Christmess - Mystical Alien
2009 - 10 faixas - Independente

    A banda Christmess da cidade de Itajaí/SC formou-se em 2003 com Lucio Goebel nos vocais, Ozéias Rodrigues na guitarra, Marcello Oliveira no baixo e Fernando Stopassoli na bateria. Em 2005 lançou o EP Crossing The Seven Seas, que garantiu ótimas críticas à banda. Em 2009, precisamente em agosto, o Christmess traz ao mercado o álbum Mystical Alien, que foi produzido pela própria banda no Creative OR Studio em Itajaí/SC e neste trabalho são percebidas influências de heavy metal tradicional e hard rock de nomes como Deep Purple, Judas Priest, Iron Maiden, entre outros.

    Mystical Alien abre o cd com curtos efeitos espaciais para que então tenhamos as linhas mais heavy do som dos catarinenses. O peso dos riffs de guitarras aliados aos ótimos vocais de Lucio Goebel lembram as sonoridades do Iron Maiden nesta primeira faixa.

    The Insanity já mostra a pegada mais hard rock do Christmess com grande atuação do guitarrista da banda, e quem também exibe muita técnica são: o baterista Fernando Stopassoli e o baixista Marcello Oliveira, que juntos fazem uma base muito sólida e variada para coroar esta ótima música que é devidamente vocalizada com a firmeza necessária. Black Money também é mais hard rock, só que daqueles bem pesados, com um refrão que é para pegar mesmo, lembrando um pouco do estilo do AC/DC. Destaque para os acelerados solos de guitarra que são amparados na força da bateria, especialmente mais ao final de Black Money.

    Wings Of Steel é a quarta de Mystical Alien e notadamente influenciada pelo Deep Purple ( na fase atual dos ingleses ), e o hard rock encontrado aqui é vibrante com solos precisos e cheios de melodia. Em seguida, temos um mergulho nos anos 80 que mais parecem que foram extraídos do Whitesnake, além da excelente atuação do vocalista Lucio Goebel dão a cara de Eden, que apresenta ainda uma sequencia marcante nos solos de guitarra. Storm Of Love é a balada deste primeiro full leght do Christmess, afinal, não poderia faltar a um disco de uma banda de hard rock uma música para conquistar a mulherada, não é mesmo? A emoção fica garantida nos teclados ( participação de Elieser Ademir de Jesus ) e nos vocais de Lucio Goebel, mas como toda balada hard, a sua guinada para linhas mais pesadas com solos viajantes de Ozéias Rodrigues deixam Storm Of Love ainda melhor.

     A sétima, Hard In The Night, te pega pela forma mais 'swingada' - bem ao estilo de Glenn Hughes mesmo - deste hard rock do Christmess, mas o peso também está presente com as atuações do baterista Fernando Stopassoli, do vocalista Lucio Goebel ( exibindo muito carisma ao cantar ) e nos solos mais longos que são adorados pelos fãs do estilo. Agora é hora de acelerar para um heavy metal com Speed Of Gods, que não deixa de lado as bases do hard; o refrão em coro é muito bem feito pela banda e nos empolga até que se pegue o ótimo encarte do cd para cantar a letra junto.

    Em seguida temos Heaven´s On Fire com seus riffs envolventes e virtuosos no melhor estilo de Yngwie J. Malmsteen somados aos vocais mais 'halfordianos' são a garantia de mais uma sonzeira do Christmess.

    Título do primeiro EP do Christmess, e aqui inclusa como bônus track, a ótima Crossing The Seven Seas tem a missão de encerrar o cd mantendo toda a qualidade vista até aqui com muitos solos de guitarra e com vocais bastante empolgantes. Mesmo transitando com muito feeling e técnica pelo heavy metal, é no hard rock que sente-se a principal veia do Christmess, e agora com um vigoroso álbum como este Mystical Alien na bagagem, tenho certeza que a banda de Itajaí/SC ficará mais conhecida no Brasil e no mundo.
Nota: 8,5.

Site: www.christmess.com.br e www.myspace.com/christmessmetal

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2010

Voltar para Resenhas