Confronto - Sanctuarum
10 faixas - 2008 - Seven Eight Life Records

    Com 10 anos de estrada, tour pela Europa e América Latina, a banda carioca de metalcore Confronto, formada por Felipe Chehuan nos vocais, Maximiliano Moraes na guitarra, Eduardo Moratori  no baixo e Felipe Ribeiro na bateria gravam o seu terceiro cd intitulado Sanctuarium pelo selo 78 Life Records. O trabalho de gravação, mixagem e produção foram realizados nos estúdios DQG e Capitânia dos Sons em Cabo Frio/RJ por Davi Baeta  ( responsável também pelo Causa Mortis ) entre novembro de 2007 e abril de 2008.

    Abolição é o nome da faixa que abre o álbum e os cariocas produzem um metalcore raivoso, especialmente pela forma de cantar do vocalista Felipe Chehuan. Com as pancadas do baterista Felipe Ribeiro mais fortes e a guitarra de Maximiliano Moraes ditando o peso, temos a segunda Santuário das Almas, a segunda faixa de Sanctuarum, que mantém a fúria do Confronto do jeito que começou. A cadenciada e agressiva Infanticídio é a próxima faixa da bolachinha e seja nos vocais ou nos solos de guitarra, eles não dão descanso e projetam um som que é extremamente pesado e agressivo. E mesmo com algumas alternações rítmicas para momentos mais cadenciados, Sem Perdão, mantém mais uma forte dose do peso realizado pelo Confronto. Com uma pequena distorção na guitarra somos levados para a insana Calvário e nesta quinta composição dos cariocas notamos que eles estão ainda mais furiosos e depositam toda sua agressividade de bandeja em nossos ouvidos. Rosas Negras é outro momento sem descanso promovido por Felipe Chehuan, pois o cara exprime toda a sua fúria no melhor estilo "dedo na ferida". Em Morte dos Sonhos a guitarra de Maximiliano Moraes está mais distorcida enquanto que a bateria de Felipe Ribeiro é veloz e Felipe Chehuan canta de forma insana para que perceba-se que é chegado o momento das rodas de empolgação mais fortes possíveis.

     A rápida Ocupação é a seguinte e continua com o caos imposto no metalcore do Confronto. Não há muita diferença entre uma faixa e outra, tanto que em Tortura o peso e a agressividade da anterior são mantidos em plena fúria, mas não é isso que procuramos num trampo como este? Ossos e Carne Diante do Desespero, parece título de filme do Zé do Caixão mas não é: o que temos aqui é o petardo que encerra Sanctuarum com seus momentos mais cadenciados. Detalhe, no meio da música temos um trecho feito nos teclados que quebram um pouco o peso da música e depois chamam a agressividade de volta com a evolução da guitarra.

    Sanctuarium apresenta também uma completa faixa multimídia com fotos, release, clipping de imprensa, biografia da banda, e três clips: Santuário das Almas ao vivo na Dinamarca e Corporações Assassinas na Polônia, ambas, extraídas da tour européia do Confronto em 2007; além de uma coletânea de imagens ambientada com o som de Vale da Morte. Com mais este cd, onde sentimos influências de Haunted e Slayer, o Confronto poderá continuar trilhando os caminhos do metalcore com firmeza e arrebatando mais fãs pelo mundo todo em mais shows insanos ( como você poderá confirmar ao ver os vídeos que estão no cd  ou assistindo os caras num show da Sanctuarium Tour ). Porém, se quiser ver mais ainda da banda ao vivo aguarde mais um pouco, pois eles estão preparando um DVD ao vivo comemorando os 10 anos de banda para ser lançado ainda este ano de 2009.

Site: www.xconfrontox.com e www.myspace.com/confronto

Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2009

Voltar para Resenhas