Cavalar - As A Metal Of Fact
2006 Independente

    O Cavalar é uma banda radicada em Londres e teve sua origem quando o baterista Arnaldo "Arn" Rogano e o cantor Twitch resolveram montar um projeto no final de 2004. A dupla convida o guitarrista Tadeu Dias e o baixista Marcus Ardanuy ( substituído por Dave Rimmer recentemente ) que completam a formação. No ano de 2006 é lançado o álbum As A Metal Of Fact produzido por Atila Ardanuy e pelo baterista da banda, as gravações deste álbum ocorreram durante os meses de abril e junho de 2005. O que você ouvirá neste cd é o pesado investimento da banda no heavy metal dos anos 70, porém trazendo vários elementos atuais para a sua música.  

    O álbum é aberto com Rush, um heavy pesado que possui umas pitadas de thrash, vocais que lembram o estilo do Ozzy Osbourne nos áureos tempos de Black Sabbath, e com um refrão que facilmente vai para a cabeça com a letra retratando a correria de uma grande cidade. As linhas de bateria e baixo estão muito bem executadas por Arnaldo e Marcus, respectivamente, criando o campo perfeito para que Tadeu Dias realize ótimos solos em sua guitarra. Esta música também intitula o primeiro videoclip da banda. Com um trabalho no baixo de Marcus seguido por uma excelente instrumentação de guitarra e bateria temos após uma brilhante introdução a segunda música de As A Metal Of Fact, agora é a vez de Dead Man Twich, onde o vocalista Twitch novamente canta lembrando o "madman" e o resultado é um heavy metal excelente.

    Em seguida temos God Damned Rebel, uma pesada música com seqüências cadenciadas e que tem uma linha novamente próxima a um thrash e que lembra o trabalho do Judas Priest, e isso perfaz mais uma ótima música deste surpreendente disco do Cavalar e chamo sua atenção para o excelente trabalho instrumental próximo ao final da música. A quarta é Us, que exibe guitarras mais aceleradas e pesadas entonadas em riffs longos que marcam esta faixa de As As A Metal Of Fact. Dois pontos a serem destacados são: o dueto nos vocais de Twitch e o solo galopante de Tadeu Dias.

    O Cavalar não deixa mesmo a peteca cair e emendam outra música de primeira grandeza na seqüência, estou falando de Going For It!, a quinta deste disco, que possui um andamento que lembrará no ouvinte o bom e velho heavy metal das grandes bandas da década de 80. Além dos incansáveis solos de guitarras tenho de ressaltar o belo trabalho na bateria de Arnaldo "Arn" Rogano que dita o peso da música. Até aqui é difícil apontar a melhor música, mas Going For It!  se destaca como uma dentre as melhores. Em New Empire já sentimos a força instrumental que o Cavalar implica em seu som, seja pelas notas pesadas na bateria ou a cadência da guitarra ou ainda, pelo baixo sendo atacado com firmeza e somado a tudo isso temos a voz de Twitch mostrando uma diversidade incrível em suas cordas vocais com muita competência.

    Com um rápido, mas muito preciso solo na bateria de Arnaldo "Arn" Rogano é iniciada a sétima faixa deste disco do Cavalar, V-Red, que exibe um andamento envolvente na guitarra e um ótimo refrão vociferado por Twitch e sem dúvidas é um grande momento de As A Metal Of Fact. A seguinte, Blind Eye é mais outro excelente heavy metal do Cavalar com muita força na bateria, o excelente trabalho do guitarrista e muita melodia nos vocais.  Depois temos Devil´s Count, música que ouvimos uma bela base de vocais e guitarra nesta nona faixa deste disco onde observa-se ótimo trabalho dos vocais de Twitch, cujo destaque vai para o solo de guitarra de Tadeu Dias, trazendo ao ouvinte um maravilhoso clima apoteótico.

       Born Like Fire, a seguinte, é uma canção que apresenta um implacável solo de guitarra, daqueles que os fãs já irão amar logo de cara. Depois temos Watch Me From The Sky uma canção que novamente nos remete aos bons tempos de Ozzy Osbourne no Black Sabbath, mas exibe uma linha cadenciada nas guitarras muito interessante, tais como Tony Iommi aplica em algumas músicas da banda inglesa. Quero que preste atenção no solo de guitarra acompanhando por literalmente uma avalanche com ótimos repiques nos pratos na bateria de Arnaldo "Arn" Rogano. Depois é a vez de Can´t The World Be Wrong? exibir muito peso e variação rítmica nesta penúltima faixa do debut do Cavalar e clamo sua atenção caro leitor(a), o que eles conseguem de seus instrumentos é o mais puro heavy metal de primeira para agradar em cheio os ouvintes. E durante esta resenha eu citei o Black Sabbath, que com certeza é a maior influência do Cavalar, e para não deixar por menos, eles finalizaram o disco com uma ótima versão  do clássico Hole In The Sky que encerra As A Metal Of Fact com a devida chave de ouro.

    Ao terminar de ouvir este disco do Cavalar você terá a certeza que está diante de um grande trabalho de heavy metal, influenciado por Black Sabbath sim, mas não uma mera cópia da banda e sim um resgate da fantástica sonoridade de um dos maiores ícones do que aprendemos a chamar de heavy metal. Não tenha dúvidas e trate de adquirir As A Metal Of Fact o quanto antes e relembre-se dos  melhores anos do metal atualizados para o séc 21.

Site: www.cavalarrock.com

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenha