Cris Lobo - A Mágica da Vida
 14 Faixas - Independente - 2018

    A cantora, compositora e guitarrista Cris Lobo começou seu interesse pela música aos 12 anos sendo influenciada por grandes nomes do Rock Internacional. Nesta época, ela já escrevia as suas primeiras letras e começava a compor algumas canções. O primeiro álbum foi lançado em 2000 com a banda Tripper e por sugestão de seu guitarrista e baixista, a banda recebeu o nome da cantora carioca, e assim, gravaram o EP Jogos de Vertigem.

    O primeiro cd de Cris Lobo saiu em 2004 com o título de Califórnia e em 2009, o segundo EP Força e Trabalho. Já o segundo cd com o nome de Cada Um Com Sua História foi disponibilizado em 2013 e o seu último disco é o A Mágica da Vida de 2018, que é o assunto desta resenha.

    A cantora já se apresentou suas canções Rock'n'Roll mais clássico em lugares como Teatro Odisséia, Espaço Cultural Constituição, Garage, Meli Melo, Mistura Fina, Teatro Ziembinsky, SESC, Big Ben, Baratos do Ribeiro, Blues & Beer, Néctar, Casarão Amarelo, Espírito das Artes, Sister Moon, Tá na Rua, sendo todos localizados na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Além disso já esteve no extinto Atitude.Com, na rádio Jone Brabo Show e no A Vez do Brasil da Rádio Cidade.

    Neste A Mágica da Vida, que produzido Cris Lobo e teve seus processos de gravação, mixagem e masterização realizados por Stanley Zvaig no Estúdio Zvaig, ela incluiu também outros instrumentos que não haviam aparecido nos outros discos, como são os casos de saxofone, violino e piano resultando assim em sua "Banda dos Sonhos", graças a musicalidade que estes instrumentos conferiram ao seu Rock'n'Roll. Na capa temos um avô tomando um café com seu neto em uma fazenda em um desenho do artista Rogério Rodrigues, que concede uma simplicidade bem grande à capa e não conseguimos imaginar por ela a qualidade do Rock'n'Roll que temos em A Mágica da Vida.

    E de forma animada com o peso aparecendo na medida certa é que somos expostos à boa voz de Cris Lobo em Folha de Papel, que canta de forma cativante o seu Rock'n'Roll que culmina em um ótimo solo de guitarra daqueles que remetem aos bons tempos e te pegam, pois, ele flui livremente até o final. Prosseguindo com robustez e empolgação, Cris Lobo canta Haverá Amanhãs, onde saliento sua poderosa voz e também os toques fortificados do baterista Iuri Santana, além dos solos na guitarra feitos por Renato Ribeiro e vale acrescentar que tanto nesta quanto na primeira, ela cuidou da guitarra base. Depois em Nossa Velha Bandeira sente-se o lado mais emotivo da cantora com o guitarrista Renato Ribeiro comandando os solos em sua slide guitar através de uma letra bastante positiva.

    Mais calma, a quarta é a balada Rock Uma Longa Caminhada e Cris Lobo conduz a canção encantando com sua bela voz e é acompanhada por Renato Ribeiro e Marcos Falcão com solos suaves em suas guitarras, que são fundamentais para o crescimento da música, cuja letra é deveras entusiasmada. Em Pedras Preciosas, Cris Lobo nos colocou diante de uma canção espiritual graças a sua linhagem inicial, onde podemos notar e sentir ela passar sua alegria ao cantar seus versos e perceber também sua melodia aumentar nos solos de guitarra e nos toques precisos do tecladista Sidney Sohn Júnior junto a atuação marcante da vocalista. Para O Amor temos uma envolvente linha instrumental, que se ligam nos vocais encorpados de Cris Lobo em outra letra para levantar o astral do ouvinte com direito a um vibrante solo de guitarra antes do refrão ser repetido outra vez.

    Com muitos questionamentos em sua letra Novamente é a sétima de A Mágica da Vida e a composição vai te conquistando ao passar de seus minutos, e isso acontece, seja por conta do vocais compenetrados de Cris Lobo ou por causa de sua divertida pegada instrumental, onde evidencio os toques no piano, no baixo e na bateria, além é claro do solo na hora certa de saxofone do convidado Max. Em seguida chega a vez de Sonhos Refeitos, uma balada ao piano e dotada de vocais sempre suaves exalando sua positividade em seus versos, que se elevam até um longo solo do guitarrista Marcos Falcão, que é devidamente amparado pelos demais músicos, o que consolidam a energia da composição.

    O Que Será, Será é a mais Rock'n'Roll das faixas do cd e possui um andamento, obviamente, potente, onde Cris Lobo nos mantém atentos a cada estrofe pacífica cantada por ela, bem como na parte instrumental tocada com muito primor pelos músicos. A décima do cd é a Nada é Perdido e entre longos solos, a forte voz de Cris Lobo surge transmitindo os seus belos aromas contidos em sua letra, que devemos observar com atenção e procurar alcançar este mantra. A calma e romântica Tempo é para refletir em seus versos e ouvi-la de olhos fechados absorvendo melhor sua melodia serena, que exala muita progressividade e também reparar nos acordes mais eruditos na combinação de violões, guitarras e teclados tocados por Marcos Falcão e Sidney Sohn Júnior, respectivamente. Vale mencionar que quem cuidou das baquetas nesta faixa foi o experiente Claudio Infante, que já tocou com Kid Abelha e Paulo Ricardo.

    A introspectiva Com e Sem Você conta com dedilhados no violão tocados por Beni e toda a simpatia da vocalista Cris Lobo em outra composição cheia de romantismo. De volta ao Rock'n'Roll sempre com o bom astral da cantora temos Um Dia de Lenhador em que ela não só nos captura com sua fascinante voz como também brilha na harmonia e sola eficientemente na sua harmônica. Para encerrar o álbum temos a sua canção título, A Mágica da Vida que contou com Pedro Peres no baixo e Claudio Infante na bateria liberando Cris Lobo para cantar com garra sua letra e nos passar mais uma vez sua sempre criativa voltagem.

    Brilhante disco da cantora Cris Lobo, que é possuidora - conforme enfatizei várias vezes nesta resenha - de uma voz robusta e que mostrou nas quatorze faixas deste A Mágica da Vida que sabe como nos deixar admirados com suas composições trilhando momentos que posso considerar como Rock'n'Roll, Progressivos, Pop e até românticos. Vale conhecer quem gosta de vocais femininos mais Rock'n'Roll e que não sejam líricos, pois, te garanto não vai se arrepender.
Nota: 9,0. 

Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2020

Site: https://crislobo.com.br
Y
outube: https://www.youtube.com/user/crisloborj  
 

 

Voltar para Resenhas