Brutallian - Blow On The Eye
 9 Faixas - Voice Music - 2015

    A origem do Brutallian aconteceu em 2002 em São Luís/MA com os ex-integrantes do Ácido e do Skylord mesclando suas influências de Thrash Metal com Heavy Metal e a persistência dos músicos levou à se apresentarem ao lado de grandes nomes nacionais e internacionais até 2010, quando pararam por alguns anos por conta da saída de seu baterista. Em 2013 retomaram suas atividades, porém, sofrendo com o baterista titular da banda, até que finalmente em 2015, Fábio Matta no baixo, Rayan Oliveira na bateria, Pablo Barros nos vocais e Rhodes Johnson na guitarra prosseguem com destreza com o Brutallian.

     O debut cd da banda - que recebeu o título de Blow On The Eye - foi produzido por Felipe Hyily e Cid Campelo, além dos membros do Brutallian. Seus processos de gravação e mixagem aconteceram no Base 17 aos cuidados de Felipe Hiyly e Cid Campelo. E o baixista Fábio Matta foi o responsável pelo logotipo, capa e encartes de Blow On The Eye. Antes de começar a falar das músicas é importante mencionar que no disco, o baixo foi tocado por Carlos Jacer e a bateria ficou por conta de Daniel Mamede com participações de Hugão Away e Felipe Hyily nas guitarras e de Henrique Sugmyama e Hugão Away nos backing vocals.

    Após um começo no piano - que passa uma certa melancolia - ouvirmos alguns socos e pontapés durante a instrumental A Prelude To Aggression para então som literalmente ferver no Heavy Metal contido na faixa título do cd, a Blow On The Eye dotada de com eletrizantes solos de guitarras, que te remetem a influências de Judas Priest na fase de Tim "Ripper" Owens, seja nas partes mais rápidas ou nas mais cadenciadas, que demonstram a habilidade do quarteto e não posso esquecer de mencionar o seu refrão, que praticamente te intima a cantar com Pablo Barros. Começando com riffs alucinantes de guitarra e com um grito forte do vocalista, Black Karma continua o cd com em um Heavy ganchudo, onde novamente é despertada a intenção de cantar seu refrão com o Brutallian, sendo que pouco depois temos outra dose caprichada de solos de guitarra na cortesia de Rhodes Johnson.

    Ao som de respirações, que trazem os contagiantes solos de guitarra somados à uma pegada forte de baixo e bateria, somos expostos a sonzeira presente em Primal Sigh, outra que é altamente inflamável neste Blow On The Eye, cujo impactante andamento e vocais de timbres fortes são ideais para se 'banguear', aliás que sequencia de solos de guitarra que eles cravaram aqui, tanto que fãs do Judas Priest recomendo prestar bastante atenção.

    Apresentando dedilhados no violão e o vocalista Pablo Mendes cantando numa linha épica, Psycho Excuse faz a introdução para a acelerada e excelente You Can´t Deny Hate, que exibe um ritmo deveras envolvente na junção de baixo, bateria e guitarra, que quando solada é eletricidade pura e coroando isso tudo temos uma atuação primorosa nos vocais. Em Hell Is Coming With Me, o Brutallian nos mostra um vigoroso Heavy Tradicional dotado de ótimas evoluções na bateria de Carlos Jacer e também um refrão, que deve-se cantar junto com o vocalista seus versos, além é claro, dos sempre eficientes solos de guitarra de Rhodes Johnson, que entram na medida que a melodia da música os pede.    

    No "Heavão" I, The Scoundrel, o Brutallian realiza uma excelente introdução, que te conclama a socar o ar assim quando Pablo Barros vocifera seus versos à plena força de seus pulmões e incendeia à alma dos fãs do estilo, confirme reparando nos solos de guitarra centrados no melhor que nomes como Iron Maiden nos ensinaram e deixaram gravados em seus grandes discos. No encerramento temos Pain Masterpiece, que já entra com um andamento lotado de ótimas evoluções até que os agressivos vocais de Pablo Barros conduzam a potência deste último Heavy Metal de Blow On The Eye para fã nenhum colocar defeito.

    Para os apreciadores de um Heavy Metal direto, dotado de incansáveis solos de guitarra o tempo todo, vocais oriundos da escola de Tim "Ripper" Owens no Judas Priest, bateria e baixo tocados com precisão, saibam que Blow On The Eye é um trabalho essencial na sua coleção. E como já se tornou quase uma retórica aqui, pois, sempre digo isso, o Brasil mais uma vez nos surpreende com a categoria de suas bandas, como é o caso do Brutallian e neste caso, uma trupe de São Luís/MA, que você não deve deixar de conferir o quanto antes.
Nota: 9,5.

Sites: http://www.facebook.com/brutallian, http://www.reverbnation.com/brutallian, http://www.soundcloud.com/brutallian, https://www.youtube.com/channel/UCg36p4JbvX7OT2rHZDggvtA?spfreload=10

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2016

Voltar para Resenhas