Chaosfear -  One Step Behind Anger
8 faixas - independente - 2006

    O Chaosfear teve sua origem na cidade de São Paulo/SP no ano de 1999 com o nome de Sick Mind ( que também foi o nome da primeira demo ) e a formação era a seguinte: Fernando Boccomino ( vocais e guitarra ), o irmão Eduardo Boccomino ( baixo ) e Danilo de Freitas ( bateria ). Após o lançamento deste trabalho demo, que teve uma boa recepção, ocorreu uma mudança na formação: saiu Eduardo ( que voltou para o Scars ) e entrou Anderson de França assumindo o baixo. Com este line-up, eles lançam o segundo trabalho demo Inside The Extreme World, com as excelentes críticas alcançadas eles conseguem o gabarito necessário para lançar de forma independente este primeiro trabalho completo em fevereiro de 2006 que é o assunto desta resenha.

 

    A capa que mostra uma criatura do escuro é um desenho de Wanderley Perna ( do Genocídio ) e o encarte mostra que possui uma bela qualidade também, digna de uma promessa do Thrash Metal com é o caso do Chaosfear. Dito isso, vou me concentrar nas oito composições que estão no disco. O qualitativo massacre sonoro promovido pelo Chaosfear neste seu debut-cd começa com a rápida Hard Time For The Wrong Man onde o destaque fica para a grande e ótima velocidade conseguida por todos na banda ( baixo, guitarra e bateria ) e neste ponto que nota-se que o trabalho de gravação, mixagem e produção de Mauro Juliany feito no Sound Up realmente ficou muito bom, pois percebemos que todos os instrumentos estão bem gravados e audíveis. A segunda é Incongruous Possession, que continua com o ritmo acelerado e agressivo da anterior, mostrando que teve influências do Slayer. Os solos de guitarra que estão alternando distorção e velocidade criam um verdadeiro destaque a parte.

    Em seguida é a faixa que intitula o álbum - One Step Behind Anger - uma verdadeira forte pancada, agora um pouco mais cadenciada, porém, o índice de agressividade promovido pelo Chaosfear é mantido lá no alto com mais este thrash matador. As inversões de solos de guitarra de Fernando são acompanhadas de perto pelo baixo de Anderson e pela bateria de Danilo. Na quarta música Driven By Hate temos a guitarra de Fernando solando por mais de um minuto e só então que ele solta a sua agressiva voz ( detalhe: estes solos mais parecem rajadas de metralhadoras ). A música possui um andamento matador lembrando o Destruction - sabe ao ouvir essa canção, me lembro de um campo de batalha e concluo: ao vivo, com certeza, deve ser o melhor momento do show do Chaosfear.

    A quinta música é Denied Rights e exibe um empolgante solo no baixo de Anderson junto com o ótimo trabalho de guitarra do Fernando evoluindo juntos para criarem outro grande momento do disco - confira. Um destaque nesta música é o baterista Danilo que massacra sua bateria nos trechos pesados e cadenciados, deixando Fernando liberado para cantar com muita fúria. Minds Temptation é mais outro agressivo e um pouco mais cadenciado "tapa na cara" que o Chaosfear faz com muita competência onde podemos notar o brilho que a guitarra ganha com evoluções fantásticas.

    A música seguinte é Dust Structure que mostra trechos falados provavelmente de trás para frente ( atenção decifradores de mensagens secretas!!! ) e marca mais outra competente porrada de One Step Behind Anger, que além de todo o peso da guitarra, chamo sua atenção para perceber o trampo matador que Danilo faz na bateria. O álbum encerra-se com Detestation Inc. uma longa música com mais de 9 minutos e que possui vocais bem agressivos com uma ótima evolução, andamento cadenciado que passa por trechos velozes que são para detonar com qualquer ouvido. Nesta música, novamente Danilo mostra seu potencial nas baquetas fazendo vários solos brilhantes. Após alguns sons mais sinistros temos a retorno da pacandaria para fechar de vez o cd.

    One Step Behind Anger é um lançamento independente e nos mostra uma aula de Thrash Metal em apenas 40 minutos de duração, aí te pergunto: dada a qualidade ouvida neste tempo é preciso mais? Se responder que sim meu caro leitor(a), creio que deve ouvir o cd novamente e prestar mais atenção, assim acabará concordando comigo e verá que o tempo é mais que suficiente para o Chaosfear martelar sua cabeça com muita força e competência.

Site: www.chaosfear.com.

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas