Desdominus -  Without  Domain
10 Faixas - Heavy Metal Rock

    O Desdominus grava o seu cd demo no ano de 1999 e em 2003 a banda chega ao seu primeiro full lenght que é este ótimo Without Domain, composto de 5 novas canções mais as músicas do cd demo Judgement of the Souls. O álbum mostra claras influências de death/black metal chegando em alguns momentos a lembrar bastante Cradle Of Filth.

    Não pense que Without Domain é composto apenas de vocais guturais e urros, temos momentos falados e curiosidade: em português, inclusive a faixa Supremacia Underground é totalmente cantada ( esta sim urrada ) na nossa língua.  

    A horda que grava o petardo é a seguinte: Douglas nos vocais e guitarras, Willian no baixo, guitarras e vocais limpos e fechando com Ney que é responsável pela destruição na bateria e as narrações poéticas. A produção do álbum ficou a cargo de da Pure Hell Records que fez um excelente trabalho, durante maio/junho de 2003.

    Falando das faixas Without Domain abre com a pesadaça Supremacia Underground que é cantada em português ( como disse acima ), e é para começar a sacudir os pescoços. Seguida de Oposition Warrior  que segue a linha death/black metal da anterior, porém, agora com somente a introdução em português, que é falada. É interessante notar também que nesta faixa Oposition Warrior temos tempo para solos mais tradicionais no som do Desdominus.

    A faixa título, Without Domain é a seguinte e mostra uma pegada de death tradicional. Note os solos de guitarra - são ótimos para abrir rodas, não são? - afinal são rápidos, agressivos e diversos. Vale notar também que temos versos em português, além da bateria em ritmo frenético e agressivo em quase sete minutos de destruição. False Creator´s Creator começa no violão seguido de um solos mais tradicional que fica acelerado e pesado com os vocais guturais de Douglas, a letra tece críticas às religiões em geral, porém sem ser satanista. Nos mais de oito minutos desta faixa temos solos de guitarras excelentes e trechos mais tradicionais. The Ohter Side... ( Atheist Mind ) fecha esta primeira parte do cd e é interessante ouvir este momento apenas no violão e com apenas uma frase em português: " Crenças dividem as pessoas, dúvidas as unem " - ( o que não deixa de ser verdade ).

    As músicas do demo Judgement Of The Souls presentes em Without Domain nos dão mesmo a sensação de outro trabalho, porque ouvimos sons mais crus, mais pesados e agressivos que as anteriores, porém não são de menor qualidade, muito pelo contrário estão ótimos, como por exemplo em Reality of Whispers Mine onde notamos influências de Cradle of Filth no dueto da voz gutural de Douglas com os vocais femininos de Maita. Ejaculate In Your Stupidity, a sétima faixa do disco, tem um começo mais lento, mas brevemente torna-se uma pancadaria com vozes guturais e agressivas. The Fall And The Vision é outro grande momento deste disco com seus solos cadenciados e seus excelentes riffs.     

    Lembram daquela história que o melhor está no final? É justamente o que acontece com este álbum Without Domain, porque a faixa que fecha o disco, Judgement Of The Souls tem solos velocíssimos, bateria detonadora e baixo perfeito, seguido de um dedilhado com a bela voz de Maita novamente duelando com os urros de Douglas, que somando tudo perfazem uma última grande canção.

    Ouvindo estas músicas do demo Judgement Of The Souls juntamente com as de Without Domain o Desdominus tem tudo para se consagrar como um dos expoentes do gênero no Brasil.

Site: www.desdominus.com
E-mail: desdominus@desdominus.com

Por Fernando R. R. Júnior 

Voltar para Resenhas