DesbraVa - A Cidade Pulsa
12 Faixas - Alternative Music - 2015

    Formada na região do ABC paulista, precisamente em Santo André/SP, o quarteto DesbraVa caminhou por um Rock que mistura Funk, Ska, Reggae e o nosso Baião em letras que falam sobre o cotidiano, pensamentos e sonhos, que refletem influências de nomes como Charlie Brown Jr., Titãs, Raimundos, Paralamas do Sucesso, Red Hot Chilli Peppers, Foo Fighters, Incubus, entre outros. O primeiro álbum foi lançado de forma independente em 2014 e recebeu o título de A Cidade Pulsa, sendo posteriormente relançado em 2015 pela Alternative Music em uma capa urbana desenhada por Fábio Diniz com aspectos que dão uma cara de natureza morta.

    As gravações, mixagem e masterização de A Cidade Pulsa aconteceram no Estúdio Nação Musical aos cuidados de Oscar Gonzalez entre fevereiro e abril de 2014 com a participação dos integrantes do DesbraVa, que são Alemão na bateria, Eric no baixo, Cezar na guitarra e violões e Ruggero nos vocais.

    Ao som de batimentos cardíacos, Trinta abre o Pop Rock animado e rápido do DesbraVa, que exibe belas melodias nos vocais de Ruggero também nos solos mais amenos do guitarrista Cezar e ótimas viradas na bateria de Alemão. Continuando nesta mesma linha, porém, um pouco mais devagar, Fantoches é a segunda do cd e apresenta uma boa diversidade sonora passeando pelo Soul e Funk, cujos destaques maiores são: o solo de baixo de Eric, os momentos mais rápidos e vocais contagiantes. Depois, o DesbraVa exibe Última Carta, que possui um apelo mais Pop em seu início, mas percorre linhas bastante pesadas em algumas partes, que resultam numa mistura bastante envolvente, que além do ritmo e letras de fácil assimilação, conta com solos de guitarra bem inflamantes.

    Para Becca, Ruggero canta de uma forma interessante, que traça o fio condutor da música e conta com marcantes solos de baixo, além de um ritmo que mesmo mais Pop vai te conquistar. De belos dedilhados Entre o Céu e Você traz aos nossos ouvidos uma exuberante balada, que é potencializada nos vocais cheios de 'feeling' de Ruggero e pelos suaves solos de guitarra feitos por Cezar. Em Humores Passageiros, o DesbraVa até começa de forma despretensiosa, porém, adiciona mais energia e uma variedade na sequencia desta sexta canção até que consiga surpreender positivamente o ouvinte em seus andamentos mais fortificados.

    Notícia Alguma Acalma conta com uma base instrumental de muita habilidade e muito variada, que serve para cativar o ouvinte enquanto Ruggero canta uma letra cheia de críticas, que está muito adequada ao nosso Brasil e que facilmente vai para a memória junto ao seu solo mais distorcido de guitarra. A elaborada Vazio Metal é a oitava do cd e aqui o quarteto consegue chamar a atenção tanto na sua parte instrumental quanto nos vocais, pois, sempre sobra um espaço para um solo de guitarra, um toque mais complexo no baixo cheio de Swing e uma vocalização que passa muita emoção a cada verso de sua letra.

    Com ritmos nordestinos e técnicas de 'tapping' que ficam mais voltados mais a um Heavy, pelo peso constante e um tanto que agressivo Daquilo Que eu Vou Perder crava uma atuação empolgante do vocalista Ruggero. Novamente nos mostrando uma música mais calma, Noite em Claro é uma composição introspectiva guiada no ritmo da bateria de Alemão e no solo discreto da guitarra de Cezar de linhas mais viajantes, onde deve-se manter a atenção em sua letra.

    Com uma pegada que oscila entre o Pop e o Reggae Nada deverá fazer a galera dançar e cantar a sua letra de muita melodia, que é muito acessível e recebe alguns riffs de guitarra mais encorpados se encaixando naturalmente à canção. No final temos os dedilhados mais calmos e os vocais de muito feeling de Notas no Ar, de linhagem bastante Pop, mas com toda a musicalidade do DesbraVa, que recebe o convidado Marcelo Modesto no violoncello elevando e espontaneamente embelezando esta última música do cd.

    A Cidade Pulsa se caracterizou em suas doze faixas por apresentar melodias mais Pop, sempre com muita técnica na criativa parte instrumental, letras cantadas em português e uma vibração positiva muito grande, que está devidamente conectada aos vocais, que garantem o prazer na audição do cd. Olhos e ouvidos no Rock Nacional de qualidade do DesbraVa.
Nota: 9,0.

Sites: www.DesbraVa.net, www.facebook.com/DesbraVa, www.twitter.com/bandaDesbraVa,
www.youtube.com/user/bandaDesbraVa e www.soundcloud.com/DesbraVa.

Por Fernando R. R. Júnior
Setembro/2016

Voltar para Resenhas