Capadocia - Leader´s Speech
9 Faixas - Independente - 2015

    Os primeiros passos do Capadocia aconteceram em 2006, depois que o líder Baffo Neto retornou da Europa após residir lá por sete anos com o Retturn, que mesmo alcançando uma considerável expressão na década de 90 precisou encerrar suas atividades por questões de legalidade e problemas com a justiça internacional.

    Assim, em 2011 Baffo Neto ( guitarra e vocais ) reuniu os experientes músicos Marcio Garcia ( ex-Postwar ) na guitarra, Gustavo Tognetti ( ex-Skin Culture ) no baixo  e Palmer de Maria ( Choldra/ex-Retturn ) na bateria para que pudessem realizar um som inspirado nas influências de quem viveu a cena do ABC paulista ( precisamente em Santo André/SP ) na década de 90.

    O primeiro cd do quarteto recebeu o título de Leader´s Speech com gravações e mixagem realizadas por Baffo Neto, já a masterização é assinada pelo mestre Heros Trench do Korzus no aclamado Mr. Som Studios em São Paulo/SP. A qualidade também é observada na capa e encartes do cd, que ficaram à cargo do renomado J. Duarte da J. Duarte Desing, que por serem embalados em um digipack de luxo conferiram ainda mais categoria ao lançamento.

    Com riffs de guitarras que aparecem se tornando mais altos, Stand Still abre Leader´s Speech exibindo um cuidadoso e agressivo Thrash Metal com pitadas de Crossover em um ritmo cadenciado bem apocalíptico, que destaca o trabalho do baterista Palmer de Maria e os vocais de Baffo Neto, que exprimem toda a fúria de seus versos. Depois, com um andamento instrumental deveras intenso, feroz e de vocais raivosos, Everybody Hates Everybody prossegue o cd com muita técnica em sua acelerada parte instrumental, que faz um convite através de suas fortes dosagens de distorção nas guitarras para agitar freneticamente a cada nota tocada pelo Capadocia. Em Snake Sklin, o quarteto nos mostra um caprichoso trabalho de percussão, que guia os caminhos do que ouviremos a seguir e aí temos uma canção que é mais cadenciada e lotada dos vocais agressivos de Baffo Neto, que no refrão ficam um pouco mais calmos e penetram na nossa cabeça.

    Para Stay Awake, o Capadocia exibe uma canção de estilo cadenciado em seu ritmo, que deixa claro em suas caóticas e coléricas linhas de vocais toda a indignação de Baffo Neto, e isso, aliados aos encorpados riffs de guitarras, que desta maneira conquistam o ouvinte, que sente a forma que eles estão fundidos à música.

    Com as guitarras de Baffo Neto e Márcio Garcia realizando evoluções bastante interessantes em todos seus minutos, a furiosa Ferida - com letras em português - desfere uma avalanche de pancadas 'sem dó e nem piedade', somando-se à isso, podemos ouvir com clareza a esmagadora atuação do baterista Palmer de Maria, enfim, é notória a competência que os músicos conduzem esta quinta canção de Leader´s Speech.

    A breve Lords Of Chaos traz o Capadocia retomando um som intenso e agressivo com vocais devidamente raivosos a cada verso, que estão aliados a evoluções instrumentais de grandes atributos que solicitam ao fã para sair bangueando no mesmo vigor da canção. E a envolvente parte instrumental percebida na anterior continua massacrando ainda mais em Sounds Of An Empty Gun, cujos vocais passam bastante raiva a cada verso berrado por Baffo Neto. Fãs do Pantera... se atentem para esta música e para o que o Capadocia criou em cada trecho, pois, a vontade que se sente é de 'martelar o pescoço' imediatamente e entrar na roda... isso ao vivo será um verdadeiro 'estrago'.

    Sem perder o grau de sua força, Leaders In The Fog marca a penúltima do cd com as corretas dosagens de fúria e caos sendo misturadas com habilidade pelo Capadocia, que não economizou nos solos de guitarras, nos berros e muito menos na atuação vibrante do baterista Palmer de Maria. Quem sente falta do Sepultura antigo terá muita satisfação ao ouvir esta faixa.

    Para finalizar Leader´s Speech temos a marcante Survival Instinct, que segue por um andamento matador e incansável em suas linhas instrumentais, e isso, além dos vocais, que deixam claro porque esta música não poder ficar de fora dos shows da banda.

    Após ouvir algumas vezes este aniquilador Leaders´s Speech estou ainda pensando sobre qual é o segredo do Capadocia ao criar um álbum com tamanha qualidade, fico me indagando se o motivo reside na destreza de seus músicos, na junção das pessoas certas para a banda e para as gravações, nos tempos violentos que vivemos e em como foram tão bem retratados nas nove faixas, enfim, sei com certeza que estamos diante de um álbum que nos cativa facilmente em sua primeira audição. Não foi por acaso que eles foram uma das atrações de abertura do Metal All Stars em 2014 ( confira matéria ) e estiveram ao lado do Cavalera Conspiracy em sua última tour no Brasil.
Nota: 10,0.

Sites: http://capadocia.mus.br/site/ e https://www.facebook.com/Capadociaband/.

Por Fernando R. R. Júnior
Setembro/2015

Voltar para Resenhas