Dancing Flame
12 faixas - Independente - 2009

    Esta banda, oriunda da cidade de Volta Redonda no Rio de Janeiro e que iniciou suas atividades em 1995 com o nome de Dirty Woman, faz um som calcado no Hard Rock e Heavy Metal tradicional, privilegiando os refrões grudentos e os duelos entre os seus dois exímios guitarristas. Eles já tiveram seu trabalho registrado em duas demos, a saber: Strike a Blow! ( de 1996 ) e Red Moon ( de 1998 ), com ótima repercussão em revistas e fanzines de Rock, tanto no Brasil como no exterior.

    É realmente gratificante saber que bandas com o ímpeto do Dancing Flame estão à espreita aí pelo underground brasileiro, com qualidade suficiente para fazerem parte do mainstream tupiniquim, com trabalhos sérios e esbanjando talento e maturidade musical.

    A banda, formada por Adriano Oliveira ( vocais principais e guitarras acústicas ), Emerson Mello ( guitarras, teclados e vocais ), Glaydson Moreira ( guitarras e vocais ), Kleber Reis ( baixo e vocais ) e Rafael Ferreira ( bateria ) apresenta um cd recheado de bons momentos, com destaque incontestável para os vocais e o trabalho de guitarras, que nos faz sentir orgulho de ter uma banda desse porte e qualidade sendo brasileira e elevando o nível do Rock and Roll Nacional, que não deixa nada a dever em relação a bandas de outros países, especialmente da Europa.

    O disco, lançado originalmente em 2003 vem com doze composições onde podemos conferir, ao longo de suas minúcias, uma vastidão de referências musicais encontradas, fazendo com que a banda tenha sua identidade própria e valorize o trabalho de seus integrantes individualmente. A qualidade das gravações também é um capítulo à parte, visto que o disco é coeso, encorpado, com todos os instrumentos perfeitamente compreendidos nas suas linhas musicais, limpo, porém pesado e envolvente. A cozinha de Kleber e Rafael não deixa nenhuma música com ar vazio, ou seja, em todas há o preenchimento com toques de classe e peso. Cabe ressaltar que a produção ficou a cargo da própria banda, mas tenho que comentar aqui um toque todo especial no que tange à mixagem, que foi feita por nada mais, nada menos, do que Heros Trench e Marcello Pompeu ( do Korzus ), verdadeiras lendas no cenário do Heavy Metal nacional, visto terem seus nomes atrelados a várias bandas de renome, com o seu Mr. Som Studio, por onde já passaram bandas como: Torture Squad, Ratos de Porão, Agnostic Front, Adagio, Delpht, Destra, Symbols, Forgotten Boys, Questions, Garage Fuzz e Hateen. A arte da capa também é de muito bom gosto, simples e bonita.

     A faixa de abertura, Sleepless Nights é a composição escolhida para carro chefe no projeto, sendo que teve seu vídeo clipe gravado em Angra dos Reis em abril de 2009 e que já foi exibido na edição de número 54 do Programa Rocktime ( http://www.youtube.com/watch?v=NeuaFEfUpLw ), sendo um Hardão forte, com um refrão pegador. E por falar em refrão forte, a segunda faixa, Strike a Blow! também é digna de nota, especialmente no toque de bateria, com uma mudança de tempo que demonstra muita técnica. Dancing Flame -  faixa que leva o nome da banda, bem como a já consagrada Lords Of Fire são capítulos ímpares, com uma levada épica e empolgante.

   Mas peraí, desse jeito eu vou comentar o cd faixa a faixa, o que não é do meu feitio. Para finalizar, apenas gostaria de salientar a beleza das baladas I Swear e Vampire Sleep e a faixa de encerramento War Crimes, um som intrincado, no qual podemos confirmar toda a qualidade do guitarrista Emerson Mello, tanto em seus solos como nas bases, tendo até mesmo uma passagem numa “levada espanholada” em meio à música, salientando a experiência e competência desta veterana banda carioca, que mostra que não foi por acaso que foi uma das selecionadas para a seletiva do W.O.A. - Metal Battle 2010 do Rio de Janeiro/RJ.

Site: www.dancingflameband.com e www.myspace.com/dancingflame.

Por Jack Metal
Março/2010

Voltar para Resenhas