Cavera - Unfit For Rational Consumption
13 Faixas - Independente - 2015

    A banda gaúcha Cavera teve sua fundação em 2012, no município de Carlos Barbosa e em um ano já disponibilizou seu primeiro registro de estúdio, o EP Mental Killer de 2013, que serviu para mostrar a cara e a habilidade do projeto.

     Seguindo firmes, Catiano Alves da Silva na guitarra e backing vocals, Rodrigo Rossi nos vocais e guitarra, Leandro Mantovani no baixo e backing vocals e Emerson Luiz dos Santos na bateria, preparam para 2015 o primeiro cd completo do Cavera, o álbum Unfit For Rational Consumption, que alia Groove Moderno a pitadas de Thrash Metal. A produção, mixagem e masterização de Ernani Savares ( do Supersonic Brewer ) no Soundstorm Studio em Bento Gonçalves/RS, que realizou um trabalho com muita competência. Na capa, que foi muito bem desenhada por Diego Gedoz de Souza temos as várias conexões mecânicas na mente de um ser humano refletindo a influência da tecnologia nos dias de hoje.

    O início de Unfit For Rational Consumption ocorre com o baixista Leandro Mantovani nos teclados trazendo uma atmosfera viajante com a faixa Collision, que após alguns vocais mais urrados de Rodrigo Rossi se une através dos solos de guitarras na veloz e Heavy Metal Creatures, que é possuidora de um andamento encorpado muito bem vocalizado e que vai se elevando em um convincente crescente instrumental, que elucida a artilharia sonora do Cavera. A passagem da anterior para Mental Killer acontece de uma maneira forçada ( ouça e entenda ), sendo que o quarteto continua seguindo firme em evoluções cativantes, que me lembraram do System Of A Down pelo estilo de cantar de Rodrigo Rossi e pela linhagem instrumental aplicada aqui, que também recebeu muito peso, basicamente envolto em um Thrash acelerado.

    O ritmo intenso extraído da dupla de guitarristas continua poderoso em Controlled By The Hands, onde o Cavera te mantém 'antenado' em cada um de seus minutos com vocalizações pronunciadas quase que de forma direta por Rodrigo Rossi. Aliás... é impressionante como o Cavera amplifica o grau de energia desta quarta faixa de United For Rational Consumption. Depois, eles exibem dedilhados mais calmos, porém, isso dura até que seja recebido o seu rápido e caótico andamento, para que Little General possa solicitar o posto de mais agressiva até aqui, isso, por conta de seus vocais e também na variação que é submetida, novamente denotando influências do System Of A Down, só que bem mais pesadas e nervosamente agressivas. O rolo esmagador do Cavera nos mostra agora Listening Lips, que é ambientada nos solos de guitarras de Catiano Alves da Silva e Rodrigo Rossi, além é claro, do formato peculiar deste último cantar.

    Na sétima, o quarteto ataca com uma poderosa 'rifflerama' de guitarras que concedem um momento para que o baixista Leandro Mantovani possa brilhar em seus dedilhados até que seu andamento ganhe mais força em seu decorrer na mais melodiosa canção do cd, que te convoca para cantar com os gaúchos. Interessante de se mencionar nesta resenha é o fato que - além de suas variações, que são executadas com muita habilidade pela banda - seu título é justamente Seven.

    Para Snuff Box temos uma combinação de baixo e bateria envolvente, que trazem os vocais de Rodrigo Rossi em linhas cheias de melodia, que te levam a gostar da música sem que você perceba. Em seguida, encontramos os riffs cadenciados pertencentes a A Time To Die, que conta com uma ótima atuação do baterista Emerson Luiz dos Santos, para depois direcionar para um andamento, que só pode ser definido como matador e instigante.

    Em Calhordas, o Cavera solta seus furiosos vocais, que mostram até alguns momentos urrados e passam por outros com bastante alterações, que causam uma impactante composição de linhas modernas e que é bastante aceita pelos fãs mais jovens. Inclusive, o seu ritmo instrumental e a sua inquietude nos vocais são tamanhos, que te deixam tão mergulhado no som, que não percebe-se que Unnnamed Pills já entrou com um estilo incansável, seja nos vocais de Rodrigo Rossi ou nos demais instrumentos. E por falar na parte de guitarra, baixo e bateria do Cavera, eles continuam eficazes em More Lies, onde o versátil vocalista canta seus versos 'espatifando' e enchendo de adrenalina quem a ouve em flertes que lembram um pouco do Slipknot. Responsável pelo encerramento de Unfit For Rational Consumption temos La Strega a Rossa/Senta Cura e o quarteto promove um verdadeiro massacre sonoro até que alterne o formato de suas linhas no momento em que os vocais aparecem, porque aí os caminhos que são aplicados só saberemos ao ouví-la, pois, é imprevisível, intensa, pesada, empolgante e direta. Ahh.. e sua letra é em espanhol e incrivelmente no final, eles colocaram momentos viajantes.

    Dinâmico, surpreendente, inesperado e em sua audição não se repara no passar de seus mais de 50 minutos. Posso afirmar seguramente que o Cavera lançou um excelente disco com este Unfit For Rational Consumption e creio que logo estará se destacando nos vários centros do país. Se liguem fãs do System Of A Down.
Nota: 9,5.

Sites: http://www.caveramusic.com/, https://www.facebook.com/caveramusic,
https://www.youtube.com/user/CaveraOfficial e
https://soundcloud.com/caveramusic.

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2016

Voltar para Resenhas