Doktorclub
10 Faixas - Anubis Home Studio - 2012

    A banda de Hard´n´Heavy Doktorclub teve sua origem na cidade de Campo Grande/MS e em 2012, os músicos Aldo Carmine na guitarra e teclados, Carlos Prado na guitarra, André Koutchin nos vocais, Jeferson Taborda no baixo e Edu Ribeiro na bateria disponibilizaram o seu primeiro cd autointitulado.

    A produção é de Aldo Carmine no Anubis Homestudio em Campo Grande/MS e a capa é um desenho no estilo de HQ em um padrão que mostra um bar, que se relaciona com os títulos das suas faixas, sendo bem gostoso olhar e adivinhar a qual parte pertence cada uma de suas músicas. Vale lembrar que a versão física deste primeiro cd saiu recentemente e a proposta musical do Doktorclub é centrada no Heavy Metal, no Hard Rock e com algumas discretas pitadas de Prog Metal aqui ou ali, sempre por conta do uso dos teclados.

    Showtime começa com o Heavy Metal melodioso do quinteto em variações interessantes no andamento das guitarras com riffs duelados, do baixo que está galopante, da bateria certeira e dos vocais sempre emocionantes, que somados produzem uma ótima abertura. Em seguida, ouvimos os ótimos e técnicos riffs de Blind Poet, que trazem André Koutchin alterando vocalizações mais rápidas com trechos empolgantes, especialmente, nos melódicos, que destacam os solos de Aldo Carmine e Carlos Prado. Exibindo uma linhagem mais viajante na combinação dos teclados e das guitarras, que depois caminham por um andamento mais lento, Take A Part Of Me passa uma aura positiva, que é vocalizada com muito carisma por André Koutchin e apresenta evoluções que a tornam mais encorpada, seja por seus solos de guitarras ou pelos seus versos em coro nos pontos certos até terminar no ritmo inicial.

    Com solos mais pesados, que se modificam para uma bela linha mais calma, o Hard Rock presente em Never Let Me Down te conquista por conta desta alterações de ritmo, que ora estão mais calmas e ora mais robustas, que evidenciam os solos da dupla de guitarristas Carlos Prado e Aldo Carmine, além dos vocais de André Koutchin, que canta sempre com muito 'feeling' em seus versos. E Aldo Carmine coloca muita emoção ao efetuar toques nos teclados no início de The Story That Never Ends Where It Began, que ganha mais vibração à maneira que o vocalista do Doktorclub canta seus versos garantindo mais energia para a canção e posteriormente, mais peso com as evoluções realizadas pelo baterista Edu Ribeiro, antes que seu refrão seja repetido e siga para a sua cabeça, onde podemos reparar em claras influências de Iron Maiden, não pela força dos riffs, mas pela construção da música.

    Para Bad Girl, o Doktorclub produz um clima mais Hard Rock, principalmente, na condução das guitarras e na forma que seus versos são cantados, inclusive, com vocais em coro, trechos falados, riffs exuberantes e técnicos, além de um refrão de fácil memorização, deixando claro que eles pegaram muito bem a fórmula do estilo e souberam utilizar com sabedoria.

    A sétima do cd é a Dog Days e assim como as outras, a sua orientação é feita pelas linhas de guitarras, que impactam no ouvinte logo de cara, por conta da melodia Hard Rock animada extraída pelo quinteto, que é deveras contagiante e remete aos bons momentos oitentistas, além de nos deixar perceber todo o empenho do vocalista ao cantar sua letra.

     Depois temos One More Classic, cujos primeiros solos já vão capturar o fã de um bom Hard Rock e aqui, o Doktorclub aplicou um cativante andamento, com os holofotes mirados nos solos de guitarras e também naquele estilo sarcástico que conhecemos bem. Após falas em russo, que trazem uma linhagem mais épica nos vocais e convincentes dedilhados, Russian Revolution segue mais para o lado Heavy com direito a uma atmosfera mais viajante, que tornam mais complexa a sua parte instrumental. Aliás, se atente para os solos cheios de vigor de Aldo Carmine e Carlos Prado nas suas guitarras, que crescem bastante e junto ao magnetismo dos vocais de André Koutchin deixa esta música ainda melhor. Para terminar o cd temos os dedilhados de Tonight I´m Won´t Sleep, onde percebemos que André Koutchin canta depositando muita paixão nesta música mais calma, viajante e acústica ( basicamente, por conta de seus toques apenas de violão ).

    Este primeiro trabalho do Doktorclub mostrou não só a consistência da banda, como também realiza um passeio de muita habilidade pelo Hard Rock e Heavy Metal em canções possuidoras de um grande poder de serem apreciadas muitas vezes. Foi divulgado que a banda já está preparando o sucessor deste ótimo debut... então que venha o segundo cd desta trupe de Campo Grande/MS, pois, talento e capacidade eles demonstraram que as detem nestas composições e certamente... podem irem muito mais fundo.
Nota: 9,0.

Sites: http://www.facebook.com/doktorclub e www.youtube.com/user/DoktorclubOfficial.

Por Fernando R. R. Júnior
Março/2017

Voltar para Resenhas