, onde as melodias vocais e instrumentais caminham juntos em parceria nos mantendo conectado em cada um de seus minutos, inclusive criando o desejo de sair dançando durante sua execução por seu claro flerte com o Funk.

    Logo após aparecerem alguns sons de máquina chegamos na oitava de Id Superpower, a Mama Techonology, uma sonzeira infectante por conta de seu ritmo e pelo jeito que é vocalizada, que sofre posteriormente uma surpreendente intervenção acústica e retoma seus riffs mais robustos e volta a acelerar em um vibrante Rock´n´Roll de letra de fácil assimilação, que fizeram a tornar-se a minha favorita neste cd.

    I Was Wrong começa com um andamento significativamente pesado nas linhas de guitarra e até um pouco cadenciado com vocalizações envolventes, que servem para evidenciar a orientação eletrificada desta composição, que é deliciosa de se ouvir, sendo que o Dolores Dolores deixou sabiamente a música fluir livremente lembrando até o que costumeiramente o Deep Purple faz... meus parabéns. As primeiras notas de In Spite Of Me já entregam que estaremos diante de uma balada e o quarteto criou uma com toda a 'melosidade' que apreciamos ouvir, pois, temos os backing vocals participando com Wille Muriel, riffs de guitarras mais robustos do meio para o final e uma pegada consistente de baixo e bateria, enfim, esta música pode se tocar nas FM´s e agradar as mulheres nos shows.

    Com um estilo mais largado e um ritmo bastante pulsante, Time To Confess marca a décima primeira de Id Superpower, sendo que vai atingir o ouvinte em cheio com seus solos de guitarra de Humberto Maldonado, assim como a dedicação que notamos de Wille Muriel nos vocais. Na seguinte, o Dolores Dolores acelera seu andamento e deixa o guitarrista Humberto Maldonado brilhar em seus solos até nos enviar uma das melhores do cd com a Dramatic Lover, um Hard Rock de primeira, que gosta-se instantaneamente, onde além dos solos exuberantes nas seis cordas, destaco novamente a atuação do vocalista. Para finalizar Id Superpower temos uma versão devidamente mais 'Rocker' da Infant Sorrow com vocais fervorosos, riffs na medida e a cozinha sustentando sua potência para que seja criada aquela vontade de se ouvir o cd inteiro novamente.

    Muito interessante como tem surgido no Brasil ótimos nomes que estão produzindo músicas direcionadas ao Hard Rock, assim sendo, recomendo este Id Superpower do Dolores Dolores aos amantes do estilo e clamo para que o quarteto de nome um tanto que esquisito ( será que se inspiraram no Danger Danger? ) possa lançar mais álbuns com esta qualidade e logicamente, exibir suas canções ao vivo em shows repletos de improvisos, pois, elas pedem solos mais longos.
Nota: 9,5.

Sites: http://www.doloresdolores.com/, http://www.facebook.com/doloresdoloresbanda
e https://www.youtube.com/channel/UCVFyZELW9srzNpcikKif--A/videos.

Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2017

Voltar para Resenhas