Comando Nuclear - Guerreiros da Noite
11 Faixas - Face The Abyss Records - 2011

    Embora siga os preceitos do Heavy Metal Old School cantado em português dos anos 80, o Comando Nuclear é uma banda relativamente recente, pois formaram-se em 2004, e em dois anos, lançaram seu debut Batalhão Infernal, que foi muito bem recebido pelos fãs e deu oportunidade da banda tocar ao lado de grandes nomes internacionais e nacionais, tais como Possessed, Tankard, Omen, Krisiun, Torture Squad, Golpe de Estado, Made In Brazil, Taurus, Salário Mínimo, Claustrofobia, entre muitos outros.

     Assim o seu sucessor, o cd Guerreiros da Noite, gravado no estúdio Audio Place em São Paulo/SP entre dezembro de 2008 e outubro de 2010 por Henrique Babom e os próprios membros do Comando Nuclear ( a saber: Ron Cygnus nos vocais, Filippe Lawmaker na guitarra, Rodrigo Exciter no baixo e Guilherme Incitatus na bateria ) foi lançado foi lançado pela Face The Abyss Records e trouxe mais 11 sonzeiras com a pegada Heavy Metal oitentista direta. A ótima arte de capa, que caiu bem na proposta Heavy Metal do grupo, é um trabalho de Márcio Aranha e seus encartes são uma criação do vocalista Ron Cygnys.

    A instrumental L1175 com sons de um motorista ligando seu carro e tentando sintonizar uma boa estação de rádio, que toque um Heavy Metal fazem a abertura do cd de uma forma praticamente cinematográfica, pois imagina-se toda a cena em sua cabeça. Depois Unidos Pelo Metal com seus riffs certeiros e rápidos, que mostram a cara do Comando Nuclear em uma letra empolgante e de fácil memorização. A segunda é Princesa Infernal e mantém o ritmo veloz da guitarra de Filippe Lawmaker, é muito bem vocalizada por Ron Cygnus produzindo um andamento bastante envolvente, simplesmente sonzeira das boas. Com a bateria, baixo e guitarra em alta velocidade, a faixa título Guerreiros da Noite, passa aquela energia gostosa que só encontramos em um Heavy Metal cheio de pegada.

     O estilo mais macabro de Ritual Satânico denuncia o porque deste nome na canção, seu riff denota influências do Iron Maiden e o refrão é cantado com um potencial muito grande, que empolgará os fãs nas suas execuções ao vivo ( especialmente nas partes dos 'ôôôôôô..ôôôôôô....ôôôôôô!!!' ). Reféns do Silêncio exibe uma ótima e sempre rápida base instrumental, que é  devidamente vocalizada com muita garra por Ron Cygnus, que junto aos solos cavalares da guitarra de Filippe Lawmaker são capazes de fazer bem enorme aos nossos ouvidos e nos criar aquela vontade de sair agitando.

    Em Sombras do Passado, sente-se os dedilhados de guitarra e os vocais com bastante feeling, porém, apenas até a virada típica e muito apreciada pelos fãs, que uma música assim possui e detalhe, a letra é muito positiva. Em suma, Sombras do Passado é para socar o ar e fazer "air-guitar".

    Corrompidos Pelo Ódio entra com a guitarra metralhando solos velozes, que são combinados com uma excelente atuação do baterista Guilherme Incitatus e também do baixista Rodrigo Exciter, e com o caminho instrumental muito bem pavimentado, Ron Cygnys canta com muita firmeza e transforma esta sétima canção de Guerreiros da Noite em um clamor para sempre lutarmos.

    Em Presas do Mal, novamente a banda aplica uma grande velocidade instrumental e os vocais exibem muita fúria a cada verso, com a colocação de alguns agudos fortíssimos em meio a uma sequencia de riffs, que exibem muita habilidade de Filippe Lawmaker, são fatores que dão uma ótima cara à música. Matar Ou Morrer exibe solos que evidenciam um andamento mais cadenciado e com vocais um pouco mais fortes em uma letra que tece uma grande crítica ao mundo atual, especialmente aos ditadores que abusam de seus povos, e novamente o refrão é feito de uma forma que chama para que você participe e cante com a banda. Para finalizar este ótimo cd, o Comando Nuclear exibe a velocidade quase de um Thrash em Mestre das Mentiras em com seus vocais agressivos.

    Reverenciando bandas como nacionais como Harppia, Centúrias, Dorsal Atlântica, Taurus, que fizeram sua história nos anos 80 e foram os pioneiros do Heavy Metal Brasileiro, Guerreiros da Noite é um álbum que agradará tanto os fãs que gostam de um som inspirado nas antigas quanto os novos, pois não dá para ouvir o cd e ficar parado, devido à sua imensa energia. Tive a oportunidade de confirmar isso durante a apresentação do Comando Nuclear em Jaguariúna/SP em 2007, no festival Metal Heart ( confira cobertura ),  que o quarteto exibiu essa mesma intensa adrenalina ouvida no cd. Trate de conhecer.
Nota: 9,0.


Site: http://www.myspace.com/comandonuclear e www.comandonuclear.com.br.

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2012

Voltar para Resenhas