Bruto - Mundo Destruído
11 Faixas - Independente - 2012

    O Bruto surgiu Gama/DF no ano de 2004 fazendo um Rock nervoso com letras cantadas em português com críticas às questões sociais, políticas e a religião. O primeiro trabalho gravado por Kbça ( vocal ), Sávio ( bateria ), Rodrigo Silva e Leo ( guitarras ), Henrique ( baixo ) foi uma demo tape com o sugestivo título de Fita Demo em 2006.

    Desta época para cá eles participaram dos principais festivais da região de Brasília, tais como Tattoo Rock Fest 2011 e o Bananada ( ambos em Goiás ), Porão Do Rock 2006/2011 no Distrito Federal, ForCaos 2007/2010 em Fortaleza no Ceará, entre outros, tocando ao lado de nomes como Torture Squad, Krisiun, Matanza, Ratos de Porão, etc.

    Isso garantiu uma maturidade maior a banda,que em 2011 gravou o cd Mundo Destruído, que teve sua produção feita pelos membros da banda e gravação, mixagem e masterização realizada no Orbis Estudio. A capa tripla como os antigos álbuns de vinil é de Diego Moscardini com um trator passando por cima de tudo que é um desenho muito bem feito.

    A faixa Intro inicia o cd com o som de sirenes, bombas, tiros, vozes vindas de rádios, enfim, com um grande caos e tudo isso em meio a batimentos cardíacos. Assim somos levados para a faixa título do cd, Mundo Destruído, que é vociferada com muita agressividade por Kbça, que nem parece que está cantando em português e a parte instrumental é forte como um bom Thrash Metal deve ser. Depois de uma crítica aos que destroem o planeta, o Bruto realiza um começo mais cadenciado para Igrejas, que torna-se um rápido Thrash e violento que reclama de muitas religiões que só pensam em dinheiro.

    Com as guitarras de Rodrigo Silva e Leo fazendo outra ótima evolução, temos Paraíso Quitado, a quarta de Mundo Destruído, que mantém as alfinetadas da anterior junto a sua fúria, que quase lembra de nomes como o Andralls. Com o interessante título de Vai Se Fuder, a música seguinte é uma sessão de porradas rápidas na bateria com guitarras aceleradas e vocais praticamente guturais que são impetuosamente raivosos. Quem ouviu Paga Pau do Claustrofobia vai se identificar com fúria que o Bruto passa e querer gritar junto.

    Com uma linha um tanto cadenciada e com as guitarras de Rodrigo Silva e Leo em um ritmo Heavy Metal temos Obscuro, que Kbça não deixa por menos e canta sua letra com uma imensa ira. A violenta Porrada entra com o poderio das guitarras em alta e com os vocais soltando farpas por todos os lados. Com uma ótima combinação de baixo, guitarras e bateria, que se aceleram e diminuem o ritmo na medida certa, chegamos a Ilustração, a oitava agressiva música deste cd.

     Cidade Adormecida inicia com um set instrumental caótico e bem feito, pois ouve-se tudo com clareza e o clima que é feito pelos demais deixa o vocalista do Bruto pronto para soltar seus versos em um violento Death Metal. PQP, Que Porra É Essa é a fortíssima penúltima canção do cd Mundo Destruído e seu andamento é perfeito para as rodas de empolgação, aliás, seu titulo dá a maior vontade de falar em várias situações que vivemos no nosso dia-a-dia, aliás, creio que esta seja a mais crua de todas as faixas do disco. Encerrando o cd temos Brutality, que foi inclusa como bônus e é mais voltada para um Death Metal deveras violento. Quem gosta vai bater a cabeça na hora.

    Há ainda um clip para a faixa título Mundo Destruído, que passa com imagens a destruição que a letra acusa e a sua direção é de Thiago Maroca e Ana Carolina Sodré. O álbum é indicado aos fãs de nomes como Andralls e Claustrofobia. Não fique no caminho, pois assim como o trator da capa de Mundo Destruído, o Bruto vem passando por cima de tudo e sem dó em um Thrash/Death Metal mais cru e visceral, ou seja um som bastante bruto.
Nota: 8,5.
 
Site: www.myspace.com/brutodf.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2013

Voltar para Resenhas