Desolate Ways - Tearful
Erpland Records - 11 faixas

    O Desolate Ways, banda gaúcha da cidade de Torres, lançou o álbum Tearful em fevereiro de 2007, que veio para suceder Eternal Dreams, e com certeza os fãs do heavy/rock gótico estão sendo brindados com mais um ótimo disco do estilo. A formação responsável pela gravação deste cd é a seguinte: Max Lima nos vocais e guitarra, Elizeu Hainzenreder na guitarra, Rodrigo Fernandes no baixo e Ricardo Giordano bateria ( porém, já substituído por Igo Menegaz  que retornou à banda em junho de 2007 ). O período de gravações foi de abril a outubro de 2006 no Arroba Studios com produção de Adriano Sperandir. Quem assina a parte gráfica é Anderson L.A. e, nota-se que ele criou uma capa bem aos moldes que as músicas nos passam ao ouvir o disco, ou seja, com muita emoção e melancolia.

    A faixa que abre o cd Teaful é Sacred Mortals onde já percebemos o som mais denso, mas a linha heavy metal da banda nos traz belas linhas de guitarra e também vocais fortes, mas não agressivos. Sacred Mortals é, de certa forma, candidata a hit do disco. Em seguida temos a bela melodia no piano de Cry No More, que em meio a um riff pesado e lento, podemos sentir muita melancolia na voz de Max. Além disso, esta meia balada possui um ótimo solo de guitarra ao final. Já a terceira, Cold Embrace, conta com uma bela introdução no baixo de Rodrigo Fernandez que é rompido pelas guitarras, que aparecem mais cadenciadas em uma faixa que é pesada, mas não deixa de ser um som contagiante.

    Drowned In Tears exibe uma melodia bem agradável e mantém a linha da anterior, ou seja, mais cadenciada, com letras tristes e falando sobre dores e perdas. A forma de Forgive é dada com  vários dedilhados no violão e um teclado no fundo, além de um ótimo refrão, elementos que, com certeza, a caracterizam como uma das melhores até aqui. Alone é mais pesada que as anteriores e apresenta vocais mais graves, mas a construção da música é puramente rock´n´roll e a letra é mais depressiva e fortemente apoiada nos fraseados de guitarras. Falling Down é a mais pesada deste álbum do Desolate Ways e certamente uma das melhores, com seu clima denso e obscuro. Em Echoes, além da bela melodia instrumental temos os vocais de Max produzindo desta vez um refrão bem marcante.

    Caracterizando I Try To Forget,  somos levados para as ótimas linhas no piano, e, vale notar ainda que a banda capricha na distorção de guitarra que se funde aos vocais perfeitamente. My Pain é outra faixa com um bom refrão e um longo solo de guitarra (  daqueles que deixam aquela vontade de ouvir de novo ). Em seguida temos a canção instrumental Tearful,  faixa que intitula o cd e o encerra com um marcante ritmo no violão de Max Lima em menos de dois minutos.

    Criando um som inovador com influências de Metallica, Black Sabbath, Sisters Of Mercy e Paradise Lost, posso assegurar que este álbum do Desolate Ways é um disco daqueles que vamos gostando mais a cada nova audição. A mescla sonora ouvida em Tearful pode e deve agradar tanto os fãs de rock/heavy gótico quanto os fãs de heavy metal em geral.

Site: www.desolateways.com

Por Fernando R. R. Júnior  

Voltar para Resenhas