Cartoon - Unbeatable
10 Faixas - Independente - 2013

    A banda de Rock Progressivo Cartoon, com origens na capital mineira em 1995, lançou no final de 2013 o seu quarto cd intitulado Unbeatable, que sucede o álbum Estribo de 2008. Desta vez, os mineiros da cidade de Varginha/MG contaram com o importante apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte/MG para que pudessem realizar todos os processos para as dez composições do cd, que foram gravadas no Musika Studio no Rio de Janeiro/RJ, sob os cuidados de Tomás Alem, que também realizou a mixagem. A masterização é assinada por Luiz Tormaghi no Batmastersom, também na capital carioca.

    O line up responsável por Unbeatable é o seguinte: Khadhu Capanema no baixo, vocal, esraj ( instrumento de cordas hindu ), sitar, harmonica e violões ( de 6 e 12 cordas ), Bhydhu Capanema na bateria, tabla, voz e percussão, Khykho Garcia na guitarra, violoncelo, violões e vocais e Raphael Rocha no Hammond, violão, mellotron, piano, sintetizadores e vocais. O lançamento é no formato de digipack e traz uma foto de Vitor Maciel com os quatro integrantes na capa, simples e direto.

    Down On The Road Ahead abre o cd com uma pegada envolvente de Rock´n´Roll sulista ( Southern Rock ), que está muito bem vocalizada por Khadhu Capanema. Esta primeira música exibe ainda aqueles vigorosos solos mais 'bluesados', uma paradinha e um ritmo instrumental de guitarra, baixo e bateria, que te lembram instantaneamente de Lynyrd Skynyrd, ou seja, é uma sonzeira estradeira das boas. Em seguida recebemos um solo de bateria de Bhydhu Capanema junto ao uso daquele histórico e único teclado Hammond feito por Raphael Rocha para a viajante The Golden Chariot, que possui ainda um solo de baixo de Khadhu Capanema junto a vocais em coro, que dão um clima de 'mais largados' em uma linha progressiva, que te convida a fechar os olhos e soltar a mente. Esta música caminha para um crescente grandioso e seus versos finais te fazem querer sair cantando com o Cartoon.

    E falando em cantar, os vocais de Untin I Found You passam muito 'feeling' a cada um dos seus versos e o vocalista Khadhum Capanema nos expõe a outra sonzeira do cd, esta em uma linha mais de uma balada, porém, também recebe algumas significativas variações, que nos mostram aquelas melodias muito bem aplicadas no piano de Raphael Rocha, além de slides mais voltados para o Blues do guitarrista Khykho Garcia.

    Com um andamento que alterna partes mais Rock´n´Roll com outras mais calmas e emocionantes, She é uma prova que o Cartoon não esqueceu de sua veia progressiva, mas decidiu neste cd nos brindar com um disco mais Rock com músicas encantadoras como esta. E inteligentemente, eles ligaram a última nota desta música na primeira da seguinte, a instrumental Bridge To Nowhere, uma linda faixa instrumental, que exibe dedilhados calmos no violão e que seguem até a versátil e cativante Promises, canção dotada de um ritmo gostoso de se ouvir e que é vocalizado com muito carisma por Khadhu Capanema. Nesta sexta faixa de Unbeatable, o Cartoon fechou a trinca com belíssimas melodias, e a considero altamente recomendada você conhecer.  

   Continuando o cd temos Lazaru´s Fett, que prossegue em um clima tranquilo e psicodélico, onde percebe-se uma base instrumental de primeira, daquelas que se aprecia imediatamente, além também de vocais excelentes, ritmo envolvente e o uso do Hammond trazendo os Seventies de volta.

    Para No Comming Back!, o Cartoon produziu uma linha acústica com pequenas doses de viagens de teclados feitos por Raphael Rocha em uma letra que possui seus vocais em coro em alguns trechos e essa sinergia te faz também querer cantá-la. Sem que se perceba a próxima é Time Is Running, pois ela está devidamente conectada com a anterior e então com o uso da flauta do convidado Renato Savassi, que a toca de uma forma que resulta em uma melodia que lembra o Tuatha de Dannah muito bem vocalizada e de forma empolgante. Enfim, eles criaram um gostoso clima festivo em uma cativante harmonia de teclados de curtas viagens, mas dotadas de muita técnica, que provavelmente tiveram sua inspiração no Jethro Tull e não tem como não gostar desta música logo em sua primeira audição. Encerrando este excelente Unbeatable temos a psicodélica On The Judgement Day, que passa também muita energia em um andamento divertido com uma atuação competentíssima de cada um dos integrantes do Cartoon.

    Mesmo seguindo para o Rock ( neste disco ), o Cartoon sabe e aplicou com primor as partes progressivas neste Unbeatable e lançou um disco que é muito melhor do que se imagina, então meu caro leitor(a)... trate de conhecer e ter muito prazer em cada uma das audições. Fãs de nomes como o Nektar, temos aqui um representante brasileiro à altura.
Nota: 10,0.

Site: www.cartoon.mu,
http://www.youtube.com/bandacartoon
e http://www.facebook.com/music.cartoon.

Por Fernando R. R. Júnior
Setembro/2014

Voltar para Resenhas