Deathgeist - Procession Of Souls
8
Faixas - Thrash Or Death Records/Mutilation Productions - 2022

    O Deathgeist está na ativa desde 2017 e neste período lançou os álbuns Deathgeist ( 2017 ), 666 ( 2018 ) e este Procession Of Souls ( 2022 ), que é o terceiro da  carreira da banda e o assunto desta resenha. O quarteto que deu vida para este Procession Of Souls foi o seguinte: Adriano Perfetto na guitarra e vocais, Maurício Bertoni no baixo, Victor Regep na guitarra e Fernando Oster ( Woslow ) na bateria, sendo que o disco foi registrado entre junho a setembro de 2021 no Deathgeist Studios em Sorocaba/SP e somente os vocais foram captados no Aquarela Studios por Maurício Nogueira.

    Os processos de mixagem e masterização também foram realizados no Deathgeist Studios e a capa é baseada na ideia do guitarrista Victor Regep, que nos mostra figuras sombrias em uma densa noite e que foi desenvolvido por Manoel Hellsen MH Design, sendo inspirada em uma pintura que tem relação com as lendas urbanas da região da Galiza na Espanha.

    Inclusive, a faixa de título é sobre os contos da Galiza, pois, "La Santa com Pana" é a procissão dos mortos, que segundo Victor Regep se trata do seguinte: "alguns peregrinos que fizeram o caminho de Santiago dizem que viram uma procissão composta por uma religião de fantasmas ou espíritos vestindo mortalhas com velas fúnebres nas mãos. O líder dessa procissão procura por uma pessoa que estaria nas redondezas do caminho para lhe entregar uma cruz, que seria uma espécie de maldição e que iria aprisioná-lo por toda a eternidade."

    Após alguns dedilhados suaves e belos, The Greed's Inferno realiza a abertura do cd e o Deathgeist destila o seu rápido, voraz e bem feito Thrash Metal de vocais agressivos, que vem para cima e nos convoca para sacudir o pescoço, socar o ar e cerrar punhos enquanto apreciamos os solos de guitarras feito por eles, que exibem uma ótima linhagem - por algumas vezes melódicas - e com excelentes harmonias.  Em Morlocks, o Deathgeist ataca com um Thrash incendiário, veloz e empolgante, cujas vocalizações e andamento te capturam instantaneamente por conta da atuação frenética e certeira do quarteto. A terceira é a Living Dead Melody e o Deathgeist exibe outra canção intensa e incansável, que recebe admiráveis variações em seu andamento ( se ligue nas melódicas ) deixando claro enorme potencial desta banda sorocabana adepta ao Thrash Metal teutônico de nomes como Kreator.

    Na faixa título, a Procession Of Souls, eles mantém sua fúria em mais outra acalorada composição, que não diminui sua cólera por nada e que apresenta um estilo sombrio nos breves toques de teclados durante os seus solos de guitarras climatizando com a sua amaldiçoada letra. Para Nightmare's Chamber percebemos um solo proeminente que serve de guia para o início cadenciado da canção mais pesada até aqui, porém, logo em seguida, eles aceleram o ritmo e os vocais de Adriano Perfetto entra em cena para que a sua contumaz velocidade seja enviada sem piedade direto em nossos ouvidos. Porém, quem surpreende é o baixista Maurício Bertoni, que faz um solo em seu instrumento que chama os solos mais Heavy Metal feito pelos guitarristas até o andamento de seu princípio retorne e apresente outras ótimas evoluções antes de seu final.

    O terremoto sonoro prossegue em Far From Reality e temos o mais puro Thrash Metal nos padrões estabelecidos por nomes como o Exodus, ou seja, rápido, dotado de vibrantes solos de Adriano Perfetto e Victor Regep e vocais simplesmente insanos. A penúltima de Procession Of Souls é a pedrada Depressive Througths, que desaba como uma avalanche em nossos ouvidos, entretanto, é possuidora ótimas linhas melodiosas nos solos de guitarras criando um formoso contraste Heavy Metal ao seu Thrash Metal deveras matador.

    Falando de ótimos solos... é com um marcante solo inicial que Fear chega aos nossos ouvidos com os vocais enrainvecidos de Adriano Perfetto avançando por uma sequencia cadenciada exalando um padrão Heavy Metal, que eleva a potência deste som até se transformar em um Thrash metal acelerado, insaciável e exterminador.

    Neste Procession Of Souls do Deathgeist, que foi lançado em Slipcase pela parceria da Thrash Or Death Records com a Multilation Productions encontramos oito composições retas, diretas, aceleradas e altamente inflamáveis devidamente forjadas no mais autêntico Thrash Metal, que se você caro leitor(a) do Rock On Stage aprecia nomes como Kreator e Exodus deve conhecer o quanto antes.
Nota: 9,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2023

Facebook: https://www.facebook.com/deathgeist666.  
Instagram: https://www.instagram.com/deathgeist666.
Youtube: https://www.youtube.com/@deathgeist666.  

 

Voltar para Resenhas