Burning Brains The Band
13 Faixas - 2011- Independente

    Em um país com dimensões continentais como o Brasil temos a sorte de possuir ótimas bandas de todos os lados, o que aumenta em muito a disputa pelos espaços e consequentemente diminuem as possibilidades de destaques maiores à muita gente boa. Mas quando se tem qualidade, seja do Sul do país ou do Norte, essas bandas aparecem mais cedo ou mais tarde, e esse é o caso do  Burning Brains The Band, banda da cidade de Belém/PA, atualmente composta por Jr Thunder ( pseudônimo de Antônio Augusto César Júnior ) nos vocais, Nelson Torres na guitarra, Ricardo Ramos no baixo e Michel Lima na bateria.

    Mesmo não sendo de centro tradicional, com toda certeza eles batalharam arduamente e nos trouxeram este  seu primeiro full-lenght com 13 faixas calcadas no Hard Rock/Heavy Metal Tradicional que foram gravadas no estúdio caseiro do guitarrista Nelson Torres, que ficou responsável por todo o trabalho de produção acontecido no ano de 2010. E os paraenses distribuiem suas músicas em formatos digitais como Itunes, MSN Music, Samsung Store e operadoras de telefonia celular.

    A primeira música do cd é Amazon´s On Fire com repiques na bateria, que contam ainda com uma boa atuação do baixista Ricardo Ramos e uma rifflerama de guitarra muito bem feita por Nelson Torres para os vocais de Jr Thunder cantarem uma letra que mostra a realidade do que acontece nas floresta Amazônica em um puro Heavy setentista que influenciado por Judas Priest. Wolrd Of Love é uma balada amparada por solos de guitarras que mostram um estilo mais voltado para o Blues que são muito bem vocalizados por Jr Thunder, e sente-se claramente o feeling que o cantor aplicou na música. A terceira é Burning Brains The Band, que além de intitular a banda, é um Heavão setentista inspirado na fórmula do Motörhead, que cai como uma luva para motociclistas, pois possui um andamento para ser curtido na estrada, pois apresenta: riffs pesados, bateria com os pratos tocados intensamente e vocais roucos, tais como Lemmy, aliás o vocalista lembra bastante o veterano músico inglês.

    Na versão elétrica de My Life´s Sun, o  Burning Brains The Band nos mostra uma balada bem suave que é muito bonita e recebe ótimos solos de guitarra, que a deixam ainda melhor em uma performance competente do guitarrista Nelson Torres. Envy possui um inicio puramente Rock´N´Roll, só que com solos pesados, envolventes ( mais uma vez influenciado pelo Motörhead ) e que te provocam a vontade de sair 'rodando por aí' novamente, que seguem por ótimas evoluções de guitarra em vocais graves e roucos, enfim é uma sonzeira. A instrumental Faith começa com dedilhados que são rapidamente suplantados pelos longos e bons riffs guitarrista Nelson Torres em um andamento mais melancólico. Violence é mais acelerada e novamente com uma ótima atuação do guitarrista Nelson Torres, que juntamente com uma base muito sólida vinda da cozinha de Ricardo Ramos e Michel Lima ( baixo e bateria, respectivamente ) deixam o espaço liberado para Jr Thunder soltar seus vocais graves e roucos. E o Burning Brains The Band aplicou um ritmo que faz o ouvinte apreciar a música facilmente.

    Como o título da oitava música já indica, Rock´N´Roll Dreams é um Rockão onde o baterista Michel Lima realiza um ótimo trabalho que junto ao vocalista Jr Thunder a leva para um clima mais despojado, mas o destaque vai para os solos vigorosos e eletrificados solos do guitarrista Nelson Torres. Em Illusion World os paraenses nos mostram outro grande momento deste disco demo, pois os riffs iniciais já conquistam o ouvinte que somados ao andamento vocalizado com garra por Jr Thunder e apoiado pelo baixo e bateria culminam em um Heavy Metal de primeira. Tell Me começa com os riffs de guitarra que vão crescendo cada vez mais e com vocais roucos que trazem aquela linha mais suja, marca registrada do Motörhead, que certamente serviram de inspiração para o Burning Brains The Band compor esta fervorosa canção.

    A versão acústica da balada My Life´s Sun é ainda mais emocionante que a elétrica e serve para cravar tanto a versatilidade do vocalista quanto dos demais membros da banda para realizar boas composições. A versão do clip de Burning Brains The Band é a seguinte e repete aquela energia da versão originalmente de estúdio. Fechando este ótimo cd temos a versão ao vivo de Envy que mostra que a qualidade do Burning Brains The Band ao vivo é ainda melhor nos palcos e consegue empolgar bastante os fãs pela vibração que é sentida.

    Muitas vezes acabamos dando ênfase apenas à bandas que são de fora do ou que pertencem aos grandes centros do Sul, mas temos que olhar para nosso país como um todo, pois temos qualidade por todos os "quatro cantos" do Brasil. Faço votos que o Burning Brains The Band consiga uma gravadora para assim obter uma notoriedade maior na divulgação do cd ou mesmo um empresário, pois capacidade para isso está mais que provado que eles possuem ao ouvir este trabalho. Em suma, eles realizam uma sonzeira que deve ser conferida pelos apreciadores do bom e velho Heavy Metal.
Nota: 9,0.

Site: http://www.myspace.com/535416394 e http://www.reverbnation.com/burningbrainstheband

Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2011

Voltar para Resenhas