Canábicos - Intenso
 8 Faixas - Monstro Discos - 2017

    Que Minas Gerais é um grande celeiro do Rock e Heavy Metal no Brasil acredito que todos nós já sabemos e uma região em especial, que tem produzido ótimos frutos é o triângulo mineiro, vide que lá temos o Krown e o Uganga. A banda desta resenha chama-se Canábicos e teve sua origem em Araguari em 2013 e este novo Intenso é o quarto registro do quarteto formado por Clandestino nos vocais, Murcego González na guitarra ( também integrante do Uganga ), MM no baixo e Mestre Mustafá na bateria. Os álbuns anteriores La Bomba ( 2013 ), Reféns da Pátria ( 2014 ) e Alienígenas ( 2015 ), além de conferirem uma maior aceitação e conhecimento no país serviram para levar a banda para o Festival Fun Music em 2015.

    Para o álbum Intenso, que é o assunto desta resenha, o Canábicos registrou oito composições no Estúdio Rock Lab em Goiânia/GO aos cuidados de Gustavo Vazquez ( que já trabalhou com o Uganga, Black Drawing Chalks e Hellbender ) sendo que ele cuidou da mixagem e da masterização do cd, que está embalado em 'digipack', possui suas letras cantadas em português e exala influências de grandes nomes do Rock como The Beatles, Black Sabbath, The Rolling Stones, Led Zeppelin e muito mias, vamos aos seus detalhes.

    O Rock'n'Roll pesado e cheio de adrenalina de Planeta Estranho começa o cd esbanjando energia com sua letra sarcástica e com riffs de guitarra frenéticos, que estão aliados a toques robustos no baixo e na bateria, enfim, uma baita sonzeira. Devidamente pulsante, Fora da Lei prossegue o álbum em um andamento repleto de eletricidade, que percebe-se muito por conta dos solos de guitarra de Murcego González e vale adicionar como o Canábicos mantém a vibração em alta o tempo todo e nós faz querer cantar sua letra com eles.

    A curta faixa título Intenso entra alternando trechos mais intimistas com uma grande voltagem e te conquista imediatamente, seja com sua letra ou com seu ritmo, que são exibidos através de versos reais. Para Não Faz Sentido, o Canábicos apresenta uma música mais viajante, vocalizada com competência, que é orientada pelo grau de seus solos de guitarra, que estão sempre acompanhados de perto pela força vinda do baixo e da bateria, que lembram aquela linhagem mais próxima das Jams musicais dos anos 70.

    Em Lei do Cão, o quarteto mais uma vez segue por um andamento instrumental contagiante com vocais em coro refletindo influências do Led Zeppelin ( especialmente nos solos de guitarra ) e muita harmonia, além de contar também com um momento para se fechar os olhos e viajar até o peso retornar e trazer toda a capacidade do guitarrista Murcego González. Ahhh.... sua letra é bastante verdadeira e atual... repare.

    Viagem Espacial marca a sexta do cd Intenso e encontramos um Rock'n'Roll vibrante, que é vocalizado com muito carisma por Clandestino e sua melodia nos remete aos grandes nomes do Rock Brasileiro, tais como o Made In Brazil, tanto que logo em sua primeira audição você já gostará dela. Confirme se atentando em sua parte instrumental e seu ótimo refrão. Depois em Rotina, o Canábicos exibe um 'Rockão' de estilo inflamável, que percorre uma saborosa linha viajante destacando o baixista MM e o baterista Mestre Mustafá através de evoluções que fizeram ( e fazem ) a diferença no Rock desde os anos 70. Aliás, como era um ótimo padrão nestes tempos, o ritmo inicial é colocado no final para que apreciemos ainda mais esta música.

    A última deste curto - porém, excelente - Intenso é a Eu Não Sei o Que Vai Ser de Mim, que aparece esbanjando energia em um andamento envolvente e que não para um instante sequer incendiando cada vez mais, onde apesar da grandiosidade dos solos de guitarra é difícil apontar um destaque individual pela tamanha sonzeira que está cravada aqui. Detalhe... as modificações e as evoluções aplicadas por eles não só aumentam o grau da música como provocam a vontade de ouvir o cd inteiro novamente.

    Sei que já disse isso por aqui no Rock On Stage ao longo dos anos, mas, quando ouvimos nomes como o Canábicos, o Baranga, o King Bird, o Tomada, o Makinária Rock e tantos outros, que resgatam a magia e o poder do Rock/Heavy Metal setentista, seja ele com a pegada brasileira ou internacional, quando temos nas mãos um álbum, cujo título Intenso define o que ele é... fica a certeza da satisfação e que a chama seguirá acesa por muitos e muitos anos, pois, com bandas assim, ela é desperta e renascida todos os dias.
Nota: 10,0.

Sites: http://www.Canábicos.com.br/, http://www.facebook.com/osCanábicos
e https://www.instagram.com/Canábicos/.

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2017

Voltar para Resenhas